Migrar de Equipamento

Mike eu concordo com vocÊ. Acho que a melhor câmera é aquela que seu dinheiro pode comprar e aquela que te se paga e te dá muito lucro. Meus equipamentos já se pagaram há muito tempo. Não uso equipamento de ponta, minha DSLR mais nova tem quase 10 anos de mercado e tá ai firme e forte kkkk .

Pra entender um pouco este conceito segue uma aula interessante:

Bem eu estou com 6 (seis) mirrorless aqui, 4 dSLRs e mais 3 compactas… É um caso grave de GAS crônico.

Só migro de equipamento depois que todas elas pifarem e quando isso acontecer talvez a tecnologia ja tenha mudado tanto que valha a pena pagar para ver e talvez recomeçar o GAS, talvez nessa época já tenham inventado uma câmera holográfica de 1 Terapixel e cartões de memória quânticos.

Ate tu Brutus?

Deve ter algo em cada uma que poderia ser chave para seu trajeto. não? Eu sei que voce teve algumas cameras mais especificas com sensor foveon ou video. Manda ver nas suas coisas . Eu verei as minhas. Bom domingo. :ok:

Haha eu nunca neguei isso, foram oportunidades de compra no exterior na maioria das vezes ou alguma situação dessas que consideramos irresistíveis. E tive bem mais, pelo menos não tenho mais nenhuma câmera Canon nem Fuji, tive muitas delas e reduzi meu conjunto MFT drasticamente. Ainda tenho muitas lentes e uma hora dessas pretendo dar uma racionalizada, pois tenho muitas coisas redundantes.

Aqui tenho algumas Foveon, por ser entusiasta e por farra. São atualmente 4 câmeras, já foram 9…
Duas Pentax que uso para trilha e astro. Poderiam ser as minhas câmeras de uso geral sem o menor problema.
As Sonys são as minhas “principais”.
As MFT LX100 e GX85 eu comprei antes das Sony para viagem e acabei não vendendo. Dá muito trabalho e é um sistema que demora para vender, então vai ficando. Uso raramente hoje em dia. A LX100 é companheira fiel de viagem
Uma Nikon que é usada fixa em uma mesa de reprodução, só sai de lá se for para o lixo.

No início eu usava muito Canon/Nikon mas sempre reclamei do peso delas e do volume. Resolvi vender tudo e ir para Fuji, tive muita coisa, mas a renderização do X-Trans sempre me incomodou um pouco em certas situações e olha que eu tenho uma paciência monstro e gosto de processar imagens. Vendi tudo novamente e foi aí que comprei a minha 1a Sony, uma A7-II.

Mas nunca foi por necessidade real, várias aquisições e trocas foram simplesmente para experimentar.

Boa tarde amigos. Primeiramente feliz Natal!

Migração é polêmico: pode envolver consumismo, colocar culpa no equipamento, ouvir demais youtubers, etc.

Não sou profissional e meu “payback” seria “calculado” em ter uma ferramente da qual possa expremer bem o suco dela e me permita atingir os resultados que procuro.

Após anos com uma D750, já estava bem surrada e comecei minha transição para a linha Z. Tirei muito o suco da D750, foi um belo instrumento de trabalho. Mas comecei a sentir uma frustração do novo sistema Z. E daí começam alguns questionamentos: estou sendo influenciando pelos youtubers que não é bom? É apenas uma dificuldade em me acostumar (embora me considere uma pessoa que costuma estudar e dominar bem equipamentos)? É ver tecnologias novas e achar que o gramado do vizinho é sempre mais verde?

Bom, após dois anos de Z confirmei que o equipamento tem excelentes qualidades, mas pelo menos suas características começaram a interferir em coisas já resolvidas e a ficar no meio do caminho. Comecei a fazer uma análise:

• vale a pena esperar uma Z6III (ou o que for) e apenas trocar o corpo?
  • pouca gente no Brasil usa linha Z. Tenho viagens planejadas e queria uma Z 100-400 (lente cara).
  • mas se gastar na Z que pouca gente tá usando, será que não terei dificuldade em venda futura?
  • migrar para o sistema RF não seria já investir em um sistema super consolidado (tanto no Brasil como no exterior)?
  • inclusive lojas que conheço tem poucas opções da linha Z. Ou seja, entendo que não acham que valha a pena estruturar-se muito nesta linha (a maioria está com RF e Sony). Achar Z 100-400 é bem difícil, já RF 100-500 e FE 100-400 é beem mais fácil.

