kkkkk cara dei um Google aqui. Pelo que entendi há sim na R8 o obturador mecânico, mas ele é aquele de primeira cortina apenas. Pelo que eu sei o obturador eletrônico primeira cortina é basicamente um obturador com a primeira cortina mecânica e a segunda eletrônica. E há também o obturador 100% eletrônico.
Citando como concorrentes a Sony A7C possui o mesmo sistema de obturador. Nessas condições o número de FPS do obturador mecânico/eletrônico de primeira cortida tem uma queda. Por isso ele faz 6 FPS (que é um número mais que suficiente pra maioria das aplicações). E há o obturador eletrônico que faz 20 Fotos por segundo no modo H e 40 fotos por segundo no modo H+ .
A R50 também segue o mesmo sistema. Só não sei dizer se a capada R100 é assim. Mas realmente todas as câmeras da linha R tem o obturador mecânico ou totalmente mecânico ou eletrônico/mecânico apenas com a primeira cortida (híbrido).
por que o marketing sempre promoveu “Mirrorless” e agora não promove o “Curtainless” sendo que o problema de quebra era sempre nas cortinas das DSLRs e não no espelho das DSLRs
me lembro de várias discussões aqui no fórum e em outros lugares a uns 10 anos atrás… do pessoal falando… eu migrei pra Mirrorless pq não quebra… Mirrorless é muito melhor pq tem menos partes mecânicas…
no final se a câmera não é “Curtainless” quebrava aleatoriamente do mesmo jeito que uma DSLR…
mas não vejo o marketing dizer agora compre uma “Curtainless” pois o shutter é 100% eletrônico e agora sim não tem partes mecânicas para quebrar.
Deixa eu contar uma situação pra vcs.
Sábado agora fotografei uma coreografia em que o bailarino dava um mortal pra trás com uma parada de mão (street dance).
Aquele escurinho gostoso (SQN) como de costume do street.
A R8 errou o foco no primeiro clique :doh:… E corrigiu a partir do segundo… :eek: Foi uma sequência de 5-6 fotos.
Isso é outro nível, gente. Ela corrigiu o foco no meio dos cliques, sem eu tirar o dedo do obturador :worship:
Fosse qualquer DSLR do mundo e a sequencia ia pro lixo.
Valeu, amigo! Ela tá lascadinha na minha mão… Tenho planos benignos pra ela :hysterical:
Graças ao universo devo fazer uns 30k-40k até o final do mês com ela. Daí conto pra vcs se além de poderosa ela também é resistente.
EU AQUI ME ACABANDO COM A 5DMK 2 para mandar uma pessoa descer uma escada rápido, com o AF SERVO, obturador rápido e me contorcendo com o zoom e a minha posição para focar na cara!!!
NUNCA operei uma Mirrorless. Então quer dizer que ela reconhece rosto da pessoa e fica focando continuamente com precisão? Como nos celulares?
Diel… É outro mundo.
Eu falo em relação à R8, ok? Não sei como são os outros AF das outras ML.
A minha comparação com a 5DMKIV e a 5DMKIII fica muito evidente na filmagem, por exemplo. Onde a 5DMKIV também busca rosto e olho pra fazer o AF.
Eu não faço filmagem profissionalmente. Mas minha esposa dá aulas de dança online e grava também.
A R8 é inacreditável no AF, mano.
Eu percebi que nesse ela tem a seguinte lógica de busca - OLHO - ROSTO - CABEÇA - CORPO.
Isso faz com que ela não perca o foco quando o bailarine gira, por exemplo. Coisa COMUM até pra 5DMKIV.
E nas fotos tem 2 grandes melhoras em relação à DSLR: o fato do pré-foco ser feito pela própria câmera (aquilo que vc falou ali), e a área de foco ser em TODO o quadro. Isso mesmo… A linha 5D tem os PF meio centralizados, né? Acho que os mais externos são próximos ao terço do quadro, por ali.
A R8 não… Se tu quiser tacar o foco em qualquer extremo do quadro, ela faz. Isso dá uma liberdade absurda, pq a composição pode ficar já quase pronta no meu clique (isso que meu job quase me dá as vezes menos de segundo pra pensar nisso).
