Amigos, ganhei de presente essa belezura, com lente 50mm + flash original e alguns acessórios como um filtro para a lente, bag, etc.
Como era da tia da minha esposa, e como imagino ser comum nessas situações, ela guardava no fundo do armário, dentro da bolsa, e por isso a lente está com fungos. O corpo aparentemente está ok (até os cliques funcionam) mas acredito que precise de lubrificação e revisão.
Não faço ideia de quanto esteja valendo uma dessas, mas gostaria de fazer a manutenção dela e depois tentar fazer algumas fotos. Imagino que a lente deva ficar com sequelas depois da limpeza, mas tudo bem.
Minhas dúvidas: será que fica muito caro pra fazer isso? Como falei, não faço ideia do valor dela e nem de quanto sairia a revisão e limpeza.
Estou em Niterói (RJ). Aqui no Rio me indicaram a Centro Foto Copa. Mas me indicaram ainda dois lugares em SP: a Anatec e a Medaglini. Só encontrei o site da Medaglini. Não conheço nenhuma das duas (e nem a daqui do Rio) não sei se consigo enviar por sedex, ou se isso ficaria muito caro.
Agradeço muito quem puder dar umas dicas. Obrigado!
Pois é, eu pensei inicialmente em deixar como decoração. Mas ela está em condições tão boas que tive curiosidade em saber como ficariam as fotos. Estava lendo e ela foi lançada no inicio dos anos 80. Só não sei se esse modelo especifico é da mesma época ou se saiu depois. A tia da minha esposa não soube especificar quando comprou. Chutou que foi há pelo menos 30 anos. Ela usava para fotos da família. Tem o flash original e tudo. Quando me deu ela disse “se não servir pra nada pode jogar no lixo” falei JAMAIS! kkkkkkk Isso aqui no mínimo será uma excelente decoração.
Acredito que o Rogério Xavier poderá te ajudar, procure por ele nas redes sociais. Ele é de São Paulo e tem longa data de trabalho com manutenção em Nikon.
Galera, mais uma curiosidade muito legal dessa câmera: ela foi comprada na Zona Franca de Manaus. A tia da minha esposa disse que a irmã dela trouxe de lá, de presente. Acho que não era fabricada lá, acho que era importada porque em baixo tem escrito “Made in Japan”.
Mas o mais bacana é que mexendo nas caixas originais dela aqui (veio as caixas dela e do flash, intactas) olha só o que encontrei: a nota fiscal de compra e a declaração de transporte dela de Manaus pra cá, pro Rio. É uma nota da extinta companhia de aviação VARIG, no valor de 230 mil cruzeiros, com data de 04/07/1983
Bem por aí msm… câmeras profissionais na época eram caras msm… aí tinham as populares que não tinham/precisavam de sistema de foco, flash não embutido… Agfa e Kodak reinavam, meu pai tinha uma Agfa que tinha uma caixa de acrílico… ele já pagou uma nota nela e era o modelo mais básico… um filme de 12 poses durava o mês.
Eu converti em um site que faz esse cálculo, mas não sei dizer se está realmente correto. Se bem que, se formos pensar, 8 mil em um bem que seria “apenas para o lazer”, não gerando retorno, não é tão barato, mesmo para os padrões de hoje.
Também não sei em qual categoria essa câmera se encaixava. Será que era profissional? Acho que sim, né? Tinha foco, é robusta, tem sapata para o flash, encaixe universal para o tripé…
Caramba, a minha família sempre teve máquinas, mas sempre as baratinhas tipo a Love que era descartável, ou aqueles modelos de plástico.
Imagina, 12 poses durar 1 mês! Hoje em dia a gente reclama de cartões de 64GB “é pouco, preciso de 256GB” =)
Cruzeiro Cr$ 15/05/1970 a 27/02/1986
Cruzado Cz$ 28/02/1986 a 15/01/1989
Cruzado Novo Ncz$ 16/01/1989 a 15/03/1990
Cruzeiro Cr$ 16/03/1990 a 31/07/1993
Cruzeiro Real Cr$ 01/08/1993 a 30/06/1994
Real R$ A partir de 01/07/1994
04/07/89 era Cruzado Novo.
eu tinha esquecido completamente desse Cruzeiro Real
outras épocas kkk
nas férias de julho levei meu filho no zoológico de Itatiba/SP, falei pra mim mesmo “vou fazer poucas fotos, apenas as essenciais, sem fazer fotos repetidas” no fim do dia resultou em pouco mais de 300 fotos com poucas repetições de animais ou paisagens algo impensável na época da película kkk
mas até que achei que atingi o objetivo, foi uma quantidade boa de fotos.
Eu consertava minhas analógicas no Almeida e Edir, no Centro do Rio, mas eles fecharam, parece. Há pouco tempo, fiz um reparo em uma OM2 no Centro Foto Copa e ela está ok, fui muito bem atendido. Tem o SR Barreto também, na praça Tiradentes (mesmo prédio onde ficava o Almeida e Edir), mas nunca fiz manutenção com ele.
Por coincidência enviei hoje duas câmeras para o Medaglini, mas foi por DHL. Custou menos de 60 reais.
A qualidade do serviço deles é excepcional. Só é demorado e depende de ter peças a disposição.
O Cento Foto em Copa resolve muita coisa, conheço eles a anos. É um bom lugar para limpeza de lentes manuais.