[ENQUETE] Praia e mar

O desafio foi esse: [DESAFIO] Praia e mar

@Pedreira e @dicandia são os vencedores deste desafio, mas foi disputado. Qual será o próximo tema? Lembrem de olhar os desafios anteriores pra não repetir tema.

3 curtidas

Que legal! Agradeço pelos votos. O preto e branco venceu!!! :joy::joy::joy::joy:
Vou deixar pro @dicandia decidir, pois ele tem mais repertório que eu.
Abraço!

3 curtidas

ótimo dividir com o pedreira, que trouxe uma foto linda, como sempre!

pensei em “luz”, que tal? pilar da fotografia e abre muito espaço pra abstração.

se “luz” já foi antes: pode ser “tempo”, pelos mesmos motivos acima.

boa semana e boas fotos a todos,

2 curtidas

Tivemos “Luz e sombra” em 2023, “Contra-luz” em 2022 e 2017. "Tempo foi tema em 2022.

Veja o que vc acha, se é um tema diferente o suficiente.

então, na mesma ideia, podemos tentar:
COR
GRÃO/RUÍDO
SIMETRIA (remetendo a composições simétricas, duplos, etc..)
LINHAS
TEXTURAS

espero que algum não tenha ido :grinning_face:

“Cores”, 2025.
Grão/Ruído, não encontrei.
Simetria, 2017.
Linhas, 2024.
Texturas, 2020.

1 curtida

Novo desafio aqui, já com a regra de troca até o fechamento do desafio.

1 curtida

Por favor, pode esclarecer melhor o tema? Estamos falando de granulação/ruídos nas imagens ou algo diferente?

1 curtida

Eu estava pensando a mesma coisa… Mas fiquei com vergonha de perguntar :wink:

2 curtidas

@dicandia , é contigo!

2 curtidas

Pessoal, aproveitando os questionamentos, e deixando claro que sou um mero entusiasta e amador, qual o entendimento de vocês profissionais sobre o que é grão e o que é ruído? :smiling_face: Porque na minha cabeça, sempre entendi que grão é opção estética, já ruído é defeito, fruto de um click mal executado.

1 curtida

Eu pedi ao DiCandia pra explicar, mas na minha interpretacão seria usar a granulação ou ruído como efeito criativo. Grão não é necessariamente opção estética, não. Na época do filme, ou era nítido ou era rápido…

Na minha interpretação seria mais ou menos isso:

3 curtidas

Excelente, Felipe, muito obrigado. :slightly_smiling_face:
Pensei em grão como opção estética no universo digital. Realmente, na época do filme era diferente.

3 curtidas

me perdoem, pessoal.. acho que não sou bom pra escolher temas, rs. mas eu tentei, vcs viram que eu sugeri vários rs

entretanto confesso, gostei de “grão e ruído” como a proposta da vez. vejo o uso de ambos como parte importante da fotografia criativa, e se não havia até então um desafio com o tema, é ótimo que agora exista um!

a ideia do ruído e do grão na foto quase sempre acrescenta uma camada extra de textura, de profundidade, de atmosfera.

uma foto granulada também cria um efeito nostálgico: aquilo de “foto antiga”, pois o filme era menos flexível na sensibilidade (e portanto, gerava mais granulação) que os sensores de hoje. aliás, esse é o ponto que mais me agrada no uso do grão: vc comunica de forma muito clara, muito direta, muito objetiva, que estamos tratando de PASSADO. é um recurso de estilo, um signo de muito fácil compreensão.

tb entendo que em um universo de fotografias obcecadas pela nitidez, o ruído e o grão são a imperfeição desejada; quando bem usados, grão e ruído amplificam a potência estética de uma foto.

então é só subir o ISO, “forçando” o sensor em pouco luz, e ser feliz.. ou acrescentar a granulação e/ou o ruído depois, na pós.

PS: lembro de ter visto nesse fórum algumas fotos granuladas muito boas suas, eduardo! eram fotos de filme.. coloca uma dessas!

PS 2: podemos escolher outro tema, se preferirem!

2 curtidas

london calling! :heart_eyes:

2 curtidas

Na minha memoria, era bem mais granulada que realmente é. Mas tem outros exemplos. A era MTV tem desses de sobra.

1 curtida