Lente para a Nikon D610 - Sugestões!

Bati o martelo e comprei a 24-120 f/4 VR por R$ 2.500,00, algumas marcas de uso, mas já estou me acostumando que nem tudo pode ser “imaculado”, para o hobbysta é normal ser mais criterioso e exigente com a estética, mas vou aprendendo! Pensei em arriscar no Aliexpress, mas por este valor, achei justo.

Quase caí em tentação com uma Sigma 24-70, novinha, na caixa, por R$ 1.800,00, coração balançou aqui, mas preferir ouvir os amigos e optar pela 24-120 mesmo!

Realmente, o tira e coloca de lente às vezes irrita, quando quero exercitar a composição eu saio apenas com uma fixa e se vira nos 30, mas sempre tem aquela cena “ah, se eu estivesse com a tele aqui! ah, eu precisava de um DF mais ampla…”, rsrsrsr, bem por aí.

Sei que não vai ser uma grande novidade pra turma, mas chegando a lente eu deixo minhas impressões de uso com a D610. Agradeço pelos conselhos e dicas!

Armando Ferreira. Que legal camarada.
Eu lhe sugiro pegar um filtro uv Kef.
Boas fotos.

apoiado… uso exatamente um KF com minha 24-120, o mais baratinho msm do aliexpress no site oficial da marca. chegou em 1 semana ano passado.

Atualizando o tópico, infelizmente, o processo de compra da lente está sendo complicado! :disappointed_face:

Comprei a 24-120 de um fotógrafo do RJ. Aqui, já deixo claro que sempre que possível gosto de adquirir equipamentos de “não” fotógrafos que trabalham com fotografia. Normalmente, são equipamentos bastante utilizados, com marcas do dia a dia, que são meio que inerentes à profissão. Na correria dos trabalhos, não dá para ficar mimando o equipamento. Em outras palavras, a visão de quem trabalha com fotografia é um pouco diferente da de um amador. Há exceções? Certamente, existem pessoas mais cuidadosas, mas, infelizmente, não foi o caso com essa lente.

Recebi a lente no sábado de manhã e, depois dos primeiros cliques, estranhei a falta de nitidez. Tentei imprimir um gráfico de foco e calibrar, mas mesmo assim, a definição dos contornos estava estranha. Não é exatamente falta de nitidez e nem front ou back focus, mas algo diferente.

Levei a lente para passear no parque, fiz 60 cliques e, para minha surpresa, apenas 5 fotos mais ou menos foram aproveitáveis. Seguem alguns prints em 100% diretamente do NX Studio:

Já fiquei um pouco desconfiado e entrei em contato com o vendedor, pois comprei diretamente com ele. Ou seja, só dependia da honestidade dele para resolver o problema.

Levei a lente hoje de manhã para a assistência Nippon em SJCampos, e ao pegar a lente, o técnico se deparou com:

Dois flexíveis rompidos e o VR não funcionando… :disappointed_face: Estou providenciando a devolução da lente para o RJ, torcendo para não enfrentar problemas e que o prejuízo se limite apenas ao valor dos fretes pagos.

Sei que comprar e vender equipamento usado tem seus riscos. Normalmente, reclamamos quando algo dá errado e não comemoramos quando tudo está perfeito. No entanto, pude aprender um pouco mais e me tornar mais criterioso sobre “quem” estou comprando!

Por isso, acredito que o ambiente de venda aqui no fórum desempenha um papel importante. Certamente, compraria sem hesitar de muitos usuários aqui do fórum, por conhecer a integridade de cada um.

Não quero julgar a atitude do vendedor nem afirmar que foi má fé. O importante é recuperar o dinheiro e considerar tudo isso como uma experiência.

Off topic? Talvez, mas pode servir de informação para quem está comprando. Aprender com os erros dos outros é sempre melhor, rsrsrsrs.

Deu ruim. :frowning:

mano que chato…
ele não comentou nada que não estava funcionando o VR?
realmente essa lente sem VR perde um pouco da nitidez se fotografar abaixo dos 1/125… particularmente falando uso a minha sempre com velocidade acima de 1/125 e com vr no modo ativo ligado subindo o ISO pra compensar, como faço eventos com ela as vezes nesta config não tenho grandes problemas, mas realmente se não ativar o vr vai ter que subir a velocidade acima dos 1/250… 1/320. essa foto do sagui que mandei na primeira página está em 1/400 pra vc ter base…
em resumo a lente é boa mas precisa estar funcionando bem se não realmente para os olhos mais aguçados não vai atender. o VR dela me permite fazer fotos com boa precisão de nitidez a uns 1/80 tranquilo… abaixo disso o VR também não faz milagre e se for um retrato por exemplo vai perceber um leve blur que tem seu charme dependendo do que for fazer.

o problema nem é tanto o VR, já que em diversas fotos usei velocidades acima de 1/500 e 1/1000, mas os flats rompidos, o foco não chega no final do curso, fica em um “limbo”.

Eu já estou devolvendo a lente hoje e vou esperar pelo melhor, nem sempre dá para ganhar todas!

Até como teste na assistência, experimentei a 28-300VR, lente de outra categoria e de outro range de zoom, e a nitidez e foco foram excelentes, mesmo em f/5.6. Eu não curto lentes com zoom extenso desta forma, e muito menos começando em 28mm, acho que fica já apertado na DF.

