Já temos uma sala para falar sobre AI?

Não encontrei uma sala para falarmos sobre AI e mostrar trabalhos, acredito que esteja na hora…

A revolução de AI é maior do que a migração do filme para o digital.

/imagine perfect blond woman portrait by Annie Leibovitz

https://cdn.midjourney.com/8d7bae51-42bc-40e4-b77b-f8108a78b2c6/grid_0.png

:slight_smile:

1 curtida

O assunto é muito interessante sim! :ok: :ok: :ok:

Acho que se o assunto tiver aderência suficiente, podemos criar uma sala. Eu, por mim, quero aprender como usar.

Desculpe Carlos, mas não entendi bem, você está falando de AI sendo utilizada para melhorar a qualidade da fotografia?

Acho que não.

Ele está falando sobre chegar num programa e escrever: “Maça vermelha em cima da mesa com uma tolha branca” e deixar o IA gerar as “fotografias” da cena.
Ou alimentar a IA com uma foto e receber “fotografias” derivadas.

Acompanhando. :snack:

Perguntei porque hoje a IA é muito utilizada para melhorar, até salvar a qualidade de fotos…

Pelo que vi, a IA gera variações de fotos, além de gerar fotos a partir de uma descrição. Eu fiz upload dessa foto (é um lebrílope, criatura mítica cruzamento de lebre com antílope):

E as variações foram nessa linha:

Vou qualquer hora dessas tentar com assuntos menos poluídos. As variações devem ser interessantes.

Aí seria, por assim dizer, o uso técnico, redução de ruido, nitidez, upscaling e etc

Fazer uma sala para falar sobre isso?
Do meu ponto de vista deve se começar a discutir esse assunto nos tópicos normais, e se em algum momento virar um assunto interessante muito discutido, com volume aí se abre uma sala específica. Isso pra não deixar o assunto se perder. Em minha opinião muita salas específicas atrapalham a adesão aos temas.

Francamente falando, me soa uma ferramenta que tirou o prazer do processo. Tem cara de de fast food, video do tio Tok, me soa preocupante em termos de fake news.

Pode ser curioso para ver os resultados, divertido. :snack:

Desses que geram imagem eu já dei uma brincada no Midjourney e sei que tem o Dall-E.

Mas achei bem tosquinho, meio inútil.

No Petapixel tem um artigo falando à respeito:
https://petapixel.com/best-ai-image-generators/

Outro dia eu vi um video sobre um desses geradores AI que pegava uma imagem real que por exemplo estava cortada e conseguia criar essa parte imaginária. Aí eu vi vantagem.
Parece que a Adobe está trabalhando em algo assim, meio que pra fazer um “Content Aware fill”.

Uma coisa que seria legal, era que os programas usassem esse lance de inteligência artificial para ir se aprimorando conforme o jeito de trabalhar do usuário… por exemplo, se o cara faz 3x um refinamento de seleção de determinada maneira, daí o programa passar a ser adaptativo e compreender aquela maneira de trabalho.e já fazer automaticamente nas próximas. Ou então ir criando “Macros/Actions” automaticamente conforme o uso.

Mais uma coisa que imagino que acontecerá é a parte de aprimoramento de imagem por AI. Não simplesmente a questão de nitidez e ruído, mas muito além disso. Por exemplo, o cara não tem como produzir uma foto, por exemplo uma carreta, que ele não tenha como montar o setup para fazer uma fotografia publicitária, mas tenha uma imagem de base. Aí a AI faria a construção dessa imagem. Isso meio que já é feito (manualmente) com renderização 3D, mas vai chegar num ponto que foto e 3D estarão unidos num programa só.

Acho que esse é o video que eu mencionei, apesar que tem outro falando de outras ferramentas que não estou mais achando.

Lembro uma vez em que o Croix postou uma foto aqui (ele usava pinholes direto em papel fotográfico) e nunca víamos pessoas nas fotos dele. A explicação dele é que a exposição era tão lenta que as pessoas se mexiam, e ele capturava só o fundo…

Exatamente. Como eu comentei, se pegar tração, a gente começa um tópico coletivo, e daí pra uma sala. Mas se for pra ficar às moscas, não vale a pena.

Seria isso aqui mesmo, utilizar .AI para geração de imagens a partir de prompt de comando.
São infinitas possibilidades, o midjourney nos últimos 6 meses teve um avanço bizarro.

Pois é, talvez uma sala seja muita coisa, mas um tópico daqueles fixos e comunitários seja legal. Vou criar um e postar algumas que tenho feito.

Mistura fotografia / desenho / ilustração.

Exato. Mais uma ferramenta para eliminar o elemento humano do processo, alterando a percepção de valor do trabalho artístico. Já foi embora pintura, música, a própria fotografia também. Fast food é uma ótima analogia, comida boa virou coisa de nicho, grife. 8 ou 80.

Will Photographers Fight Back Against AI Image Generators?
https://petapixel.com/2022/12/23/will-photographers-fight-back-against-ai-image-generators/

Sempre tem algo ou alguém querendo “acabar” com os fotógrafos.

The End of Professional Photography

Para piorar a situação Carlos. Essa tecnologia está eliminando o processo saudável de aprendizado.

https://petapixel.com/2023/01/05/picsarts-latest-app-can-turn-rough-sketches-into-fabulous-ai-art/

https://petapixel.com/assets/uploads/2023/01/Before-after-1-800x533.jpg

:snack: