Migração: Vantagens e desvantagens

Sou Usuario de NIKON com sensor Cropado, utilizo uma sigma 150-600mm e uma 35mm.18.
Trabalho com fotos de vida selvagem e ultimamente tenho sido chamado para trabalhos que pedem uma qualidade melhor de imagem. Pensei na Z6ii + adaptador, filma em 4k e log. Mas disseram que o adaptador pode interferir no foco da 150-600mm (sei que perco alcance) e vou precisar de mais baterias. Sobre a questão do foco, o que poderiam me esclarecer, ou mesmo outra alternativa ! Obrigado
@guilhermepantanal

1 curtida

@guilherme_jj , blz?

Só para deixar claro: vc perde alcançe pq está indo de uma câmera DX para FF e não por conta do adaptador. Ok?

Não ficou claro isso acima.

Sobre o Adaptador FTZ fazer uma lente ficar mais lenta, não faz muito sentido, visto que ele é apenas um acoplador eletronico entre os diferentes tipos de encaixa (mount) : encaixe Z para o encaixe F. Mas, tem outros fatores que podem deixar o autofoco mais lento.

Eu testei Tamron 70-200 F2.8 G2, Nikon 200-500 F5.6 e Nikon AF-S 300mm F2.8 BR (com TC de 2x e TC 1.7) com a Nikon Z6 e não notei nennum demérito de funcionamento. Mas essa é a minha experiência.

O que eu já li, mas nunca testei, é que algumas lentes realmente são mais lentas com a Z50, por exemplo. Alguns dizem que é por conta do tipo da bateria. Mas não sei dizer ao certo.

O que também já li é que o autofoco na Z5 não é tào bom quanto na Z6 e consequentemente Z6II.

O que exatamamente falaram com você que poderia acontecer?

Além disso outra coisa que você tem de considerar/entender é o a questão do EVF (electronic viewfinder) em relação o OVF (optical viewfinder) das DSLR’s. Dependendo no modelo da câmera existe um atraso/blackout na imagem vista no EVF. Sugiro dar uma pesquisada sobre isso.

Segue aqui um exemplo:

Com relação a bateria da Z6II, sim, vai precisar de mais baterias. Em relação a DSLR da Nikon a Z gasta mais bateria.

Outra coisa, a sua 35mm F1.8 deve ser o modelo DX, certo? Se sim, ao conectar na Z6II ela vai automaticamente reconhecer que é uma lente DX e ativar o modo DX. Com isso a foto passa a ter ~11 MPX.

fonte:

Você comentou sobre alternativas de lentes : para isso seria interessante olhar as opções nativas Z, por exemplo, a Nikkor Z 180-600mm e até mesmo a Z 35mm F1.8. E, obviamente, tem o custo envolvido nisso.

Isso e só um panorama geral para você pensar por conta da migração para mirrorless. Qualquer dúvida é só falar.

1 curtida

o @peccioli tem a Z6II e pode comentar melhor.

1 curtida

Então galera, como eu disse, uso 2 cameras nikon sensor cropado com lentes 18-55mm , 70-300mm VR2, 35mm DX 1.8 e a sigma 150-600mm. Moro no Pantanal Sul e trabalho com fotos de fauna, Paisagens, natureza de forma geral. Mas começaram a aparecer eventos de empresas grandes por aqui, e tenho sido chamado sempre, quando vejo que dá prá atender com meu material. E tambem vem surgindo uma demanda de videos, não só de animais, como veículos e pequenos reels.
Entendo que o alcance eu vou perder, mas em um grupo de fotógrafos aqui no estado disseram que o foco é comprometido pelo adaptador de lentes ( nunca havia escutado isso) e precisaria de baterias extras por estar quase sempre fora da cidade a trabalho.
O ponto é: Ter uma foto com uma qualidade, um vídeo com auto-foco cravado e podendo trabalhar melhor as cores. Meu equipamento é um “trator” , mas segura onda de baterias e aguenta as intempéries por aqui.
Pra não alongar ainda mais, pesquisei o corpo da Nikon D780, mas os preços estao qse identicos. Obrigado pelas respostas. :fist_right:t3::fist_left:t3:

@guilherme_jj Sobre o adaptador de lentes, o pessoal que comentou com você citou especificamente Nikon ou foi para outras marcas? Tipo usar lente Canon em corpo Sony?

Com relação a bateria você pode pensar em um powerbank junto com esses carregadores de bateria USB.

Segue exemplo de um modelo: https://a.aliexpress.com/_mMckeS8

image

Normalmente leva de 2,5 a 3 horas para carregar 1 bateria.

Daí você consegue carregar em qualquer lugar ou até mesmo dentro da mochila.

Eu uso esse tipo de carregador a muitos anos.

