Migrar de Equipamento

Boa tarde colega
Olhei umas fotos… Parabéns! :clap:

Veja o Tópico Mundo Fotografico: Migrando para mirrorless

Veja um artigo

Minha opinião de um ( muito) amador… ou Hobby. Meia boca rs
Fotografo Aves 80% tempo

Tenho Canon T5i e Canon 80D e 5 lentes

Comprei a Canon T5i (2017). Primeira DSLR.

1. A Canon T5i é ‘lenta’ capaz de tirar até quatro/cinco fotos por segundo no modo disparo.
  2. ISO até 400 máximo para aves EM VOO!
  3. 9 pontos de foco

Pensei, pensei, em 3 opções: (câmeras novas)

6DII, 80D, 90D

1. 6D II: lenta foco, trocar as lentes(não todas),
  2. 80D foco rápido, 7/8 por segundo disparo contínuo, sensor novo, etc
  3. 90D foco rápido, 10/11 por segundo disparo contínuo, sensor novo, video 4K, etc
    (faltou R$ 2mil…)

Escolhi 80D! 24,2M, sensor ‘moderno’, ISO até 1.600/2500 10/11 disparo rápido, 45 pontos de foco, etc. Contente 100%!

Desculpe-me, colegas e usuários, não tenho interesse por Canon Rp e Canon R. 0% Nenhum interesse!

Canon R5, R6 e R3 claro, mas é caríssimas, para mim.

Hoje minha escolha: ‘se…vou trocar ou seguro paga’ ou ‘especulação’: Canon 90D ou Canon R7.
Fotografia de paisagens, pessoas ou macro, etc. Até dava Canon T5i, Rp, R ou Serie M.
Mas fotografia de aves e fotografia de aves em Voo prefiro T5i, 80D, 90D, R7, em sequência.

Abraço

Várias pessoas falaram em “por diversão” e este é prioritariamente meu caso. Não sou profissional. As vezes penso seriamente em migrar para uma Nikon D700.

“Migrar” é uma brincadeira, claro, mas poder usar uma D700 com algumas Nikkor mecânicas que tenho é algo que estou pensando mesmo, por pura diversão.

O bom que a D700 tem motor de foco no corpo. Algumas lentes da linha D são excelentes como a 35MM D 2.0

Aí um ponto que iria dizer e vou além…
Antes eu ficava um pouco limitado no enquadramento com a minha 6D foco b*sta… Agora com as Mirrorless, enfio a câmera em cada lugar e sei que ela vai focar e também uso e abuso do visor articulado. Com essa câmera meio que destravou umas composições que eu nem imaginava antes…
Sério, eu taco a câmera em todo quanto é gretinha… Tenho feito foto de inauguração de supermercado, aí eu brinco (supermercado é sempre lugar que não pode fotografar né), mas neste caso eu fotografo e ainda recebo pra isso ehehe. Taco sem dó a câmera dentro da geladeira, das prateleiras, dentro das cestas, dos carrinhos hahaah. A câmera é até pequena, vai que vai.
Inventei agora até uma técnica que faço foto de drone Fake…Coloco a câmera no monopé, timer, cabo disparador, lente UGA e sai uns ângulos Plongês jamais imaginados haha.
Fora isso, com o monopé ainda dá pra fazer uns ângulos top-down (bird eye) que não dava pra fazer com a 6d… Até daria mas o “timing” do negócio seria 3x mais difícil.

Eu estou amando usar uma lente UGA, a RF16mm. Ela é clara, então não preciso torar no ISO, mas melhor que isso ela é compacta e consegue chegar bem próximo. Minha anterior não permitia fazer isso… e se for pensar era uma lente até mais cara (RF16mm vs EF17-40).

Excelente isso cara, veja que para você compensou o custo câmera e lentes e ainda melhorou seu trampo…

Isso aqui que é fod*.

Nosso dinheiro desvalorizou demais. Nunca gastei um monte no corpo das câmeras, sempre o mesmo padrão de valor, em dólar. Porém em real, foi um arregaço.

Lembro que as 60d, custaram na média de 940 dólares, a R$ 1,78
As 80d, custaram perto de 950 dólares tbm, mas aí estava perto de R$ 3,50.
E a RP, comprei no PY em 12/2021 por 1030,00, mas aí tava R$ 5,60.

Do lado das fabricantes, nota-se que Canon e Nikon fizeram uma diminuida no leque de câmeras e lentes. O “ticket médio” das câmeras recentes é mais elevado, justamente para focar no público mais profissional digamos e também por conta que o público amador está satisfeito com celular em muitas situações.

Do lado do consumidor brasileiro, eu acredito que os investimentos precisam se justificar porque de 2010 até 2019 o dólar meio que ficou estável , com valor abaixo de 4 reais. Mas depois da pandemia, com dólar a mais de 5 reais, acredito que o valor investido em câmeras, lentes , do sistema mirrorless precisa realmente se justificar , ou seja, o nível de serviço dos fotógrafos precisa pagar os custos e os equipamentos precisam dar lucro a curto ou médio prazo.

Isso mostra porque muita gente ainda usa DSLRs no Brasil. Simplesmente questão de custo x benefício. Acredito que por aqui as DSLRs ainda terão mercado de longo prazo. Seguiremos contra a tendência européia - americana simplesmente por um fator chamado ‘custo Brasil’.

Ainda tem um recurso não necessariamente das ML, mas das câmeras modernas: a conexão com celular. Vc coloca a câmera em um canto e vê no celular o que a câmera vê. É um recurso sub-utilizado (subutilizado?), mas quando eu uso, destrava um monte de empecilhos.