Full frame

Cara, muito bom seu trabalho . Já te seguindo. Agora me dá licença, pois já fiz uma corrida de manhã e agora tenho uma partida de futebol profissional pra fotografar daqui a pouco. Hoje o dia tá agitado aqui com os eventos pra fotografar. Mas muito bom seu trabalho, mesmo. Abraços.

Se existir diferença, na pratica e desprezível para o formato 35mm ou aps c.
Por isso eu falei antes Nao importa, apenas serve para formar gente orgulhosa por frescurinha.

Então cara, não é.
Não é frescura, tão pouco é insignificante.
Uma 50mm numa FF não tem a mesma sensação de uma 35mm numa aps.
Da mesma forma, uma 12mm na DX jamais se compara a uma 18mm numa FF. Vai fazer arquitetura com uma 12mm na APS. Uma 18mm é muito menos “agressiva”, vc pode ter linhas muito mais retas.

Podem existir outras questões que favorecem a DX. Tipo falando em teles. As teles em DX achatam muito menos a imagem, justamente pq as distancias focais são menores.

e no fim das contas, essas diferenças aparecem, são importantes

Parabéns, retrodecemos uns 15 anos.
2023 e voltaram com magia da DF absoluta.
:hysterical:

Acho que podemos trazer alguns testes práticos para comparação.
encontrei essa página que o cara fala justamente sobre o que estamos discutindo aqui,

mais precisamente no teste 3.

aqui a conclusão que ele faz

“What’s really interesting is how close an image can aesthetically look despite the sensor’s size. Of course the Large Format sensor looks much sharper and less noisy compared to the Super 16 because of the increased resolution. But if each sensor’s field-of-view is mathematically matched by changing the focal length and f/stop, the spatial relationship between objects appears to match. Practically speaking, if one had complete control over the technical aspects inherent in cameras, lenses, light levels and space, then you could achieve a large format “look” with any sensor size - up to a certain point.”

Se alguém encontrar mais alguma informação a respeito ou outros testes práticos seria interessante coloca-los aqui.

é isso mesmo…

aqui alguns videos de Dolly Zoom, ou como tbm é chamado de efeito Vertigo

Cara é um loop infinito, incrível.

Logo aparece alguém falando de look 3d

Ótimos exemplos!

Galeno, procure por comparações entre a Fuji 56mm 1.2 e a Nikon 85mm 1.8.
As lentes aps c estão muito melhores do que antes. A 50mm na Nikon, em aps c se torna uma 75mm, ela não e igual a 85mm em FF (Ja na Canon em aps c a 50mm se torna 80mm) , mas a 35mm na Nikon se torna uma 52mm, e para ver diferença… Existem outras diferencas que percebo, a intensidade em cada f stop e uma. Mas tem outras… Se o bokeh tem uma transicao mais suave ou mais forte. Por exemplo. Dizem que agora, as lentes tendem a ser mais clinicas, e se voce procurar la no art off Photography, tem um teste para ver como se a lente tem uma area plana de foco ou nao. As lentes atuais parece que tendem a ter menos curvatura no campo de foco.

Galeno, tem troxa que me tirou para ignorante.  So isso.  :snack:

Esse é o problema de misturar a base conhecimento do video com o de foto.
São 2 universos diferentes. O video, e mesmo o cinema, tem padrões diferentes. Vc faz cinema com 16mm, Super 35mm, MFT.

No cinema, vc vê pelo menos 24 imagens diferentes a cada segundo. Na fotografia, vc fica horas, dias olhando a mesma imagem.

No vídeo, vc precisa fazer (capturar, processar, armazenar) pelo menos 24 imagens por segundo. Na fotografia, vc as vezes fica dias, meses pra fazer uma única imagem.

O fato de não conseguir ver a diferença em experimentos quase tácitos, não anula a realidade.

abs

Pensem assim, qual lente APS 8mm entrega oq uma IRIX 11mm entrega?
A Irix é uma empresa pequena, sem muita expressão. Mas qual lente APS faz frente a 11mm ou mesmo a 15mm desta marca?

