Já temos uma sala para falar sobre AI?

A câmera, assim como o instrumento e o mac do escritor são ferramentas para se registrar o que o fotógrafo viu, o que o músico compôs, o que o escritor pensou. A tentativa o IA é justamente eliminar esse fator precedente. Vai funcionar para, talvez, 90% das situações, assim como a música comercial atualmente carece de boas composições. Parecem seguir um algoritmo com sons gerados em computador. A maioria das pessoas não se importa. A música pela música, a imagem pela imagem, o livro pelo livro, a comida pela comida. Fast food. Se em algum momento se cansar, para ir além do fast food precisa de um pouco mais de dinheiro.

A Adobe não irá seguir o caminho daquela empresa, massificado… desvalorizando o fotógrafo. Se fizer, perderá clientes fotógrafos e ganhará clientes empresas.

A musica só passa a existir fisicamente quando é tocada por algum instrumento, seja um teclado yamaha ou um violino stradivarius. Um vocalista é 100% autor de sua composição, através dos sons que produz com seu próprio corpo.

Hoje estava fuçando o tal do Chat GPT… vocês já ouviram falar?

Ele consegue reescrever um texto, consegue escrever um programa em determinada linguagem de programação, consegue até mesmo discorrer sobre um assunto e fazer uma conclusão para um texto. Achei no mínimo interessante.

https://chat.openai.com/

Escrevi assim:
Quais são as principais técnicas de composição fotográfica?

a Resposta:

[i]Existem muitas técnicas de composição fotográfica, mas algumas das principais são:

Regra dos Terços: nessa técnica, a imagem é dividida em nove quadrados iguais, usando duas linhas horizontais e duas verticais. Os pontos de interseção dessas linhas são os pontos mais fortes da imagem, e é onde devem ser colocados os elementos mais importantes da fotografia.

Equilíbrio: a composição deve ser equilibrada, o que significa que não deve haver uma parte da imagem que pese mais do que outra. Isso pode ser conseguido colocando os elementos mais importantes da imagem em posições opostas ou simétricas.

Linhas: as linhas podem ser usadas para guiar o olho do espectador através da imagem, e podem ser horizontais, verticais ou diagonais.

Enfoque: o enfoque pode ser usado para destacar elementos específicos da imagem.

Contraste: o contraste de luz e cor pode ser usado para criar interesse visual e destacar elementos da imagem.

Proporção: a proporção dos elementos da imagem em relação um ao outro pode ser usada para criar equilíbrio e harmonia.

Essas são algumas das principais técnicas de composição fotográfica, mas existem muitas outras que podem ser usadas para criar imagens impactantes e bem equilibradas.[/i]

Não aguento mais ler sobre ele nos grupos de ti rsrs

Perfeito!

Acredito o colega Lindsay enganou-se…se, ou não, desculpe-me.

Comparação +/-
Musica/Cantor com AUTO-TUNE X imagens IA

por exemplo cantoras Cher (des )‘afinadissima(música Believe com AUTO-TUNE) x Whitney Houston ‘afinadissima’ (NATURAL)

Cantoras, ‘Natural’, afinadissimas: Barbra Streisand, Karen Carpenters(The Carpenters), Gladys Night, Elis Regina, Gal Costa, etc.

Amo músicas: country, MPB, orquestra, pop, rock e românticas(com orquestra- por exemplo Don Mclean, John Denver, Moody Blues - Talking out of turn, etc).
Obs: tenho um piano Yamaha-minha filha toca.

Abraços

Vejam

documentario no NetFlix

The is Pop (capitulo 2 - Auto-Tune)

Auto-Tune, inventor Andy Hildebrand, afinação de cantores

ahhh mas boa parte disso ele tirou do livro Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Junior

esse negocio do peso da imagem não foi ele quem descobriu, mas foi ele que falou muito disso há muitos anos atrás… o dia que eu entendi isso, me ajudou demais.

A inteligência artificial é um algoritmo que processa informações e conhecimento disponível em um banco de dados. Atualmente a gente não estranha isso com letras ou palavras, mas ainda estranha um pouco com musica, e estamos estranhando bastante com imagens. Mas vai chegar lá.

Pra combater a IA tem que destruir os bancos de dados, fotógrafos, destruam os bancos de dados.(*)

:ponder: caraca, isso daria até um filme não??? Fica a dica…

(*) pra quem não entendeu é brincadeira gente… é só um absurdo…

Então José esse assunto é muito legal, entrar pra valer nesses conceitos é instigante. Ja de inicio se faz necessário entender o conceito de autoria, o que é autoria???

Essa discussão existe há anos, tem aquele cara que faz uma foto sensacional e uma obra de arquitetura, e se acha 100% autor, sequer menciona o arquiteto. Da mesma forma o cara fotografa uma linda imagem de um jardim projetado por Burle Max e não menciona. Se for falar de modelos então… é muito raro um fotografo mencionar quem foi a modelo. E ainda tem que quando algum fotografo rouba uma ideia de um pintor por ex, ai ele não quer reconhecer, como por ex o caso do cara que ganhou um premio com uma foto plagiando uma pintura (ou vice versa, é um caso recente tem algum tópico por ai no fórum).

Sou quadrado. Tô fora disso e nem me interessa o uso de AI nesta área, perco totalmente o tesão na coisa.

Para mim o uso de AI em imagem serve para outras coisas, para uso técnico e científico. Também tem o seu lugar na colorização de imagens antigas, mas continuará com uma boa dose de chutologia, por exemplo não tem como distinguir se uma foupe é verde, azul, marrom ou cinza se a luminância for a mesma.

