Foto embassada com umaNikon D-90 e lente Nikon 18-55

Boa Noite, recentemente comprei uma Nikon D90 junto com algumas lentes, sendo uma delas uma Nikkor 18-55. O problema é que estou tirando algumas fotos e percebo que nas fotos, o centro da imagem é bem nítido mas a partir de um determinado ponto, a imagem começa a ficar desfocada e quanto mais para a borda da foto, mas desfocada ela fica. As fotos estão sendo tiradas a uma distância média de 50cm do objeto e estou na dúvida se o problema sou ou se há algum galho no equipamento. Não entendo quase nada de fotografia e isso está me deixando doido. Só para constar, eu deixo a máquina totalmente no manual. Agradeço por qualquer resposta que possa me ajudar nessa questão.
Não sei se é possível incluir fotos aqui, mas se puder eu coloca para exemplificar melhor o meu problema.
Atenciosamente

É possível sim. Só fazer o upload em algum serviço de hospedagem de fotos e colocar aqui.
Seria de grande utilidade para possível ajuda.

Eu vou tirar umas fotos para deixar isso mais claro. Voufazer o upload das fotos para o Photobucket e colocar aqui.

A foto está embaçada ou desfocada? Tem diferença. Há situações que o frio faz com que a lente ou o espelho ficam embaçados. Se for isso, tire a lente da camera e coloque alguns segundos no sol, deixe o ar dentro da camera se renovar, sempre com cuidado para não entrar poeira.

É desfocada mesmo Rodrigo, mas no centro da foto ela está com o foco perfeito e nas suas extremidades ela fica desfocada.

Por favor, coloque algumas fotos para facilitar a nossa análise.

Eu tirei uma foto e fiz o crop em algumas partes da imagem para que fosse possível visualizar o detalhe que estou falando.

A imagem original:

Canto inferior direito desfocado:

Canto inferior esquerdo desfocado:

Canto superior direito ok:

Centro da imagem:

Essa foto foi tirada a uma distância de 50cm do objeto com uma lente Nikon DX VR 18-55 AF-S Nikkor 1:3.5-5.6G

Se algume puder esclarecer esse mistério e aonde estou errando, pois isso já está enchendo minha paciência. Comprei essa máquina para conseguir fotos melhores, mas eu não tenho conhecimento algum sobre fotografia. Já pensei em me livrar dela e compra uma Canon Powershot FX50 ou uma Nikon Coolpix P600. Mas vou aguardar a resposta de vcs.
Atenciosamente

Ficou desfocado porque a parte de baixo esta num plano de foco diferente da parte de cima.

Como há pouca luz na cena não da pra usar aberturas muito menores, então o jeito mais fácil é você tirar a foto mais de longe e depois cropar no photoshop. Assim já elimina um pouco da distorção na imagem também.

amigo como disse não entender muito de fotagrafia, tenta no youtube algumas aulas sobre profundidade de campo, talvez lhe ajude um pouco a entender, e como dito á cima se tirar a foto um pouco mais de longe o foco ficará ainda melhor em toda imagem.

Agradeço pelas dicas, eu vou tentar fazer isso amanhã inclusive trocando as lentes da máquina. Mas existe alguma possibilidade de que um defeito na lente ou na máquina pudesse estar causando isso?

cara, faz sentido mas não sei se seria isso. A foto está bem em cima da caixa e pela lente ele esta usando pelo menos f/3.5, o que dá uma boa profundidade de campo. E se ele focasse na parte de baixo e recompusesse a foto? Não tenho conclusões quanto ao resultado.

Importante também deixar claro que as lentes geralmente não são tão nítidas nas bordas.

Não olhei o exif mas dá para perceber que é questão de técnica de fotografia. Usar uma velocidade adequada para a DF, um flash para poder usar menor ISO e abertura menor (f>5.6).

Sim, é o que eu falei. Repare que na parte superior da foto a caixa está em foco e o fundo azul onde a caixa está sobre está desfocado. Na parte de baixo da imagem a caixa está desfocada e o fundo azul focado.

Exato, a foto foi tirada de cima mas a câmera não está centralizada em relação à caixa, gerando um ângulo entre as duas que inclina o plano focal.

As fotos que eu preciso tirar são em sua maioria nessas condições. O objeto deve estar em cima da mesa e eu devo fazer um ângulo de 90º em direção ao objeto. Infelizmente eu não possuo um tripé que consiga fazer isso, assim eu teria como controlar melhor o resultado final (acho eu). Eu vou dar uma olhada no Youtube, mas o problema é que determinadas ideias são completamente desconhecidas para mim e eu fico perdido na hora usar por não entender simplesmente nada. Mas eu vou tentar para ver o que consigo. De qualquer forma eu agradeço pela ajuda de todos.
Atenciosamente

Um tripé permitiria usar velocidades bem menores, o que por sua vez permitiria o uso de aberturas também menores, assim ampliando a profundidade de campo e eliminando o problema. No seu caso, qualquer um que permita apontar a câmera diretamente para baixo ajudaria, mesmo os mais baratinhos.

O problema está nas configurações.

Provavelmente a foto foi feita numa abertura grande (5.6) o que restrita a área de foco. Procure saber mais sobre profundidade de campo
Fotografia de objetos (still) é utilizado geralmente pequenas aberturas (f8, f10) justamente para deixar todo o objeto em foco. Porém você precisa de mais fontes de luz para compensar a pouca quantidade de luz que chega ao obturador devido a abertura pequena.
O ideal seria um esquema de 2 flashes externos montados em tripés lateralmente, com duas sombrinhas difusoras brancas, e você utilizar:

• F8
  • ISO100
  • 1/160

Mas nessas condições que você descreveu, não tem muito o que fazer. Na verdade o segredo está no esquema de luz. você pode tentar ligar 2 luminárias, uma em cada lado do objeto e tentar refazer a foto com uma abertura menor (f7.1 ou f8).
Se você não souber manipular a luz corretamente não vai fazer muita diferença uma DLSR ou uma compacta.

Se não der certo, o jeito é apelar para o flash:
Tente utilizar:

• f7.1
  • ISO800
  • 1/100
  • flash popup ligado

Tenho certeza que tudo ficará em foco.
O problema agora será as sombras duras, que pode ser resolvido colocando um papel branco a 5cm de distância do flash popup.

Posta o resultados pragente depois! :ok:

Esse é o meu problema, eu não encontro nenhum tripé que eu possa posicionar a camera em um ângulo de 90º e que a visada esteja no centro do objeto. Para fazer o que eu preciso, seria necessário que na ponta do tripé onde eu faço a fixação da máquina, houvesse a possibilidade de instalar um braço com um sistema para prender a máquina e que a máquina pudesse correr ao longo do braço para que eu pudesse apontar a máquina diretamente para o objeto independente do tamanho dele.
Se não ficou claro, vejam a seguinte idéia. Eu tenho uma bancada com 50 x 50 de tamanho, se eu encontrar o tripé na borda bancada, eu nunca vou ter uma posicionamento de 90º por que o tripé além de não fazer isso (o meu não faz), a própria abertura das pernas do tripé impedem a total aproximação da bancada e como consequência, o ângulo de curva da cabeça do tripé impede a posição de 90º.

Braço articulado da Atek: http://atek.com.br/?page=produtos&produto_id=251&ref=2

Caramba, eu pensei em mil maneiras de como resolver isso e até tentei imaginar como fazer isso. Muito obrigado mesmo Gruggio. Vou providenciar isso hoje mesmo.
Atenciosamente