Dando meu bracinho a torcer... As ML vão dominar o mundo!

A Nikon Z9/Z8 não tem obturador mecânico. E para proteger o sensor de poeira colocoram uma cortina que visualmente é similar a um obturador mecânico.

velocidade de leitua do sensor para obturador eletronico:

• Z50 — 24.6ms (1/41)
  • Z5 — 100ms (1/10)
  • Z6, Z6II — 50.8ms (1/20)
  • Z6III — 14.4ms (1/69)
  • Z7 — 66.7ms (1/15)
  • Z7II — 65.6ms (1/15)
  • Z8 — 3.7ms (1/270)
  • Z9 — 3.7ms (1/270)
  • Zf — 50.5ms (1/18)
    fonte:
    Sensor Read-Out Speeds | Thom Hogan

Aqui tem um gráfico que já vi em vários videos no YouTube:

fonte:

Autor diz que achou esse gráfico no site www.lenstip.com e modificou para facilitar a leitura. Eu não consegu encontrar o original no LensTip.

2 curtidas

Algo entre 7,5 e 10 é o ideal para mim (fotografia de esportes)

7,5 a 10 ? fps?

Pra que fazer isso se eles tem a R5 ll? :sweat_smile:

hahahahahahah
verdade.

Um equívoco comum dos YouTubers, sem experiência profissional real, é achar que profissionais de esportes vivem metralhando os eventos, para escolher o que prestou ou não depois.
A realidade que desconhecem é que a gente tem uma janela de tempo muito pequena para entregar as fotos.
Atletas de corrida, por exemplo, não compram mais as fotos 8 horas depois do evento.
Você tem que entregar em no máximo 3 ou 4 horas.
O excesso de imagens, para selecionar e editar, se torna um empecilho para você cumprir a agenda, É simples assim.
O adequado, é aprender o ritmo dos atletas para levar o mínimo de fotos possível p/casa.
No fotojornalismo acontece a mesma coisa.
Agora, se você vai ter tempo para editar e o atleta não vai comprar do seu concorrente e até já pagou adiantado… Aí os 30fps são bastante bem-vindos. Mas isso é muito raro.

2 curtidas

Não entendi uma coisa. Então a Z8 e Z9 só usam o tal global shutter em velocidades abaixo de 1/270? Mas se não têm obturador mecânico, como fazem acima de 1/270?

No gráfico, não entendi o Mechanical. Esse não vai até 1/10000, nas câmeras atuais, ou mais usando o modo híbrido? Abertura de 3 ms é “só” 1/333.

Nikon Z8 e Z9 não usam global shutter, apenas eletronico. A Sony A9III é a camera fotográfica que tem global shutter, restringindo aqui no mercado de câmeras full-frame.

Visto que a RED, por exemplo tem sensor global shutter mas são câmeras de vídeo e o tamanho do sensor é diferente.

Eu não sei dizer exatamente como funciona a parte eletrônica na questào da leitura do sensor CMOS, apenas tenho um entendimento básico que é isso aqui: https://www.dpreview.com/articles/5816661591/electronic-shutter-rolling-shutter-and-flash-what-you-need-to-know

Mais um link: Electronic vs. Mechanical Shutter - Detailed Explanation

Aqui tem algo mais avançado:How fast is the Sony a9 electronic shutter? - the last word