E agora Fuji? O que temos para o futuro?

O Thomas Heaton, apesar de morrer de amores pela Fuji agora, achou o AF em vídeo da XT4 inferior a cansada M50.

:ponder: interessante… TS p/ Fuji X seria algo bem interessante. :ponder:

Ah, uma coisa muito importante que eu gostaria de ver: abertura do protocolo de comunicação com o PC. Já vimos abertura de protocolo de comunicação com as lentes, agora falta com o PC. Com isso, veríamos aplicativos melhores que os plugins da Fuji pra software de edição. No meu caso, seria uma mão na roda pra astro fotografia.

A Canon fez um excelente trabalho, e todas as câmeras funcionam com o mesmo driver, e é tudo bem documentado. Creio que por isso que na maioria das repartições públicas onde se tem que tirar uma foto da pessoa, usa-se Canon.

A Nikon fez um trabalho mais ou menos, e cada câmera precisa de um driver diferente (mas pelo menos eles existem), e os drivers de câmeras antigas são removidos do repositório deles. Os drivers, como são muitos, não são muito bem documentados.

Pelo visto não teremos mais nenhum lançamento de câmeras da linha X esse ano. Pessoalmente concordo com o artigo: X-T4 e X-S10 e talvez a E4 são suficientes para a Fuji em 2021. X-H2 só em 2022.

Com relação a lentes, pelo visto teremos mais uma prime em 2021 e depois novidade apenas em 2022.

De qualquer maneira dedos cruzados p/ a X-H2 e 150-600mm em 2022. :assobi:

Hoje, a linha Fuji X tem os seguintes modelos:

X100V
X-E4
X-Pro 3
X-T3 (sim, ainda é produzida e continua tendo boa aceitação)
X-T30
X-T4
X-S10 (na prática, uma “mini” X-T4)

Esqueci algum modelo? :ponder:

Todas as câmeras acima utilizam o sensor X-Trans IV (26MP)

A X-H2 iniciará a geração “X-Trans V” (com 32 ou 43MP). Ainda em 2022 (ou 2023) virão a X-T5; X-Pro4; X-S20 (ou X-T40) etc. repetindo o ciclo de produtos.

E, sim, para mim faz todo o sentido a X-H2 ser lançada juntamente com uma XF 150-600mm :snack:

:worship:

:assobi: :hysterical:

Espero que a próxima gen comece a trazer IA!
É algo que a Fuji comentou no passado que queria começar a explorar

IA e pixel shift

Novo sensor e um novo processador.

:ponder:

coisas da internet…

Maybe it’s my bad English, maybe it’s the hurry with which some readers read the articles, maybe it’s a bit of both, but somehow over the last few days the idea spread over the web, that FujiRumors claimed that the Fujifilm X-E4 would be the last camera to feature an X-Trans sensor.

Well, that’s not really what I said (or wanted to say).

What I said is that the Fujifilm X-E4 will be the last X-Trans IV camera and that Fujifilm’s next camera, the Fujifilm X-H2, will have a new sensor. No more and no less than that.

:assobi:

Minha primeira Fuji foi uma X-A1, que não tinha X-Trans. Apesar disso, o sensor era bastante elogiado, especialmente em alto ISO.

Até onde sei, o X-Trans serve pra abolir o uso de filtro Antialias (anti-sobreposição?) em sensores de relativamente baixa resolução. Com a resolução dos sensores atuais aumentando tanto, este filtro começa a ser desnecessário mesmo em sensores Bayer comuns. Então faria algum sentido não haver mais esta necessidade.

Finalmente, com sensor Bayer, finalmente poderíamos ter DxO pra Fuji.

Seria bem lógico o uso de Bayer - as XT-100 e XT-200 eram Bayer, e o alto ISO delas era considerado até melhor que as X-Trans.

Mas…na comunidade Fuji X o X-Trans é considerado um asset importante da “filosofia”, então o backlash poderia ser forte.