Monitor custo-benefício 2024

@lsd

Eu nunca usei nada no modo HDR, então, não consigo ajudar nessa parte.

Sobre o Windows e as cores saturadas:

1. seu monitor , segundo a Asus, possui um gamut de cores de 125% do sRGB
  2. Se um aplicativo não possui gerenciamento de cor ele ignora qualquer perfil ICC e as coisas tendem a fica mais saturadas. Suspeito que isso é que esteja acontecendo.

Windows 11 24H2 possui um novo esquema de gerencimento de cor chamado ACM (automatic color management) mas eu ainda não sei exatamente o que ele faz. Pode ser que ajude nisso.

Bem li em um review de outro monitor que esses monitores que tem mais de 100% do espaço sRGB tendem a mostrar cores mais saturadas mesmo.

Instalei um software da Asus que permite “travar” as cores dentro do sRGB e fica tudo menos saturado mesmo - mas nesse caso, o único ajuste possível no monitor, é o brilho.

Outra coisa que eu notei, foi que ao trocar o cabo de HDMI pra DP, a imagem deu uma melhorada, aliás o monitor melhora no geral. Dá inclusive pra usar o display acima de 100Hz, e isso melhora vários aspectos…

Ah, no modo HDR, fica tudo menos saturado também, e, teoricamente o monitor exibe 10bits de cor nesse modo… mas tenho trabalhado em SDR mesmo.

Um último comentário - eu não sei se é um defeito, mas a iluminação do monitor não é uniforme (a parte de baixo é mais clara), e há uma mancha verde sutil em um canto, e outra roxa no outro. Não sei se isso é defeito e se devo devolver o monitor (ou usar a garantia).

Inclusive eu ia usar o arrependimento pra devolver o monitor e não fiz isso pois não achei outro pra comprar (34 ultrawide IPS, ou 2 de 27 IPS - que teoricamente seriam melhores de fato) pelo mesmo preço desse Asus…

On the other hand, luminance uniformity could see some improvement, as the lower portion of the panel exhibits two-digit deviations. This may amplify the VA panel’s inherently average viewing angles, so it’s crucial to adjust or look at the gaming monitor properly.

HDR provoca uma uma alteração nas cores, vc realmente precisa disso? E nunca usei em nenhum dos monitores que tenho ou ja tive, inclusive testei, no meu caso percebi que “bagunça o coreto”.

Acho interessante voltar para o começo. Aqui o bagulho é loko pq se vc pegar dois monitores iguaizinhos (nesta faixa de preço) e tentar calibra-los (com a ajuda de calibrador), muito provavelmente vai encontrar regulagem diferente entre os dois, pq lado a lado, na precisão, eles sempre respondem um pouquinho diferentes. A diferença vai aumentando quanto mais longe for o investimento em relação aos dos profissionais acima de $10K. E ainda tem que as salas de edição teriam que ser calibradas, com a incidência de luz na quantidade e posição corretas, com mobiliário adequado, e etc… etc…

Eu aqui relaxei com isso tudo, mesmo porque uma cor mais saturada na verdade é outra cor, e seu trabalho será visto em vários equipamentos desregulados, e ainda tem que varios terão um HDR pra saturar ainda mais suas cores. Bom, pra mim funciona assim por que não trabalho com impressão profissional de prova de cores, catalogos, etc…

Me acostumei com o monitor do momento, toda vez que tive que trocar o aparelho, procurei ver o resultado do trabalho em varias fontes, só pra ter certeza que não tinha nada muito absurdamente errado. Observe a foto em vários celulares, em vários computadores, e até mesmo em TVs, pedindo a opinião de colegas. Imprima algumas, e pronto, ja da pra ter uma noção do resultado, se acostumar e ter segurança com ele.

Para quem quiser saber mais sobre monitores HDR e o que essa tercnologia pode oferecer para fotografia recomendo os links:

1 curtida

Eu aqui na verdade não preciso de HDR, e eu estou trabalhando somente em SDR.

(eu ate poderia oferecer a opção de entregar material de vídeo em HDR aos clientes, mas nunca me pediram… então sigo aqui quietinho, na minha)

Em todo caso, esse meu monitor tem apenas 400nits de brilho, ou seja, é um HDR da shopee, nem tem o preto pretão nem o super brilho pra áreas claras…

MAS como teoricamente tem o gamut ampliado, eu resolvi perguntar pra vcs se alguém trabalha assim, pois imagino que caso ele tenha mesmo uma exibição de mais cores, eu precisaria me atentar a um ou outro detalhe… (ou não, sei lá).

