O desafio foi esse: [DESAFIO] Praia e mar
@Pedreira e @dicandia são os vencedores deste desafio, mas foi disputado. Qual será o próximo tema? Lembrem de olhar os desafios anteriores pra não repetir tema.
Que legal! Agradeço pelos votos. O preto e branco venceu!!! ![]()
![]()
![]()
![]()
Vou deixar pro @dicandia decidir, pois ele tem mais repertório que eu.
Abraço!
ótimo dividir com o pedreira, que trouxe uma foto linda, como sempre!
pensei em “luz”, que tal? pilar da fotografia e abre muito espaço pra abstração.
se “luz” já foi antes: pode ser “tempo”, pelos mesmos motivos acima.
boa semana e boas fotos a todos,
Tivemos “Luz e sombra” em 2023, “Contra-luz” em 2022 e 2017. "Tempo foi tema em 2022.
Veja o que vc acha, se é um tema diferente o suficiente.
então, na mesma ideia, podemos tentar:
COR
GRÃO/RUÍDO
SIMETRIA (remetendo a composições simétricas, duplos, etc..)
LINHAS
TEXTURAS
espero que algum não tenha ido ![]()
“Cores”, 2025.
Grão/Ruído, não encontrei.
Simetria, 2017.
Linhas, 2024.
Texturas, 2020.
Novo desafio aqui, já com a regra de troca até o fechamento do desafio.
Por favor, pode esclarecer melhor o tema? Estamos falando de granulação/ruídos nas imagens ou algo diferente?
Eu estava pensando a mesma coisa… Mas fiquei com vergonha de perguntar ![]()
@dicandia , é contigo!
Pessoal, aproveitando os questionamentos, e deixando claro que sou um mero entusiasta e amador, qual o entendimento de vocês profissionais sobre o que é grão e o que é ruído?
Porque na minha cabeça, sempre entendi que grão é opção estética, já ruído é defeito, fruto de um click mal executado.
Eu pedi ao DiCandia pra explicar, mas na minha interpretacão seria usar a granulação ou ruído como efeito criativo. Grão não é necessariamente opção estética, não. Na época do filme, ou era nítido ou era rápido…
Excelente, Felipe, muito obrigado. ![]()
Pensei em grão como opção estética no universo digital. Realmente, na época do filme era diferente.
me perdoem, pessoal.. acho que não sou bom pra escolher temas, rs. mas eu tentei, vcs viram que eu sugeri vários rs
entretanto confesso, gostei de “grão e ruído” como a proposta da vez. vejo o uso de ambos como parte importante da fotografia criativa, e se não havia até então um desafio com o tema, é ótimo que agora exista um!
a ideia do ruído e do grão na foto quase sempre acrescenta uma camada extra de textura, de profundidade, de atmosfera.
uma foto granulada também cria um efeito nostálgico: aquilo de “foto antiga”, pois o filme era menos flexível na sensibilidade (e portanto, gerava mais granulação) que os sensores de hoje. aliás, esse é o ponto que mais me agrada no uso do grão: vc comunica de forma muito clara, muito direta, muito objetiva, que estamos tratando de PASSADO. é um recurso de estilo, um signo de muito fácil compreensão.
tb entendo que em um universo de fotografias obcecadas pela nitidez, o ruído e o grão são a imperfeição desejada; quando bem usados, grão e ruído amplificam a potência estética de uma foto.
então é só subir o ISO, “forçando” o sensor em pouco luz, e ser feliz.. ou acrescentar a granulação e/ou o ruído depois, na pós.
PS: lembro de ter visto nesse fórum algumas fotos granuladas muito boas suas, eduardo! eram fotos de filme.. coloca uma dessas!
PS 2: podemos escolher outro tema, se preferirem!
london calling! ![]()