Grande Formato

Aí estão alguns “print screens” da base da camera. Eles dão algumas pistas dos ajustes possíveis.

1. Tanto a torre frontal quanto a traseira, são modeladas como CREMALHEIRAS. Dessa forma, girando um knob, é possível ajustar ambos os planos em ALTURA;

2. No print, dá pra ver o FUSO de focalização. Usei um parafuso longo, com quatro entradas e rosca trapezoidal. Ele é ótimo para giro rápido e super preciso. É usado normalmente, em impressoras 3D para o movimento do eixo Z. Esse fuso, é girado através de 2 knobs concêntricos. O grande, gira diretamente o fuso. Dentro dele, tem um redutor de engrenagens planetárias com relação 4:1. Girando knob pequeno, o fuso gira 4 vezes mais devagar, o que possibilita ajuste fino do foco. Inspiração do ajuste de foco do ampliador Fuji S69, o famoso Fuji Cabeça Branca;

3. Fixação do carrinho traseiro: Próximo ao knob de focalização, há um pequeno knob, que trava o carrinho traseiro para que ele fique na posição selecionada. Com isso, é possível ajustar o C.G. da camera, principalmente para uso de focalização próxima, onde o fole ficará mais aberto e o peso do conjunto frontal pode comprometer o equilíbrio, pois irá muito pra frente;

4. O trilho longitudinal, foi feito com uma longarina de alumínio em perfil “X”, que também é muito utilizada em impressoras 3D e outros projetos de robótica. Esse trilho permite a utilização dos carrinhos já prontos e também permite que o pé da camera possa ser movimentado em relação ao trilho, utilizando porcas especiais que correm dentro do trilho;

5. Embora não estejam representados nos prints, os suportes do planos tanto frontal quanto traseiro, além de girar em relação às torres, também podem ser deslocados para a esquerda ou direita…

Dá pra brincar um bocado com a posição de focalização e correções de perspectiva…

1 curtida

Tá ficando profissional isso aí! :clap:t6: :clap:t6: :clap:t6:

Chegou a hora do fole. Encomendei o projeto pro Lungov e agora vou comprar tecido blackout pra executar. A cola spray já comprei…

1 curtida

Fiz vários ensaios de construção de fole. É possível? É… Mas é bem chatinho de fazer. A melhor combinação de materiais que encontrei, foi papel kraft preto por dentro e contact preto fosco por fora. O isolamento foi bem eficiente, mas não gostei do resultado visual. Preferi comprar um fole pronto. Tive de reimprimir as duas molduras em função das dimensões do fole que comprei.

Pronto e montado!!! Vejam o resultado final…

1 curtida

Detalhe do fole fixado nas molduras…

1 curtida

Tá linda! O que falta? Agora queremos fotos dela!

Só vou fazer mais uma pecinha, um par de bolhas de nível pra facilitar posicionamento, embora não seja totalmente necessário.

Talvez eu precise também de um tripé melhor. Estou pensando em um tripé de teodolito…

Estou bem perto de tirar as primeiras fotos… Filme eu já comprei…

1 curtida

Entendi que você quer fotos tiradas por ela, mas TAMBÉM vou fazer uma sessão de fotos decentes DA camera… Essas aí foram tiradas com celular e o meu celular tem uma camera bem furreca…

Estou imprimindo também uma “espiral” (que não é espiral…) pra revelar DUAS CHAPAS de filme 4x5". Imprimi inicialmente um modelo para revelar QUATRO CHAPAS simultaneamente, mas como as chapas radiográficas são muito delicadas, é aconselhável revelar duas por vez numa espiral que segure as chapas pelas bordas. O modelo anterior provocava muito atrito…

Claro! DELA e COM ela.

Eu aqui comprei um multi-material pra minha impressora, mas ainda estou brigando com ele. Por enquanto, só apanhei.

1 curtida

popcorn-eating

Vamos a algumas fotos um pouco melhores…

Estas imagens, mostram a camera vista pelo lado esquerdo, com alinhamento padrão (na primeira imagem) e com ajustes no plano frontal nas outras duas.

Cada um dos planos, tanto frontal quanto traseiro, podem ser ajustados:

1. Para cima e para baixo, através de um knob que aciona um sistema pinhão-cremalheira;
  2. Para esquerda e para a direita E TAMBÉM giro segundo o eixo vertical, através de um parafuso que prende a base dos planos às torres de ajuste vertical;
  3. Tilt: Os planos podem girar se inclinando para a frente ou para trás.
1 curtida

Aqui, algumas visões frontais. A primeira imagem mostra a camera com alinhamento padrão. A última mostra com ajustes de tilt e giro vertical. A segunda imagem, mostra detalhamento da objetiva fixada ao “lens plate”. Em cameras de grande formato, as objetivas são fixadas no plate. Para substituição rápida, o plate é removido com lente e tudo. Outras lentes já estão fixadas ao próprio plate…

1 curtida

Aqui, uma visão pelo lado direito mostrando os “gantries”, que são os carrinhos de deslizamento das estruturas dos planos.

1 curtida

Esta imagem, mostra o sistema de travamento do gantry traseiro. Para a operação de focalização, apenas um plano deve ser deslocado ficando o outro fixo. Numa eventual utilização para fotografia macro, com objeto muito próximo da lente, pode-se remover o sistema de travamento do gantry traseiro e travar o gantry dianteiro. Dessa forma, a focalização passa a ser feita por deslizamento do plano traseiro…

1 curtida

Esta imagem, mostra a camera com imagem FOCALIZADA na tela de foco…

1 curtida

Estas imagens, mostram a camera com o FILM HOLDER instalado. Observem que a tela de focalização é basculada para trás e para baixo. Nessa posição, o film holder é introduzido em seu trilho e travado em posição.

1 curtida

Aqui, um detalhe frontal do fuso de focalização com a respectiva castanha de acoplamento. Esse fuso, é uma espécie de “barra roscada”, mas utiliza uma rosca de fios TRAPEZOIDAIS com quatro entradas. É uma rosca de deslocamento super rápido por ter passo bem longo, mas é muito precisa.

Como já contei aí pra cima, existem dois knobs concêntricos pra operação de foco. O tambor grande, gira diretamente o fuso e proporciona uma chegada mais rápida ao ponto de foco. Chegando próximo, passa-se a girar o knob pequeno, que vai girar o fuso QUATRO VEZES mais devagar, o que permite uma focalização bem fina.

Nesta imagem, é possível ainda, observar como se faz o ajuste do plano em relação à estrutura do ajuste vertical. Soltando o parafuso que está loco acima do fuso, é possível ajustar o conjunto do plano por giro e também por deslocamento para esquerda ou direita…

1 curtida

:clap:t6: :clap:t6: :clap:t6: :clap:t6: :clap:t6: :clap:t6:

Muito bom!!! Parabéns, tá ficando excelente!

Sobre o mecanismo acima, vc já tinha falado, mas não ficou claro: foi impresso também?