EOS RP + EF 24-105 F4L não formam um par legal.

De última hora pintou um job aqui… me chamaram para fazer a cobertura fotográfica da inauguração de uma loja do Pão de Açúcar.
Então pensei… bom vou tentar se sucinto no setup, levando uma lente mais versátil que é relativamente clara e com um ótimo alcance. Escolhi a EF 24-105 F4L juntamente com a minha EOS RP que é bem leve.
Já usei bastante essa lente com minha 6D (que hoje é minha cam de backup). Esse último conjunto funciona bem e embora seja bem mais pesado, a lente pesada equilibra bem com o corpo da 6D.

O problema é quando se vai usar na RP que é muito levinha e por isso o centro de massa acaba ficando todo para a ponta da lente. A filosofia acaba sendo uma câmera presa por um corpo. Caso o usuário queria segurar somente com a mão direita fica extremamente desconfortável. Além de desconfortável, esse desequilíbrio acaba também causando mau contato com as conexões da lente.
Hoje aconteceu “ERR.” várias vezes. Também várias vezes a câmera não focava, ficava com o “Quadradinho” de foco vermelho. A solução era soltar o botão de liberação de lente, depois e reconectar.
Lembro que andei tendo esse mesmo problema na M50 com adaptador. Nela coitada, parece que é uma garrafa de Coca 1l de vidro, atarraxada a um maço de cigarros. Imagina segurar isso.

No fim fiquei hesitando de levar minha RF 24-105 f4-7.1, justamente por pensar que era muito escura na ponta tele, porém na maioria das fotos eu estava com F5.6 ou mais, então não teria sido um problema.

Fica aqui o relato: Embora a câmera e a lente sejam muito boas, essa combinação não favorece.
Não sei como é com corpos maiores tipo a R ou R5. Alguém já teve esse problema?

Meu caro, acho impossível a causa do mau contato ser a leveza da RP.

RP, R3 ou 1DX, tanto faz, a força exercida no mount da camera vai ser a mesma.
O ponto de falha é em outro lugar, na fixação do mount na camera.

Qual o modelo do adaptador?

O problema pode estar nele.

Cara seu adaptador é o original da Canon ou os xing-ling tipo Andoer, Viltrox, etc?

E cara toda mirrorless é menor que uma DSLR no seu nicho respectivo. Por exemplo 5D Mark 4 é maior e pesada do que a Canon R e por ai vai. OU seja, a lente EF da linha L que é grande por natureza, não combina muito bem com a anatomia e design das mirrorless. No fundo , no fundo, o motivo que levouCanon e Nikon a fazerem os adaptadores, foi um meio e incentivo pras pessoas abandonarem as DSLRs e partirem para as mirrorless.

No resumo da conversa, penso que o melhor mesmo seja utilizar as lentes nativas do sistema RF. Já viu a diferença de tamanho e peso da RF 70-200 em comparação as versões EF? A diferença é gritante.

Primeiro era o Andoer, Agora é o Viltrox.
O ruim que a RF24-105 F4 nova é mais cara que a câmera. Quebra as pernas.

Eu já usei uma 24-70 f/2.8 na RP e na M50.
Mais pesada que essa lente que você usou. Não tive problemas de conexão.
Nos dois casos usava os adaptadores originais Canon. Pode ser isso.

Quando ao desconforto, não dá pra usar essas combinações com uma mão realmente.
Sempre segure próximo do centro de gravidade do conjunto com uma mão e deixe a outra mão pra fazer os ajustes.

Cara não pode ser problema no adaptador? Falo disso pq embora o desempenho seja semelhante, adaptadores originais são bem melhores.

Sim provavelmente é no adaptador, pois com a lente em balanço (engastada só por um ponto) acaba dando o erro. A lente força o encaixe.

Rapaz do céu, tem que ver o que virou a RP com a 70-200 espetada nela, kkkkk.

Concentro todo o peso do equipamento na mão esquerda, plate do tripé na palma da mão, fica legal. Não deu nenhum tilt de conexão, eu também uso adaptador Viltrox.

Sua RP tem algum gripzinho extensor? Vou te dizer, ajuda muito hein.
Quando coloquei na minha, no mesmo instante o pensamento era “Como fiquei tanto tempo sem isso?” rsrs.

L bracket faz esse papel aqui na M50 e M6.

Não sabia que tinha esse nome, rs

O meu é desse aqui, mas eu tirei o suporte lateral.

Desse mesmo.
Falou Grip pensei logo no original da rp.

A Minha não tem o grip. Por acaso vc tem link desse?

Tá na mão:

https://pt.aliexpress.com/item/1005001413358936.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.7e28caa4KMf4Yn&gatewayAdapt=glo2bra

:ok:

Nossa, o original é caro hein! Lindo de viver, mas não dá, quase 600 contos.
Esse genérico custou menos de 100 reais.

Aqui eu usei a RP com EF 24-70 2.8L II por algum tempo… Sem problemas nos contatos ou erros ERR. A lente é pesada mesmo, mas a desvantagem é só essa.

Logo que comprei a RP eu segurava sempre pela lente, com medo do corpo não aguentar o peso :doh: (inclusive era exatamente uma EF 24-105m). Depois, conversando em um grupo com o Bruno Massao que trabalhou na Canon, eu comentei isso e ele me explicou que não havia esse perigo porque o mount de encaixe de todas as câmeras da série R são reforçados, não apenas pensando nas lentes EF (que ainda têm a extensão do adaptador) como nas próprias lentes RF mais pesadas, como a RF 28-70 que pesa incríveis 1.430 g

Como já falaram, provavelmente é o adaptador. Olha, eu até relatei aqui em um tópico: tive problemas com um Viltrox. Chegou novo e não fazia o foco direito. Estava falhando demais. Mandei vídeo pro vendedor (era loja oficial) e ele mandou outro. Porém, depois eu fui pro original da Canon mesmo.
Também já vi relatos de que os parafusos desse Viltrox se afrouxam com o tempo e tem de apertar.

Sim certamente é problema no adaptador. Mas de toda forma achei que não equilibrou bem o corpo com a lente. Com outras lentes menores era mais tranquilo ergonomicamente falando.

Hoje testei com a EOS R com o adaptador original Canon e a EF 24-105 F4L… nela fica bom, não fica perfeito, mas fica muito melhor do que a RP com o adaptador e a lente EF.
O corpo equilibra bem melhor… estou seriamente pensando se vou vender minha ef pra pegar a versão RF. No caso ganharia somente algumas gramas a menos, centro de gravidade mais próximo, uns 2-3 cm de espaço e anel de controle… tudo isso iria custar uns 2000 reais a mais. Há que se pensar!

A mesma sensação que tinha da RP com lente adaptada mais pesada (tipo tele) sinto com a R10, até mais pois ela é uma câmera menor e mais leve.

A pegada muda brutalmente conforme a massa do corpo.
Enfim, se alguém quer estiver cogitando reduzir o peso do kit, leve em consideração a questão de que lentes mais pesadas não equilibram nada bem com corpos mais leves, aí o que era para ajudar (corpo ser mais leve) acaba atrapalhando, deixando o braço cansado e dependendo do uso (se ficar o dia todo com ela na mão) pode até sentir dor.