a sigma que tive era justamente essa… versão mais atual antes da versão Art.
como eu comentei, ela é boa a partir de f4 por isso acabei ficando com a nikkor 24-120 f4.
como seu foco vai ser objetos e publi vai precisar deixar a lente fechada para não focar apenas em uma parte do objeto então vai de boas.
como o pessoal já comentou, teste back e front focus, a minha tinha um ligeiro front focus em f2.8 quando o assunto ficava em torno de 2 metros mas não atrapalhava tanto e não era sempre que acontecia, por consequência disso eu sempre deixava ela em f4 pois assim ela era 99% confiável.
as cores também ficam zoadas e a nitidez também não é boa nela em f2.8, é uma lente ok pau pra toda obra.
já para viajar é uma boa lente, não tão grande quanto a nikkor 24-70 f2.8.
Recebi a lente hoje, está impecável, incrível como parece nova tirada da caixa, até com os plásticos escrito Sigma originais… top!
Eu fiz alguns testes rápidos e gostei bastante, foco cravado em todas as DF’s, mesmo em f/2.8, como exemplo na 50Tinha tenho que usar -8 no Af Tunning. Mas isso é normal de DSLR, o casamento lente e corpo sempre é uma novela.
vale foto de gato do primeiro teste? (sem edição, direto do LR) rsrs
Uma em 32mm e outra em 70mm, ambas em f/4.
Melhorando o tempo por aqui faço fotos externas.
Certamente a 24-120 da Nikon seria minha primeira opção, mas espero que esta me atenda, se gostar e ficar com ela devo adicionar uma 85mm f/1.8G para complementar, vender a 50tinha e tentar achar uma 35mm FX.
Eu achei ela compacta, é pesadinha, é meio “gordinha”, já que não se estende muito quando muda o anel do zoom, o diâmetro de 82mm também deixa ela bem “cheia” na câmera, mesmo sendo mais pesada, achei ela mais confortável que a 24-120 pelo pouco que usei. Agradeço pela ajuda Fabiano!
Normalmente para as fotos “posadas” da esposa com o artesanato eu deixo entre f/8 e f/11:
E para produtos normalmente em f/8 já me resolve bem:
Para este uso, usar uma FF é overpower, mas estou curtindo muito, depois de usar APS-C por 12 anos, dificilmente volto para o sistema, é bem prazeroso o uso da FF. Em relação de “qualidade” de imagem não sinto tanta diferença, é mais a usabilidade do viewfinder, o uso nativo das distâncias focais e o ISO melhor, mas raramente uso mais que 3200. Fotografia e hobby não tem que ser racional, é importante curtir o “rolê”.
Minha lista Nikonzeiro de câmeras que comprei durante estes anos: Nikon 1Dx (2001), D200, D300, D3100, D3200, D3300, D5200, D5300, D5600, D7000, D7100 e D7200 e, agora, D610, já mirando em uma D810 até o fim do ano!
que bom que curtiu ela, acredito que para seu uso vai lhe servir muito bem… sem contar que pode fazer um crop direto na câmera em DX (acredito que a D610 tenha essa opção) e com o crop na câmera vai ter uma imagem de 105mm mesmo que com menos MP mas vai aproveitar o miolo da lente e ainda quase chegar nos 120mm em resumo as fotos já falam por si ficam tops demais… nem pegaria a 24-120 já que vai usar ela em f8 e por hobby em f2.8 não vai ter problemas.
uma coisa que nunca fiz é comparar as duas, a Sigma 24-70 2.8 que tive vs a Nikkor 24-120 4… como foi uma diferença de alguns anos entre uma e outra acabei que nunca comparei mas imagino que a 24-70 em f4 acabe ganhando em nitidez sobre a 24-120 em f4 considerando que a lente toda aberta nunca tem a melhor nitidez da lente.
Quando eu comprar a 24-120 f/4 VR eu posso fazer uma pequena comparação, o que posso dizer para um primeiro momento, quero pelo menos usá-la por mais alguns dias antes de deixar meu parecer mais embasado, é que estou bastante satisfeito!
Prós que avaliei até agora:
pouca distorção em 24mm
Bokeh muito bonito e suave
foco preciso
construção da lente
pouca aberração cromática
não precisei ajustar AF Tunning, está cravada em todas as distâncias focais
Contras
foco um pouco barulhento
achei o anel do zoom um pouco desconfortável pela posição, muito próximo da baioneta.
