Grande Formato

Vou reiniciar este projeto. Encontrei um chassi 4x5" que vinha procurando há tempos… Agora vai!!!

2 curtidas

Legal! Me lembrou de um projeto que simulava grande formato usando um vidro fosco na traseira da câmera. Daí a pessoa colocava uma câmera digital comum fotografando o vidro fosco.

Uma coisa que não entendi, as duas partes precisam mover pra frente e pra trás? Eu achava que era necessário só uma das partes mover.

Em tempo, não achei o material que eu conhecia sobre o fole, mas achei esse aqui:
Projeto de fole sob medida

2 curtidas

De fato, apenas o plano frontal precisa se deslocar. Mas para fixar o plano traseiro, eu precisaria desenvolver uma base com a mesma altura do carrinho… Como o carinho é vendido em pares, foi mais fácil criar apenas uma peça para travar o carrinho do plano traseiro…

Esse site sobre foles, já tá favoritado aqui!

2 curtidas

Mais pra frente, vou mandar mais fotos aqui. O dispositivo pra travar o carrinho traseiro, não apareceu nessa foto pois está do outro lado.

Vou fotografar mais detalhadamente o mecanismo de focalização também. O botão de foco, tem um redutor planetário interno. Tem botão de foco rápido e botão de foco fino coaxiais…

2 curtidas

Pegando pessado Eduardo. Parabéns pela iniciativa e disposição.

Vou acompanhar e torcer aqui… Vai postando, vai postando.

1 curtida

Detalhe da objetiva…

2 curtidas

Chegou o film loader que eu estava esperando… É um Grafmatic #1268. É um loader que permite uma carga prévia de 06 (seis) chapas de filme plano. Foi um produto revolucionário em sua época, pois até então, cada loader podia ser carregado com apenas duas chapas e após o disparo, precisava ser removido da camera, invertido e recolocado.

O Grafmatic permite ciclar as seis chapas sem remover o loader da camera. De quebra, tem CONTADOR de frames e um sistema de segurança muito interessante pra evitar exposição acidental.

Agora, falta redesenhar toda a estrutura traseira da camera pra permitir o acoplamento desse loader.

Daí pra frente só vai faltar o mais chato… Construir o fole…

1 curtida

Aí está o loader… Precisei ler vários manuais e assistir a vários videos pra entender o funcionamento do trem… Simplesmente genial. Conseguir colocar SEIS chapas de filme plano de 4x5 polegadas praticamente no mesmo espaço onde se colocava duas, é quase um milagre de mecânica.

Não dá pra ver direito na segunda foto, mas além do loader ter um contador de frames, ele tem ainda uma “meia-lua” preta com números de 1 a 6 transparentes. A finalidade, é registrar no negativo, o número de seqüência do frame…

Ah! Amanhã a lente será postada de volta. Limpeza, destravamento e calibração das velocidades. Tá nova outra vez…

1 curtida

Iniciando a impressão do chassi do loader. Este é o componente mais “engenheirado” de todos. Permite a instalação em duas posições na camera, para poder fotografar tanto “portrait” quanto “landscape”. Permitirá o deslocamento da tela de focalização para permitir o encaixe do loader. Tem ainda a previsão para dois sistemas de travamento, um para a tela e outro para o loader.

Tempo previsto de impressão: DEZOITO HORAS E MEIA…

1 curtida

Queremos fotos do resultado!

Aqui estou queimando as pestanas com um projetinho de uma célula pro espelho primário do meu telescópio.

1 curtida

Se for algo que eu possa ajudar, use e abuse…

1 curtida

Mandei a lente para o MAGO Celso Eberhardt dar um trato… Limpeza, ajustes e CALIBRAÇÃO DE VELOCIDADES… O “alemão” é fera mesmo… Aí, tive algumas curiosidades em relação a essa peça. Achei o manual de operações e li inteiro.

A primeira surpresa veio em relação às velocidades do obturador. O famoso Synchro-Compur tem um monte de “segredinhos” de construção… Os mais interessantes:

1. Continuidade: Não há indexação no anel de ajuste de velocidades, o que significa que pontos intermediários entre duas marcações, vão resultar em velocidaes intermediárias também! Exceções: Entre 10 e 25 e entre 250 e 500…
  2. Aquela alavanquinha cônica lá perto da seta no topo da lente, é responsável por TRAVAR O OBTURADOR ABERTO. Lógico… É uma lente para cameras de grande formato, o que significa que o obturador deve ficar aberto nas operações de focalização. Curiosamente, há versões do Synchro-Compur onde essa alavanca não trava o obturador e sim comanda um self-timer…
  3. A alavanca com ponto verde entre o contato PC para flash e o cabo disparador, é a seletora de sincronia de flash bulb ou eletrônico. Surpreendente em 1957…
  4. Velocidade 500: Essa usa uma mola adicional e tem duas condições de uso. A primeira, é que é necessário fazer mais força para engajar esta velocidade, pois é necessário armar a segunda mola. O preocupante entretanto, é que a sequência selecionar a velocidade no anel e DEPOIS armar o obturador, é obrigatória nesta vleocidade. Armar primeiro a baixas velocidades e depois tentar selecionar a mais alta pode danificar o mecanismo. Também não é recomendável depois de armado, tentar diminuir a velocidade. Se for necessário, é indicado tampar a lente, disparar e reiniciar tudo…
1 curtida

Obrigado pelo oferecimento! A parte “manual” do design é até bem tranquila. O que está me consumindo é a parte “cerebral”.

Resumindo: mais relojoaria e menos, ou melhor nenhuma, eletrônica.

1 curtida

Naquele tempo, não tinha arduíno pra acender led de Power on…

1 curtida

uma duvida, isso ai é tudo impresso 3D? desde a primeira foto?

Tirando o trilho, a lente, o fuso de focalização e o loader Grafmatic, todo o resto é impressão em 3D.

Como é que monta a objetiva na peça impressa? É rosca M42?

1 curtida

Sim e não… A objetiva é de rosca, mas a placa impressa tem apenas um furo de 37 mm de diâmetro. A objetiva é fixada por um ANEL rosqueado que funciona como a “porca” de fixação. O anel tem um perfil escalonado e na parte superior, tem quatro ranhuras (90 graus uma da outra) para fazer o aperto.

1 curtida

Faz bastante sentido. Seria somente por sorte que se conseguiria fazer a lente ficar apertada e na posição correta ao mesmo tempo.

1 curtida