Depois vou atualizando os amigos, mas esta 24-120 não deu certo, paciência

entendi…

chegou a testar uma 24-120 com funcionamento correto pra ver se curte ela?

essa 28-300 já me coçou a mão de pegar uma mas por ser mais escura em tele não iria me atender muito em evento e já li que ela é “razoável” acima dos 150mm então ficaria usando meio que no padrão da 24-120, sem contar que pelo que já li a estrutura dela não é tão parruda quanto a 24-120.
os 24mm não aprece muito pra 28mm mas eu curto demais o look 24mm que a 24-120 proporciona, se estiver viajando e fotografar em jpg o perfil da câmera corrige muito bem as distorções.

em tempo, já tive a Nikkor 24mm 1.4 essa meu amigo, tem um look maravilhoso totalmente aberta.

Ainda não tive a oportunidade de usar uma cópia boa da 24-120 f/4 VR, mas acredito que seja a melhor lente “kit” da Nikon. Minha experiência ruim não me fez desistir dela.

No entanto, há um grande “mas” a ser considerado, especialmente por amadores e entusiastas. Essas lentes são geralmente adquiridas junto com as câmeras, como parte de um kit, e são muito versáteis. Muitos fotógrafos as utilizam sem restrições. Encontrar um modelo totalmente funcional ou, no mínimo, que não tenha passado por manutenção ou sido aberto está sendo bastante difícil!

Nos próximos meses, pretendo arriscar e comprar esta lente nova no Aliexpress por 2.900,00. Recuso-me a pagar o preço de uma usada que o pessoal está pedindo aqui por lentes desgastadas. Encontrei uma que estava um pouco mais desgastada, e tinha certeza de que tinha sido aberta, por 2.500,00 negociáveis. No entanto, a média de preços está na faixa de 3.200 pra cima, também para lentes bem usadas. Os valores de uma lente nova estão fora de cogitação aqui no Brasil, passam dos 5k ou mais…

Hoje, acabei comprando uma Sigma 24-70 f/2.8 de um entusiasta como eu. Ela veio com nota fiscal, caixa, modelo HSM e foi guardada em uma dry box, tudo isso por um preço excelente. Apesar de não ser minha primeira escolha, foi a opção mais viável para HOJE, já que não consegui encontrar uma 24-120 f/4 VR usada a um preço justo no Brasil. Procurei em diversos grupos do Facebook, OLX e outros lugares por mais de uma semana.

Em resumo, para HOJE, tenho a Sigma 24-70 f/2.8 e, para o futuro, talvez considere uma 24-120 f/4 VR apenas se for NOVA no Aliexpress. Não descarto também a possibilidade de ter um conjunto de lentes fixas, como uma dupla 35mm e 85mm. Com base na minha experiência, essas foram as que mais me agradaram quando usei e experimentei as distâncias focais em uma câmera full frame. A diferença entre 85mm e 120mm não é tão significativa, dependendo da distância do objeto fotografado.

Como sempre na vida, quando tomamos decisões, estamos abrindo mão de outras opções. Decidir é também renunciar. Sempre!

Mais adiante, compartilharei como a Sigma se comporta na D610 para a turma!

A 28-300 não é tão pesada e grande, mas a 24-120 f/4 VR possui uma aparência muito mais robusta. Acredito que, por ser uma lente da série N da Nikon, ela seja consideravelmente superior. E não há almoço grátis; de 28mm a 300mm, é inevitável haver alguma perda ótica, o que é aceitável pelo alcance. Nesse caso, a escolha se baseia principalmente na praticidade.

Até agora, não tive a oportunidade de experimentar muitas lentes fixas da Nikon. Se eu me lembrar da época fogo no toba do Armando aqui no fórum, as lentes que testei/comprei foram a 35mm (DX), a 50mm f/1.8D (que não me impressionou muito), a 50mm f/1.4G (que não gostei e achei inferior à 1.8G), a 50mm f/1.4D (que achei decente e leve), a 85mm f/1.8G (usei em DX, então não me atraiu muito por ser muito fechada na época) e a 85mm f/1.4D (uma verdadeira obra-prima da Nikon).

:no: O vendedor deveria ter lhe informado do real estado da lente.
Boa sorte na devolução..Por essas e por outras a compra d equipamento usado em lojas ou aqui no fórum é mais interessante. Essa foi…

É a Sigma com Anel dourado?

eu conversei com ele, e me disse que mandou efetuar a limpeza da lente em uma assistência e em seguida colocou à venda, e não usou. Prefiro escolher acreditar, valeu Leonardo!

Essa mesmo, modelo Sigma 24-70mm f/2.8 EX DG HSM
https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Sigma-24-70mm-f-2.8-EX-DG-HSM-Lens-Review.aspx

Boa sorte com essa Sigma.
Faça um teste completo do af dela incluindo back/front focus.

Tomara! Tô precisando, não é a lente ideal, mas para o momento é o que usarei, já deixei a 24-120 f/4 VR engatilhada para o próximos meses, lacrada e nova no Aliexpress

Se for pegar do Ali tem que ser logo pois eles assinaram o Remessa Conforme.
Aí produtos acima de $50 vai ser 60% + icms sem jeitinho de burlar.

Nas Canon essa Sigma é um desastre o AF, tomara que seja melhor ai.

Não muita coisa na Nikon. Infelizmente.

Eu nunca tive, mas sei quem teve e era cruel.

Chegando aqui eu testo pra vocês, apesar que não fotografo assuntos em movimento, o foco será viagens e artesanato da esposa em estúdio e fotos dela, retrato, acredito que vai me atender bem, tomara

Outra coisa, é que tem diversos modelos desta lente, e talvez as reclamações são dos modelos anteriores, que se generaliza e vira tudo “a Sigma 24,70 2.8…” rsrsrs

Vou torcer aqui! :hysterical:

Armando Ferreira, eu entendo e tambem aacho melhor tentar resolver do melhor modo possivel.
Boa sorte!