Claro que são primeiras impressões, fiz um teste nesta manhã, visitei o CEAGESP da minha cidade, fiz 40 cliques e nenhum deles ficou fora de foco, não tive dificuldade nenhuma de foco em nenhum momento. Em f/4 ela já é muito nítida, em f/2.8 é soft mais nas bordas mesmo. Menor que f/5.6 não percebi grande evolução na nitidez.
Vou deixar alguns cliques de teste, fiz fotos em f/8, f/4, f/6, contra luz, gostei bastante até agora.
Estou plenamente satisfeito com a Sigma 24-70. Ela não é volumosa, nem tão pesada, e a nitidez se compara à da 50mm f/1.8G. As cores, o bokeh… enfim, está me atendendo perfeitamente! A separação do fundo, utilizando-a em 70mm e f/2.8, é impressionante!
Complementando, comprei outra lente, uma Nikkor 70-300VR, que chegou hoje. Acredito que vai complementar meu set de lentes de forma satisfatória para o tipo de fotografia que faço. Nos primeiros testes que fiz, demonstrou ser muito boa. Já havia usado essa lente na antiga D7000 e gostava bastante. Estranhei como é compacta e pequena, comparada à Sigma 70-200 f/2.8 rsrsr.
Prometo que depois ilustro melhor o tópico com algumas fotos. Abraço e boa semana!
Cara acredite com essas duas lentes e sua D610 você não precisa de outro equipamento tão cedo. Você tem lentes que cobrem do grande angular Fullframe (24MM que é bem angular) até os 70 com essa Sigma que é abertura 2.8 constante e uma 70-300 pra fotos mais distantes. Se você já tem uma 50MM qualquer , eu consideraria apenas essas lentes e tá de boa. Uma 70-200 2.8 seja Sigma, Tamron ou Nikon só encheria sua bolsa de volume pra fazer fotos bem parecidas.
Oi meu caro, sim, estou bem satisfeito com este kit, em conjunto com a D610, que para mim é a Nikon que me entregou as melhores cores, está sendo uma experiência muito gratificante!
A úncia mudança que devo fazer futuramente é adicionar a 85mm f/1.8G, que vou usar para retratos com a esposa, ma de resto, estou bem satisfeito! Agradeço por comentar, abraço!
tenho curiosidade em ter uma Nikkor 70-300VR justamente por sem pequena e ter um range bom e qualidade ótica boa…
já tive a 70-200 2.8 vr2 vendi na pandemia e acabei não comprando outra pois o preço está fora da realidade atualmente pela quantidade de uso minha. sem contar que é pesada e grande.
quando puder poderia fazer um review sobre a velocidade de AF dela? se é rápida e precisa em baixa luz por ex. agradeço qualquer informação.
Opa meu caro, por “enquanto” sim, rsrs, para quem fotografa este é o eterno Graal!!! rsrsrs Abraço!
Estou bem curioso para usar esta lente na D610, quando comecei na Nikon, com a D7000, eu tinha o trio 1.8G, 35, 50 e 85, mas esta última não acabava usando muito pois fica muito fechada em APS-C. Valeu pelo feedback!
Oi Fabiano,
Pontos bem positivos:
é bem leve e pequena
foco bem rápido na D610
muito nítida de 70 a 200mm
VR é muito bom, tenho fotografado em 1/125 em 300mm e não tenho tidofotos tremidas.
Ponto um pouco negativos:
AF um pouco barulhento
O VR quando engaja e desengaja faz um pequeno barulho (na D7000 também era assim)
Um pouco soft em 300mm
Mas considerando o preço, os pontos negativos para meu uso não me incomodam.
Paguei R$ 1.750,00 nesta lente usada em excelente estado, e pelo o que havia garimpado, estava de 1.5k a 2k no mercado de usados.
Eu fiz algumas fotos para testar agora pela manha, nada artístico gente, rsrsrs
Melhores Aberturas: entre f/7.1 e f/8 acima de 200mm, com pouca melhora em f/11. de 70 a 180 em f/5.6 é muito nítida no centro, fechando em f/8 há uma pouca melhora.
Percebi que mesmo para pássaros mais estáticos 1/500 em 300mm ainda pode ser lente se les se movimentarem, devo subir para 1/1000 na próxima saída.
Eu gostei bastante da lente em FF, pelo valor pago é bem justa!
Tem motor de foco sim, funciona normalmente nas câmeras mais simples da Nikon. Eu até cogitei o modelo mais novo AF-P, mas não é totalmente compatível com a D610.