Agora, para fotografia “criativa”, passo longe.

Nesse caso colorir, com a IA atual basta alguém descrever a cena com as cores corretas.
Imagino que seja feito hoje assim, alguém que viu em cores precisar dizer para quem está fazendo a colorização.

Só que não tem como saber com certeza absoluta a não ser que seja um uniforme ou coisa do tipo…

Pessoal, li os comentários aqui … e achei interessante o debate.

Já temos algoritmos de geração de fotografias bem avançados. A SHUTTERSTOCK passará a usar imagens feitas com IA para venda em seu banco de imagens. Isso irá substituir totalmente a profissão de fotógrafo ? Creio que não. Mas sem dúvidas, alguns nichos serão afetados.

Apenas para nível de curiosidade vejam como gerar fotos com IA neste site:
https://www.craiyon.com/

Claro que a nossa discussão toda é pela fotografia, pois é o nosso mundo, né?
E eu acredito que a IA nunca poderá substituir totalmente os fotógrafos. Uma vez que temos um papel importante no REGISTRO de situações.. Uma IA nunca vai conseguir substituir uma foto “DO CASAMENTO DA MARIA COM O JOÃO COM O PADRE FIDALGO AO FUNDO COM ARRANJOS DE ROSAS BRANCAS AO SEU LADO, E MÃE DA MARIA CHORANDO NO CANTO ESQUERDO SECANDO-SE COM UM LENÇO VERMELHO…” Mesmo que ela possa criar uma cena disso. Não será A CENA disso.

Meu trabalho é basicamente documental, com algumas pitadas de autoria. E tenho dificuldade em imaginar uma IA fazendo o que eu faço. Embora possa acontecer no futuro de deixarem uma câmera gravando tudo de depois extraírem os frames dos momentos que quiserem. :ponder: Mas pra isso nem precisa de IA. :ponder: :ponder: :ponder:

Agora se abrirmos essa discussão pra outras áreas, o uso da IA como substituição da MDO humana não é pra criação de uma sala, e sim de um fórum novo.

Imaginem as profissões quase puramente técnicas como matemática, física e até arquitetura, medicina… É muito provável que algumas essas sejam substituídas por IAs no futuro.
Mesmo a medicina, hoje já é uma profissão tão seccionada que o conhecimento técnico supera o “feeling” do médico.
Daí no futuro o sujeito entra numa cabine, ou deita numa cama, cheia de sensores, fala o que está sentindo e o aparelho faz o diagnóstico. Analisa a ficha da vida inteira do paciente, desde o nascimento, analisa o modo de vida do sujeito, a sua alimentação, seus hábitos de vida / saúde, e traça o tratamento extremamente direcionado e personalizado.
Pq o sujeito pode mentir pro médico dizendo que não bebe, por exemplo, mas não pra IA que irá acessar o histórico de compras no cartão do sujeito.
A NETFLIX tem uma série que aborda essas mudanças e o futuro da humanidade como um todo. "A vida em 1 milhão de anos se não me engano.

Não vejo nada de positivo para o fotógrafo. Pelo contrário. Eu vejo também uma tentativa de controlar a arte. E o pior de tudo, não possuem afinidade com arte.
A perspectiva é funcional e de apropriação. Roubo. Não respeitam autoria. Veja a história sobre o Google Maps. O que eu sinto… Criam startups, tecnologias envolvendo serviços… Lucram.. e o que der errado, não se responsabilizam.

https://helpx.adobe.com/photoshop/using/neural-filters.html

Exatamente. A composição musical independe do instrumento. Assim como a criação fotográfica independe da câmera. Antigamente haviam aquelas discussões intermináveis sobre a cor da Nikon e da Canon. Hoje a gente sabe que a cor final não tem muito a ver com a marca. Sobre os engenheiros da Apple e os livros, é uma extrapolação da mesma regra.

O topico e meio polemico, bom final de semana para todo mundo,

Vou dar a minha opinião sobre a questão.

Acho que ninguém tem a capacidade de prever o futuro (a não ser a mãe Diná) ou sobre como ou o que vai acontecer nos próximos anos, mas a gente pode aprender com o passado.

É inegável que a tecnologia avança ano apos ano, e de tempo em tempos nós presenciamos revoluções nas mídias e em como armazenamos informações, do vinil para o CD para o DVD para a nuvem, da pintura para fotografia analógica e para o digital e em todas essas mudanças, empregos sempre desaparecem e aqueles que não se adaptam tendem a sofrer mais.

Talvez a Inteligência Artificial seja um ponto de inflexão na curvatura do conhecimento, mas como, quando e onde… eu não sei.

Mas o que eu sei, é que, o aspirador de pó não matou a vassoura, o CD não matou o vinil, o Kindle não matou o livro, o digital não matou a fotografia analogica ( deixou aleijado) e a Inteligência Artificial não vai matar a fotografia como a conhecemos hoje.

Profissionalmente possa ter uma grande mudança, mas talvez para o amador ou na arte nada muda, até hoje se faz escultura em mármore, mas não com as mesmas ferramentas que o Miquelangelo usava.

Ou seja, muda-se as ferramentas mas os conceitos continuam os mesmos.

:clap: :clap: :clap: :clap:

Ou seja, muda-se as ferramentas mas os conceitos continuam os mesmos.

Exatamente.