2 curtidas

Falaram sobre ser corpo Nikon Z com adaptador usando a sigma 150-600mm. Mas até onde eu imaginava, essa sigma tem encaixe para outras marcas tbem. Disserem que o foco por IA ficaria prejudicado :man_shrugging:t2:

1 curtida

Excelente idéia

1 curtida

@guilherme_jj , agora eu entendi o que está acontecendo.

Não sei se chegou a ver esse vídeo do Steve Perry: https://www.youtube.com/watch?v=YqKaUjjaA70&t=518s Coloquei o link já na parte que ele faz a conclusão sobre a velocidade de foco.

Em resumo: ele demonstra que a velocidade de deslocamento do foco da posição de foco mínimo até o infinito é maior quando a lente está conectada a uma camera Z em relação ao um câmera DSLR.

E com isso existe uma suspeita que possa ser o adaptador FTZ. Obviamente tem vários outros fatores envolvidos. Mas…

É preciso entender que existe uma grande diferença entre os sistemas de autofoco entre Z e F na Nikon. É necessário entender os modos de AF no sistema Z principalmente em como eles diferem de funcionamento em relação ao que existe em DSLR.

Eu não tenho acesso ou oportunidade para testar vários equipamentos, mas o que vejo pela internet é: a taxa de acerto no sistema Z é bem alta, mesmo com o adaptador FTZ. Já com relação ao sistema de rastreio é parece que existe uma diferença de desempenho comparando a mesma lente com DSLR. A Z6II/ Z7II tem dois processadores Expeed 6. Z6 e Z7 tem apenas 1. Isso já vez uma boa diferença no sistema de rastreio. Z9/Z8, Z6III e Zf usam o novo Expeed 7, que é muito, muito bom.

Depois que saiu a Z9/Z8 eu não vi mais ninguém reclamando de diferença de velocidade de autofoco com lente usando o adaptador FTZ. Se bem que também não fiquei mais pesquisando sobre isso.

Parênteses: Os adaptadores FTZ e FTZ II em termos de parte elétrica são idênticos. A diferença é que a versão II não tem a parte de montagem em tripé para acomodar melhor o corpo da Z9 que tem o grip integrado.

Conheço pessoas que usam a Z6II + FTZ + Sigma 150-600 C para fotografia de aves e elas estão bem satisfeitas com o conjunto.

Volto no meu ponto inicial, entender os modos de AF para o Z é muito importante, Principalmente quando usar os modos wide-area (com deteção IA) ou auto-area AF (com deteção IA) e também entender como ativar o rastreio.

Segue o link do manual da Z6II para você ver quais modos estou comentando: Focus

Segue um vídeo do Hudson Henry mostrando o Wide-area AF (com detecção de IA) e depois o rastreio. https://youtu.be/tVKChEnkjR8?si=r7tYSDPOZe40L68I&t=243

Nesse vídeo também tem exemplo do blackout EVF que comentei acima.

1 curtida

Não sei se chegou a pesquisar sobre cartões de memória.

Mas quando for fazer recomendo esse link:

1 curtida

@guilherme_jj o @peccioli já postou aqui na comunidade suas impressões sobre a Z6II, segue o link

Eu tenho a z6II e posso afirmar que não há diferença no foco com e sem adaptador. Tenho uma lente Z e uso o adaptador pra fotografar com a 85 e 24mm. Não há nenhum milésimo de atraso.

A z6II hoje é uma excelente pedida, qualidade excepcional, velocidade de foco, dois cartões.

1 curtida

Eu tenho a Z8, tenho uma 300mm f/4 PF e tenho uma 180-600 Z. Também já pude experimentar a 200-500 5.6 da Nikon na Z8.

Minha experiência foi que com a 200-500 o foco ficava impraticável, mas isso foi antes do Firmware 2.0, depois disso não testei novamente, mas dizem que melhorou de forma considerável.

Porém é fato que a 180-600 é um foguete perto da 300mm f/4 que é fixa e rápida, além de ser uma lente DSLR “moderna”. Isso se deve ao fato das novas lentes utilizarem motores de foco lineares e também que nas lentes Nikon mais antigas o sistema de foco utilizar outro método (não me recordo o nome agora, mas é como se fosse um parafuso ajustando os elementos de foco).

Sinceramente no seu caso específico, eu compraria uma D780 se isso for de fato uma necessidade latente.

Embora eu tenha a Nikon Z8 e a 180-600, me agrada muito mais para fotos de aves o conjunto aps-c que uso, alcance para mim é o mais importante, até porque fotografamos assuntos distantes e as condições do tempo e temperatura afetam a qualidade de imagem além da luz.

Investir em uma lente fixa (Nikkor 500mm 5.6 PF) também pode melhorar sua qualidade de imagem, talvez bem mais que utilizar uma câmera FF.

Esta é minha experiência.

1 curtida