Assim, a migração pode ser motivada por outras questões além do equipamento. Nos EUA é fácil ter Nikon, Fuji, Pentax, etc onde todas as marcas tem bom público, com muitas lojas onde se pode experimentar desde uma A6000 até uma Leica M11, com suporte técnico oficial de todas as marcas… mas aqui é outra relalidade de mercado. Parece a informática de meados dos anos 90.

Testei uma R6 e de fato acho uma ferramenta mais adequada pro que eu faço. Boa parte dos meus amigos já era do sistema EF e está indo pra RF. Me sentiria melhor estando em um sistema consolidado, com melhor revenda, mais fácil achar acessórios, emprestar lentes com os amigos, etc. Do sistema Z, só conheço mais uma pessoa no meu clube de fotografia, que também está meio em cima do muro.

Enfim, temos que pensar no que ganhamos com todo esse custo, no que ele se justificaria. Sei que a melhor ferramenta é a que temos e já vi gente com Rebel (ou até com celular) ser muito mais criativo e capaz que gente com 5D, Nikon D850, etc. Por isso ainda estou um pouco relutante mas, como já teste uma R6 estou achando que ela talvez me faça novamente esquecer equipamentos e voltar aos tempos da D750.

Não é fácil nem barato. Mas ficar encasquetado com câmeras também é ruim. Como disse um amigo meu: testou, gostou, achas que vai te ajudar, consegues bancar? Toca ficha ao invés de trazer o tempo todo com isso na cabeça e esquecer do mais importante, fotografar!!

Enfim, muitas formas de opinar…

Feliz Natal para você também!

Acho que o maior problema é saber filtrar as opiniões dos fanboys e youtubers. Isso é chato.

Complicado opinar sem saber no que a sua câmera atual te decepciona e se a Z6-III realmente iria resolver o problema.

Quanto a assistencia técnica, é uma dura realidade. Eu mesmo estou órfão disso, comprei as minhas Sony antes dela sair do Brasil, e o mesmo com as Pentax e Panasonic. Para mim não tem muito problema eu estou de boa com a possibilidade de algum equipamento quebrar e ir para o lixo. Realmente, a Canon e a Fuji pelo menos tem suporte oficial no Brasil, mas isso não quer dizer que ninguém conserte Nikon… O problema é encontrar uma assistência confiável e com preço justo.

AF Shalders, minhas aquisições quase sempre eram usados em ótimo estado. Dificilmente comprei câmera nova (lente sim). Também tive várias aquisições para revender com lucro. Fui um caçador de pessoas que vendiam a preço de banana. Bem, mas parei de fazer isso em 2021 , pois o preço das DSLRs no mercado de usados ainda tá ridículo. Creio que a partir do segundo semestre de 2022, teremos uma redução nos valores.

Feliz Natal! Barriga cheia, fim de ceia, eu poderia comentar muita coisa, mas hoje a preguiça tá maior. Mas sobre esse ponto: Tem pouca gente usando porque ainda é um equipamento caro e pouca gente tem acesso. Mas deve ter muita gente querendo comprar câmeras Z… A dificuldade que vc pode ter seria por não encontrar quem consiga pagar. Fora isso, eu compraria sem medo.

Que me lembro em relação a câmera nova só foi uma 30D e as 50D, essa ultima tive várias novas, porque compra e revendia, e lentes também já tive umas novas, mas á maioria foram usadas… Inclusive estou vendendo algumas coisinhas kkkkkkk … 6D com lente 28-135, 5D Mark III, 5D Mark IV kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caramba minha Dslr foi uma Rebel 300D 6.3 MP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então… mais ou menos o que rolou comigo.
Voce tem câmera que aguenta neve, climas desfavoráveis, câmera pequena para estar sempre contigo, câmera para slide e câmera para seus projetos.
Legal. Bem dinâmico.