Pega a Tamron 15-30mm G2… Qual lente aps entrega algo semelhante?
Estamos falando de lentes “universais” feitas ainda na “era” Dslr.

Eu uso muito uma 18-35mm f.3.5-4.5 G da Nikon na minha D810. Uma lente zoom, com abertura variável, de 20 anos atras. Se vcs conhecerem alguma APS zoom que entregue as linhas retas desta lente eu troco minha D810 por qq Fuji APS q vcs quiserem…

Acho que a Fuji tem uma, eu não confio muito nas câmeras deles para aguentar o tranco, mas acho que eles tem alguma wide zoom. Você usa Nikon. Médio formato não é melhor?
:snack:

A 8mm, 10-24mm e a 8-16mm da Fuji são boas, mas não dá pra comprar com as lentes FF do mercado.

Médio formato não é “melhor”, é melhor para algumas coisas.
Pra Super Grande angulares por exemplo não. Não “existem” as SGA em médio-formato que existem para as FF. Além de estar falando de patamares de orçamento completamente diferentes… A 23mm da Fuji de médio formato, a maior SGA que a Fuji Médio Formato tem, equivale ao angulo de visão de 18mm em FF e custa 2.500U$.

seria interessante se vc conseguisse fazer um teste prático com cameras tipo aps-c vs full frame, como foi feito no link que postei,
ou se vc conseguir encontrar algum teste que alguém fez em algum site de fotografia, para ver e comparar.

se vc tbm encontrar algum relato, texto ou artigo, falando do assunto tbm seria interessante.

Então gente, nos últimos 15 anos isso foi muito discutido aqui, e resumindo é o seguinte:

50mm é uma característica física da lente, os engenheiros quando produzem uma lente 50mm ela vai ser sempre uma 50mm não importa a câmera.

Agora imagine a câmera posicionada na mesma distancia do assunto a ser fotografado, a mesma 50mm vai produzir imagens diferentes por culpa do tamanho do sensor, vai ficar mais aberta no sensor maior, porem o miolo da foto do sensor maior será idêntico na parte equivalente ao tamanho do sensor menor.

Se tentar compensar a foto do sensor maior com uma objetiva de distancia focal maior (ex 80mm pra ficar parecido com a foto que o sensor menor faz com a 50mm) a imagem nunca será a mesma, pode ser parecida similar em alguns aspectos, mas não é a mesma, esteticamente será diferente, pq terá que mudar a posição da câmera.

Quem tem câmera FF que consegue fazer fotos cropando o sensor pode perceber facilmente essa diferença.

Tem tópicos no fórum explicando, bem como vários sites demonstrando essa diferença.

Lindsay, poderia postar os links que tenham as imagens para a gente fazer a comparação?

Paulo se vc pegar uma mesma lente e colocar 2 câmeras (FF e APS-c) na mesma posição e não mexer na posição dela, a parte equivalente ao miolo da foto com o sensor maior será idêntica a foto feita com o sensor menor.

Mas se vc mudar a distancia focal de qq uma delas, para buscar o mesmo campo de visão (enquadramento) seja aumentando a distancia focal no caso de sensor maior (ex 80mm crop 1,6), ou diminuindo no APS-C (31mm aproximadamente crop 1,6), vc terá que ir em uma posição mais para trás (FF) ou para frente (APS-C), e ai muda tudo, muda o que popularmente chamamos de compressão entre os planos e etc… etc…

Mais tarde vou procurar um artigo especifico que demonstra isso. :ok:

duplicou…

Lindsay, mas isso ai não quer dizer nada, o que se esta sendo discutido aqui é se uma 35mm num APS-C se comporta igual a uma 50mm(ou 52mm ou 56mm dependendo do fator de crop)

os parametros teria que ser a mesma distancia do objeto a ser fotografado e a compensação do DOF (esse sim realmente tem uma diferença)

o que eu queria ver é testes comparando diferentes lentes com diferentes sensores.

tbm queria ver artigos sobre o assunto

Ok, depois vou procurar algum artigo demonstrando isso.