Pra não dizer que tudo são flores… Ela eventualmente gruda o AF no rosto de alguém que não queremos, por exemplo. Nada demais. E ela só tem 1 slot de cartão. Mas só pra ter pontos negativos. :hysterical:
A RP e também a R já são um salto gigantesco em relação a qualquer DSLR.
Foto de entrada de noiva, lá na PQP, quadradinho azul no zóio da mulher e vrau, não perde.
A R8 aprimora isso demais. Incrivel.
Depois de usar e abusar da coitadinha da R8 venho aqui pra passar meu relato sobre a impressão da moça em campo.
Nada a reclamar.
Rapidamente ela assumiu o posto de primeira câmera, deixando a 5DIV com o segundo lugar.
A bateria faz entre 4000-5000 cliques antes de morrer. Nunca aconteceu de esquentar a ponto de ter que dar sossego a ela - já fiz evento de 5h de cliques contínuos em ritmo frenético com ela… coisa de 10.000 fotos em cRAW.
Falando nisso cRAW é vida! Seja muito bem vindo.
Enfim galera… o único aspecto negativo da bichinha é ter só 1 slot de cartão.
Mas daí eu que lute pra ter uma R6II.
Eu tenho uma RP e uma R6 MKII e posso afirmar que você vai pirar na R6. A quantidade de configurações, personalização, opção de obturador eletrônico ou mecânico, dois slots (pode usar como quiser cada slot), etc, etc. Tem um nível de ruído em ISO alto extremamente bem aceitável, que para meu uso é fundamental tbm
O sistema de foco é outro show…
Sensações táteis e sonoras… É acostumar ou desacostumar… Aprendi a fotografar em TLR… Depois passei pra SLR. Recentemente, restaurei duas TLR pra brincar… O que mais estranhei??? FALTA DE BARULHO… Como o espelho nas TLR é fixo e o obturador é central embutido na objetiva, o ruído é muito menor que uma SLR. Conforme os ruídos ambientes, às vezes é até difícil ouvir o ruído do obturador… Ser humano acostuma com tudo…
Sim… Eu aproveito essa diferença de outra forma… A 5DIV chega a dar um tranco na mão quando o obturador bate … Mas isso é negativo pra mim. Principalmente em espetáculos mais intimistas ou com trilha baixa, com silêncios. Inibe o clique saber que vai dar aquele baita estalo no silêncio, sabe?
Aprendi rapidamente a usar o eletronic shooter na R8. Além do que, quando acionado o modo disparo rápido com o ES ela faz impressionantes 40 FPS em RAW. Chega a ser demais pra mim. Mas imagina pra um reporte fotográfico ou de esportes… Isso é realmente incrível.
As vezes acho 20 fps no obturador eletronico muito. Gostaria de ter 15fps.
A R5 mark II já melhorou nesse aspecto:
When using the electronic shutter mode, users can configure the continuous shooting speed to their needs, with intermediate shooting speeds available. Settings are:
H+ mode: 30, 20 fps
H mode: 20, 15, 10 fps
L mode: 15, 10, 7.5, 5, 3, 2 fps
Poderiam atualizar o FW dos modelos mais antigos para permitir essa opção.
Se tem uma coisa que eu nunca consegui entender bem sobre cameras digitais, pelo menos lá no começo, era a necessidade de obturador mecânico… Sempre achei mais lógico o obturador eletrônico… Sei porém, que posso estar falando uma bobagem extrema…
No começo, o sensor era CCD, que tem leitura super rápida, mas é mais caro e tem outros problemas. Mas com esses, não precisava de obturador mecânico.
Daí vieram os CMOS, que são mais baratos, mas cuja leitura é bem mais lenta. Veja que a leitura é feita linha a linha, então um ventilador girando, por exemplo, vai capturar a hélice em uma posição no começo da captura e em outra posição no final da captura. Pra resolver esse problema, coloca-se um obturador mecânico, que faz a exposição rápida, embora a captura pelo sensor propriamente dito seja bem mais lenta.
Aí agora estão vindo com esses CMOS super rápidos, e parece que não vamos precisar de obturador pra fotografar. Mas vamos continuar usando pra proteger o sensor de poeira.