A minha primeira foi a 350D

Tenho umas velharias aqui… Uma D40 (6MP) com 1500 clicks e um Olympus C7070 (7MP)… Uma hora dessas vou pegar essas relíquias para fazer uns testes hahaha.

Lembro que em 2004 usei uma C5050 quando fui a Torres de Paine pela 1a vez. A sorte foi que eu levei filme também senão estava lascado, quase não tinha onde recarregar as baterias e as tomads eram disputadas a tapa.

Mas é um desafio guardar tudo adequadamente e não esquecer algumas coisas na ociosidade total. Faz MUITO tempo que não uso as Foveon por exemplo.

É legal ter opções e tal mas no final acaba sendo uma grana que talvez não tenha sido gasta da melhor maneira. Mas o que conta é a diversão que proporcionou ou proporcionará. Mas nunca, nem de longe, foi por necessidade.

De antigas só tenho umas compactas de filme, as digitais vendia para “migrar” paras as novas
Rebel 350, XT, XTi e por ae vai kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bom eu vou dar minha opinião…

No lado Profissional eu entendo que o equipamento deve se justificar financeiramente.
Se aquilo trás um retorno financeiro, ou se é uma oportunidade de custo que futuramente seja vantajoso, a migração é válida.
Eu diria que muito do upgrade é para satisfazer o ego.

Eu mesmo mudei de DSLR para ML pois consegui (ao meu ver) boas oportunidades. Os equipamentos que eu adquiri eu consegui por um preço bem abaixo do mercado, logo, se eu parar de usá-los, posso vendê-los e ainda auferir um certo lucro. Equipamento fotográfico tem uma baixa depreciação, então se o cara for cuidadoso, usar moderadamente, ele faz dinheiro com o equipamento e ainda ganha na hora da venda.
Quer um exemplo disso: lembro que em 2011 meu sonho de consumo era uma T3i, custava uns $550 dólares na época, no Brasil era vendida por R$1200-1500, hoje, mais de 10 anos depois meio que continua com esse preço. Tudo bem que tivemos uma inflação considerável se pegarmos esses 10 anos, mas se formos comparar com por exemplo um celular de 2011 nos dias atuais a proporção é muito favorável pra câmera. Um celular top de 10 anos atrás vai custar no máximo R$150 e vai ser praticamente obsoleto.

Mas uma coisa que percebo… a gente que é meio “elitista”, porque pelo que vejo tem muiiiita gente profissional que trabalha com equipamento básico de 10 anos atrás… tipo T3, lente do Kit e cinquentinha + um flash Yongnuo e tá tocando a vida, ganhando seus dinheiros $.

Eis aqui uma questão que na maioria das vezes é real, e a grande desculpa é porque vai melhor as fotos, e quando vai continua a mesma coisa, qualquer UPGRADE é bom e vale a pena, mas parece que quem as vezes faz isso fica justificando com alguns argumentos sem sentido…se o cara tem grana, não vejo problema, eu meso já viz vários UP, mas sempre porque queria a câmera mais nova, e não porque a minha foto iria ficar melhor, até porque até hoje não melhorou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De filme não entra na conta hahaha !

Pois é.

A câmera nova com mais tecnologia vai trazer mais facilidades na hora de fotografar, porém o resultado vai ser quase igual a antiga.

Sim, mas em alguns casos permite fazer umas coisas a mais em ambientes não controlados, nada que mude da agua pro vinho…
Por exemplo dá pra arriscar usar abertura maiores com mais frequência, dar um subidinha no iso, ter foco automático em lugares mais escuros ou se confiar no ibis pra baixar a velocidade do obturador.

Há um custo “implícito” no upgrade, também.
Equipamento novo, as vezes produz arquivos maiores (principalmente se falarmos de vídeo).
Como consequência, a pessoa se vê obrigada a gastar em computador novo, mais espaço de backup etc. O próprio seguro do equipamento novo pode ficar bem mais caro também.
À medida que os gastos vão se somando, vai ficando mais difícil ter o retorno financeiro.