Grande Formato

Sim! E tem mais uma coisa… Lembre-se que essa objetiva tem obturador incorporado e que há uma alavanca para armar o obturador. Se usar a velocidade mais alta, ainda tem de fazer uma força adicional para armar a mola auxiliar. O binário ali, entortaria a posição da lente rapidão.

1 curtida

Imprimindo o painel traseiro da camera. Como fiz modificações no suporte do loader, foi necessário modificar o painel traseiro…

2 curtidas

Aqui, o suporte do loader com este encaixado no trilho. Nesta peça ainda faltam as travas do loader, os braços de articulação da tela de focalização, as travas da tela de focalização e a tela propriamente dita…

2 curtidas

Dinheiro bem empregado nessa tua impressora 3D. :clap: pelo conjunto da obra.

Eduardo, no final das contas, teu negativo vai ser de que tamanho?

Na boca do loader 96x120 mm

Bem grande, o que reflete absurdamente no tamanho da caixa da câmera, se comparado as para filme 120 (os 3 do meio) ou 135/full frame( o da esquerda).

tamanhos relativos

Sempre lembrando que os tamanhos reais dos frames são:

135: 24x36 mm
120 (4.5x6): 41.5x56 mm
120 (6x6): 56x56 mm
120 (6x7): 55x70 mm
4x5": 96x120 mm

Pra quem gosta desse tipo de coisa, é uma maravilha. Quando eu comprei minha primeira, achei que fosse usar tipo uma vez por mês. Acabou que eu faço várias peças por projeto (como o Eduardo tá fazendo), e pelo menos um projeto por mês.

Vou começar a postar umas coisas aqui também.

1 curtida

Minha impressora, na verdade eu GANHEI… Do meu filho… Ela é uma Creality Ender 3 modificada. Todo o hardware e software de gerenciamento dela foram removidos. No lugar, foi acrescentada uma CPU Raspberry Pi que roda um Linux especialmente desenvolvido para gerenciamento de dispositivos CNC e o software de gerenciamento é o famoso Klipper.

Nessas, até mesmo o visor LCD dela foi removido. O Klipper é web comandado, ou seja, existe uma interface web que você carrega no navegador do celular ou do PC e dali comanda a máquina.

Modifiquei ainda o sistema de alimentação de filamento, tirando o carretel de cima da máquina e rodando em eixo com rolamentos.

Ganhei essa máquina, pois meu filho CONSTRUIU uma impressora nova, de um projeto Open Source chamado VORON. A Voron é uma impressora “encapsulada”, ou seja, opera dentro de uma capela de acrílico, o que elimina influência externa de temperatura e permite a impressão de ABS, coisa praticamente impossível de fazer em impressoras abertas…

Muita gente compra impressora 3D e simplesmente baixa projetos prontos da Internet. Eu até baixo um ou outro de vez em quando, mas só considero o hobby como interessante quando desenvolvo meus próprios projetos, do CAD até a utilização final…

Abaixo, um printscreen da tela de comando do Klipper…

1 curtida

Painel traseiro montado, com demonstração do encaixe do suporte do loader nas posições landscape e portrait…

No primeiro plano, detalhe do knob de focalização. Dentro do tambor maior, tem um redutor planetário. Girando o tambor maior, aciona-se diretamente o fuso de focalização. Girando o tambor menor, o redutor entra em ação na relação 1:4, ou seja, são necessárias quatro voltas no tambor para que o fuso de focalização dê apenas uma volta. Foco rápido e foco fino no mesmo lugar…

1 curtida

Que bom investimento.

Já precisei de peças também. Três por enquanto. Dei meu jeito usando serviços de uma gráfica levando o arquivo com o projeto lá. Um deles foi uma trava de tampa de bateria Olympus, R$ 290 no Aliexpress com frete e taxas, R$ 30 na gráfica. Sem o mesmo acabamento mas funcional.

2 curtidas

olhando a foto inicial, eu imaginei a possibilidade de fazer um fole para macro, como você conseguiu imprimir praticamente tudo do conjunto acho que seria uma questão de trabalhar na escala talvez. meus parabéns pelo projeto, esta ficando sensacional!

1 curtida

Já imprimi tubos de extensão para macro, mas não gostei muito do resultado…

Pessoal que faz foles, usa papel cartão para fazer as “costelas”, que são os reforços entre as camadas das pregas. Já desenhei o fole e vou imprimir as costelas. Vai ficar melhor e mais fácil do que usar papel cartão…

Mais uma referência pra foles:
(Fole de papel /\/\/\/\)

Eu estou com ideias de imprimir um fole em TPU, mas fazer o modelo tá lá embaixo na minha lista de prioridades. Já vi uns foles feitos em dois materiais (TPU de material, e PLA como suporte) que ficaram sensacionais, mas é uma impressão bem mais complicada.

Tela de focalização pronta!!! Comprei uma tela bem simples, de vidro despolido liso sem nenhuma frescura. Havia modelos com retícula quadriculada, com auxílio de focalização de imagem partida, lente de Fresnel etc. Mas o preço subia exponencialmente. Preferi dar passos menores…

Agora é montar o conjunto traseiro. As travas do loader já estão montadas e testadas. Falta agora instalar as bieletas para deslocamento da tela de focalização e as travas da tela em posição de trabalho…

1 curtida

O suporte do loader com a tela de foco instalada e deslocada para encaixar o loader. Quando o loader é retirado, a tela é realocada para seu berço e travada no local. As duas “orelhas” ranhuradas, são as travas que mantém a tela em sua posição de serviço.

1 curtida

Tive mais uma vez uma prova de que impressão 3D exige doses elevadas de paciência e resiliência… NÃO GOSTEI do sistema de articulação dos links de deslocamento da tela de focalização. Não davam a necessária segurança e com o tempo a tela acabaria caindo e como tem vidro ali, a quebra seria fatal.

Reforcei o sistema, mas desta vez, ao invés de quatro parafusos, tive de dobrar a parada… Detesto parafusos em excesso, mas quando é o preço da segurança, tem de por. Com isso, tive de REDESENHAR e REIMPRIMIR o suporte do loader, o que somou mais DEZOITO HORAS de operação e também redesenhar e reimprimir a moldura traseira da tela de focalização (mais OITO HORAS). Mas valeu a pena. Ainda hoje, postarei fotos de como ficou…

1 curtida

Tá chegando a hora do fole…

1 curtida