Fujifilm X Half

18MP 1" Vertical 3:4 CMOS Sensor
FUJINON 10.8mm f/2.8 Lens (32mm Equiv.)
Rear Vertical LCD & Sub LCD Screens
Optical Window Viewfinder
Film Camera Mode & 2-in-1 Mode
13 Film Simulation Modes and 26 Filters
Frame Advance Lever & Exposure Comp Dial
1080 x 1440 Vertical Video Recording
X half App for Image Development

Que pequenininha!

Apesar de o mercado estar encolhendo, gosto de ver empresas tentando encontrar novas formas de se manter no mercado.

Li noutro lugar (não sei se algum vídeo cita isso): 850 dólares?!?! Parece ser uma câmera muito bonitinha e divertida, mas não sei se vale isso tudo, não.

1 curtida

Tiro o chapéu para a Fuji. Também para a Pentax.

Das big dos anos dourados da fotografia no passado (filme) muitas (na casa das dezenas?) ficaram pelo caminho, mas estas 2 conseguem manter sua roda girando.

A Olympus poderia ter tentado antes. Teve bons produtos, tinha uma marca mas faltou atitude.

1 curtida

A câmera é ‘bacaninha’, divertida.

Adoraria ganhar uma de presente.

:wink:

Sensor 3:4, na vertical. Tá certo, resgata as ‘half frame’ da Fuji e de outros fabricantes da época. Justo.

Mas com o impulso deste formato dado pelos celulares, vejo uma hora em que os cinemas tenham que ter suas telas adaptadas.

Intereesante pela ousadia. Mas sinceramente eu jamais gastaria 800 dólares em uma câmera assim. E olha que eu curto muito half-frame, tenho uma Oly Pen-S e duas Canon Demi EE-17.

Só que esse peixe eu não compro. Prefiro gastar em filme e revelar eu mesmo depois.

Não me parece que o mercado está encolhendo, muito pelo contrário, nunca tivemos tantas opções.

OM System, Hasselblad, Leica, Panasonic, Fujifilm, Sony, Nikon, Canon, Pentax e todos esses com uma série de modelos de câmeras diferentes…

Parece que tá vendendo bem…

1 curtida

Pelo que vi, faz somente jpeg …

sim, o que torna tudo ainda melhor.

Eu jamais compraria uma câmera que não fizesse raw, ainda mais pelo preço sugerido. Zero chance.

saiu pré-venda no Brasil já

Tá louco… nem morto.

muito divertida, melhor que um monte de câmeras iguais.

sejamos francos…

… o que a indústria fotográfica fez de diferente?

sensores evoluíram muito pouco pra fotografia, as câmeras fazem praticamente o mesmo, tenho uma Sony A7r2 que já filmava em 4K 30p e fazia fotos em 40mpix por exemplo.

Achei muito legal essa ideia de câmera, num mundo onde cada vez mais temos a IA e editores pra remontar a imagem (não a fotografia) ao fim, essa câmera realmente resgata a essência da fotografia.

Mesmo assim esse peixe eu nao compro por esse preço… Se custasse 1/3 do preço eu até pensaria. Acho muito mais divertido usar uma half-frame antiga de filme rsrsrs. Nem essa Pentax half nova eu curti, tive com uma em mãos e é outro brinquedo que não vale nem a metade do preço.

Recentemente enviei para o Medaglini duas Canon Demi EE-17 para uma boa revisão. Essas são divertidas. Estou com 2 litros de revelador Kodak HC110 (formula antica) e um monte de Rodinal.

Nada a ver com essa câmera especificamente, mas fotografia não fica melhor só porque um equipamento é mais novo. Os parâmetros que considero mais importantes são outros. De que adianta um sensor de 600 MP com 120 f-stops de DR e um AF de 10 mil pontos com resposta em 1 nanossegundo se a composição e a competência do fotógrafor for uma m… ? Quanto a evolução dos equipamentos , nunca corri trás disso, no meu caso acho total perda de tempo e de dinheiro. Estou totalmente feliz com os equipamentos (todos obsoletos) que tenho.

E concordo 1000% quanto a essa palhaçada de IA esculhambando as fotos nos celulares. Para mim IA em fotografia só serve para resolver problemas muito específicos como por exemplo máscaras e alguns tipos de redução de ruido.

É uma câmera interessante, com boas idéias, mas sérios problemas.

No lado positivo, traz algumas “experiências” boas, como o modo “de filme” (apesar de meio “gimmicky”) e a idéia dos dyptychs. O tamanho é bom, e pro público alvo, não ter raws não é problema. É uma câmera lifestyle, não para fanáticos de fotografia. A interface com duas telas achei interessante.

No lado negativo, uma falha gravíssima para o próprio público alvo (pessoal mais jovem): não tem um flash de verdade, nem ter possibilidade de colocar um, pois só tem um cold shoe. Do pessoal mais novo que and comprando câmera compacta antiga pela “experiência”, eles ADORAM fotos com flash. O led que colocaram não serve para isso. Também achei ela com cara muito “toyish” e o LCD traseiro é muito pequeno - quando saiu essa idéia da Fuji fazer uma câmera de orientação vertical, eu disse que eles deveria fazer ela TODA orientada verticalmente, como várias das Instax que eles fazem.

O principal problema é o preço. 850 dólares por uma câmera com 10 pontos de AF, LCD minúsculo, autofoco lento, sem flash nem possibilidade de colocar um, sem EVF…caro demais. Dá para comprar uma X100S ou X100T usada pelo mesmo preço, que são câmeras muito melhores (e com estilo externo melhor também).

3 curtidas