1 curtida

Só pra atualizar…

Citei que havia 2 manchas na tela desse monitor Asus que eu comprei, e eu resolvi acionar a garantia com a loja.

MAS o monitor tá perdido em algum lugar nos correios, e passou mais de 1 mês nessa história, e agora vou ver se consigo um reembolso do valor pago via procon ou consumidor.gov

E com isso, vou voltar à saga de tentar achar um monitor…

No mundo ideal, eu queria um 34" ultrawide 1440p com painel IPS. Ou se nada der certo, 2 monitores de 27 1440p IPS. Mas pelos poucos dias que eu usei o de UW 34, achei melhor pra deixar a mesma mais organizada.. mas enfim…

(estou desde o início de fevereiro tentando resolver isso, tá complicado… usando monitor emprestado ou gambiara… enfim, desculpem pelo desabafo)

Qual exato modelo do Asus que comprou?

Modelo VG34VQL3A

Inclusive agora está menos caro do que quando eu comprei

Putz…que situação!

Torcendo para resolver logo.

Obrigado! Acabei de fazer uma reclamação contra a Terabyte no Procon - eles não estão cadastrados no consumidor.gov. E mesmo no PROCON, é com um outro CNPJ, do PR (a loja, teoricamente, é do ES).

Mesmo que o monitor tivesse sido entregue, eles dão prazos para solução que não são compatíveis com o CDC (30 dias, de acordo com o art. 18), ou seja, mais uma loja pra esquecer..

Fez bem em acionar LSD, já precisei fazer o mesmo com essas lojas: Terabyte, Pichau e Kabum, é sempre a msm coisa.
Se o produto estiver com algum problema, ou se algo der errado a canseira é terrível, desgastante.

Mercado Livre acho que ganha nesses quesitos. O ruim dessa plataforma é você ser o vendedor.

Só pra atualizar, depois de quase 60 dias, a Terabyte disse que vão devolver meu $$$

Pelo pesquisei em videos no youtube, meu monitor tava com problema no painel (manchas e etc).

Agora preciso comprar outro… alguma sugestão? Acho que vou comprar outro 34 UW mesmo… meu limite é 3mil reais, e pode ser um painel VA que seja decente.

Eu estou desde fevereiro nessa novela, ora usando monitor com defeito (que originou a minha compra…) ora usando emprestado…

essa semana esteve em promoção e foi vendido a R$ 1300

Resolução :2560x1440
Espaço de Cor (sRGB) :130%
Espaço de Cor (DCI-P3) :96%

https://www.terabyteshop.com.br/produto/34568/monitor-gamer-asus-tuf-gaming-vg27aql3a-27-pol-qhd-180hz-fast-ips-1ms-130-srgb-freesync-premium-hdmidp

Pensei em comrpar 2 desse… vai ficar uma parte pra fora da mesa aqui e sei lá se vou conseguir dar conta de ver tudo hahaha… fogo: 1 monitor é pequeno, 2 é muita coisa - por isso pensei no de 34, que eu tava acostumando a usar quando devolvi.

Outra coisa que pensei foi pegar um de 27 ou 28, e usar um menor em pé ao lado - alguém usa assim?

Ah Lindsay, eu só não compraria esse que vc indicou pela Terabyte, tentaria outro vendedor, até uma Amazon da vida…

que bom!!!

Sim, tenho diminuído as compras pela Terabyte, a questão é que pra devolver alguma coisa ali é muuuito complicado, seja por defeito do produto ou pelo direito de desistência dentro do prazo de uma semana.do CDC. A Amazon, se for do mkt place tbm não é grande coisa.

Agora, comprar monitor pela internet, normalmente é um experiencia ingrata, ainda mais amarga se for de uma marca não bem reconhecida.

As TVs ou monitores OLED ficam fora do orçamento? Vejo tbm uma galera que gosta tbm de TVs gammer miniled IPS tbm chamada QLED só que ai ja vai pra 43pol e acima

tv pro meu caso é complicado…

sei la to quase pegando esse Monitor Gamer LG Ultragear 34"… R$ 1631 - Promobit