Andei caçando um monte de grilos no meu sistema. Testei ontem, com a Roseta, a menos de 90 graus da Lua cheia. 4 horas em quadros de 2 minutos cada. Ainda tem grilo a caçar, mas tá ficando bom.
Hoje usei um telescópio que ainda estou tentando domar: Um Celestron EdgeHD 8. 8 polegadas, f/10, que dá aproximadamente 2032mm de distância focal. Exposição única de 0.1 segundo, processada no Pixinsight. Dá pra perceber a distorção da atmosfera na imprefeição da forma da lua.
Um olho mais atento vai perceber que a cratera centralizada da parte superior da lua na segunda foto está pra esquerda na primeira foto e pra direita na última. Um dia, a lua já rotacionou ao redor do próprio eixo mas, por causa da excentricidade do seu centro de massa, hoje ela é gravitacionalmente travada, mostrando sempre a mesma face para nós. Porém o movimento de rotação virou um movimento oscilatório, chamado de precessão.
Opa! Pra fotogragia planetária (inclui a lua, o sol e os planetas), a D7100 funciona muito bem. Mas precisa de distância focal. Nessas minhas fotos da lua, a menor distância focal que usei foi 800mm. A última foi fotografada em impressionante 2032mm. Em 300mm, vc consegue pegar alguns detalhes, sim. Pra ver as crateras, vc precisa de mais aproximação. Eu já usei bastante a minha 100-400 também, e com resultados razoáveis. Mas com telescópio longo, a coisa vira brincadeira.
Pow, show… Telescópio seria legal mesmo, mas deve ser muito caro e acabei de pegar a câmera, que mesmo já sendo usada já é um valor considerável.
Você comentou que usou bastante a 100-400… O fator crop me ajuda nesse quesito, fazendo a 300mm chegar nos 450mm, oq me daria algum resultado pelo menos razoável?!
Meu tripé chega hoje, vou começar a experimentar e tentar alguma coisa.
Note que 400mm, mesmo em crop, continua sendo 400mm, mas com um sensor menor. No caso das imagens acima, eu uso sensores APS-C (mesmo tamanho do da sua D7100) e 4/3 (crop de 2x). De qualquer forma, tem um programa que uso bastante, o , que serve justamente pra simular este tipo de enquadramento. Você pode “criar” um telescópio do comprimento focal que você quiser, pra ver de que tamanho fica o objeto na sua imagem. No caso abaixo, usei minha Fuji X-H1 (também APS-C) com uma 300mm. Já dá uma aproximação boa.
O canal desse cara tem algumas fotos da lua, com uma D5300 e com outra versão da lente 70-300mm… Tenho equipamentos semelhantes. Acho até que a versão da minha lente é mais atualizada que a q ele usa no vídeo. Em breve, começarei os testes.