Monitor custo-benefício 2024

Pessoal, eu andei meio sumido do fórum, não sei se alguém mencionou , mas uma sugestão para esse tópico é o monitor Pichau Perseus Pro.

Eu tenho um desde fevereiro do ano passado, que tive que comprar pois o monitor que eu tinha antes dele , um LG 276E8VJSB o painel pifou depois de exatos 3 anos de uso.

Mas voltando ao Pichau , eu notei que ainda ele está em linha e sendo vendido na faixa de R$ 1700 , mesmo preço que paguei no inicio do ano passado. E ele cumpre o que promete de entregar 100% do espaço de cor sRGB, 94% do espaço de cor DCI P3, delta médio 0,67, máximo 1,6 (tudo isso confirmei pois eu tenho um calibrador ). Ele é 75Hz e tem características que na época não era minha prioridade mas hoje acho interessante como a entrada USB-C que certamente foi pensada pra ligar computadores Apple, mas serve pra carregar celular e também da para usar o monitor com celulares Samsung que tem o recurso Samsung DEX. Ele é QHD , o meu falecido LG era 4K e algumas circunstâncias sinto falta do 4k, apesar que QHD pra monitor de 27pol atende super bem. E as vezes que eu acionei suporte técnico da Pichau, eles sempre me responderam. Enfim, é um monitor white label ainda com um custo beneficio razoável agora no final de 2024, apesar que há opções de monitores 4K com um preço praticamente igual , como o LG 27UP650 que o @Andre_Sena adquiriu

2 curtidas

Poxa @dlgoes pifou com 3 anos de uso, que azar…

1 curtida

E ai @Yago , com qual monitor ficou?

1 curtida

Fiquei com o Dell mesmo. Tenho confiança na marca.
Talvez pegue mais um para substituir outro Dell 24" full hd

Hoje comprei um calibrador também.

2 curtidas

Comprou qual calibrador?

X-rite I1 Display Pro

Pegou com o nome X-rite ou o modelo comercializado pela Calibrite?

X-rite, é seminovo.
O modelo Calibrite que segundo o que pesquisei tem o mesmo hardware, custa novo 3x mais aqui no BR.

1 curtida

Pessoal, resolvi desenterrar o topico pra não abrir outro… caso eu tenha feito besteira, é só me dizer e eu abro um tópico novo.

Seguinte: eu tinha 2 monitores de 24, e um deles pifou (um Dell U2414H, problema na tela - 800 lulys pra consertar), e o outro é um monitor LG antigo.

Daí pensei: vou comprar um monitor novo!

Eu queria um ultrawide de 34" 1440p.

Só que todos que cabem no meu orçamento tem painel VA.

O IPS menos caro é um Gigabyte de quase 4000 reais (e não é curvo - inclusive não sei se é ruim ter uma tela enorme e plana… eu trabalhava com os 2 de 24 inclinados pra poder enxergar melhor, por exemplo).

Será que esses paineis VA são tão ruins assim? Tipo pra editar fotos ou videos?

Vcs usam?

Me ajudem plz… :slight_smile:

Eu nunca usei um monitor VA, mas no ano passado comprei um monitor novo, conforme posts acima, e, urante a pesquisa procurei saber um pouco dos VA atuais e me pareceu que melhoraram bastante. Hoje existe opções com 100% de cobertura do sRGB e com bons angulos de visão. Agora, a maioria dos reviews que li eram superficiais e nos foruns de discussão os relatos/opinões eram 8 ou 80.

Sobre monitor ultrawide lembro de ter ligo alguem comentando que dependendo da distância que vai ficar no monitor (muito próximo) pode ser que começe a observar nas bordas o “efeito” do angulo de visão = imagem com menor contraste. Eu nunca sentei na frente de um monitor ultrawide, tanto flat como curvo, para opinar sobre isso, mas fica ai a observação para você levar em consideração.

Qual o seu nível de exigência para a edição de fotos e vídeos?

Bem, eu uso o monitor sentado a uma distância entre 65 e 70cm da tela.

Quanto ao meu nível de exigência… eu me acho “chato”, mas na real quando as pessoas falam mal de um produto, eu acabo achando mais que suficiente para o meu uso…

Eu edito fotos pra mim mesmo (não trabalho com fotografia de maneira profissional), e ganho dinheiro editando vídeos e fazendo trabalhos de Motion graphics.

Por exemplo seria legal ter um monitor Eizo mas não faria tanta diferença no dia-a-dia e nem me faria ganhar mais dinheiro…

Eu medo é pegar um monitor curvo, ultrawide, VÁ e achar uma droga…

Até pensei em pegar 2 monitores de 27” mas não cabem na minha mesa… (e sim, ter mais de 1 monitor é essencial - por isso pensei no UW e talvez um de 19” ao lado em pé, mas isso ficaria mais pra frente….)

@lsd perguntei sua dúvida em uns grupos de whatsapp que faço parte.

Uma resposta:

Cara o va da LG é bem bom… Ja usei esse monitor numa produtora que faço freela…
Tem uma ótima cobertura de cor
Estranha um pouco no começo pq o preto é mto mais preto…tem mais contraste e etc… E o angulo de visão é menor
Mas a gente trabalha 99% do tempo de frente para o monitor o que não é um problema esse angulo
A nao ser que ele va trabalhar com dos monitores de forma inclinada ai talvez perca um pouco…mas se for lado a lado ou um acima e um abaixo é de boa

2 curtidas

@lsd dá uma olhada no site da LG Brasil, está rolando umas promoções.

1 curtida

Poxa muito obrigado André! Me ajudou muito, me deu mais segurança.

Eu tô de olho num monitor deles, o 34GP63A-B. Essa semana tava 1800, mas não consegui pegar e espero que volte.

Se não rolar, vou tentar colocar um pouco mais de $$$ e pegar talvez o MSI Monitor Curvo MSI PRO MP341CQ | KaBuM!

1 curtida

que isso! por nada!

2 curtidas

Tive mais resposta nos grupos de Whatsapp, mas dentro do esperado:

• se é para cor tem de ser IPS.
  • questão de gosto pessoal com monitor ultrawide

Um outro comentou que o paineis do Davinci Resolve não são moduláveis. E que para o DR é melhor dois monitores do que um ultrawide.

Qual software de edição de vídeo você usa?

2 curtidas

Eu uso o pacote Adobe. Premiere e After Effects 90% do tempo…

1 curtida

Eu nunca usei o After Effects, não sei se tem muita opção de paineis destacáveis / bom aproveitamento para um monitor ultrawide.

1 curtida

No After tem como destacar todas as caixas de ferramentas, inclusive dá pra criar layouts diferentes e salvar - eu tenho normalmente 2 layouts específicos pra usar com 2 monitores, a depender do tipo de trabalho que a pessoa tá executando.

2 curtidas

Oi pessoal, meu monitor chegou. No fim, comprei um Asus VG34VQL3A.

Eu provavelmente vou devolver, mas enquanto eu não devolvo, eu ia perguntar pra vcs que usam monitor HDR como vcs fazem:

1. vcs usam o tempo todo o monitor no modo SDR, OU, com o modo HDR habilitado no Windows?
  2. Caso vcs usem sempre em HDR, vcs fazem um perfil de calibração pro HDR? (pergunto pois eu fiz um perfil de calibração com meu velho i1 pra SDR)

Fora isso, eu estou trabalhando com ele em SDR e pra ver imagens tá lindo, pra ver o restante do windows, tá tudo excessivamente saturado. Estranho né? Pra fotos por exemplo (num programa como Xnview ou o próprio Photoshop) fica tudo certo.

1 curtida