Monitores LCD, Calibradores e Color Space

De nada, pelo que vejo em LG IPS234V: AH-IPS za hubičku - Pozorovací úhly, jas, kontrast a podsvícení | Svět hardware brilho=23 deve produzir 120 cd/m2
então pode aumentar um pouco.

Pictus, perdoe a minha ignorancia, dei uma pesquisada e nao achei nada sobre minha pergunta.
Eu tenho um Mac cinema display de uns 5 anos atras e um macbookpro 2009, os dois displays parecem bem fieis entre si.
Eu preciso fazer um numero alto de prints grandes bem coloridas. Eu estou nos States e uso a bayphoto (acho q vc mora nos EUA, porisso estou comentando, vai ver vc conhece e diz algo sobre isso tb)
Quando recebi minhas evaluation prints, notei que os highlights e shadows estavam bem mais fortes do que meu monitor, inclusive com estouros leves onde no meu monitor nao tem. Eu fiz a cor srgb, poderia ter feito adobe rgb 98, o que vc acha? Na verdade eu sou bem ignorante em color space.
Mas a questao real eh, que eu vou ter que calibrar, qual calibrador vc recomenda p o cinema display? se possivel um que for compativel com o dell, mas na real um que funcione p esse monitor mesmo.
Desculpa perguntar assim, eu normalmente pesquiso muito, mas esse assunto me enrola a cabeca e estou me sentindo bem insegura na decisao. Ah outra coisa, meu budget menos de 200 us.
Perdao pelas perguntas e obrigada se tiver paciencia de responder. :worship:
ah, pergunta idiota: tem q ter calibrador, ne? nao p confiar em programas so, correcto?

Achou errado, aqui é Terra Brasilis :smiley: :frowning:

Os monitores da Apple são sRGB, mas nada impede você de trabalhar em outro espaço de cor.
Se não entende nada de espaço de cor, então fique com sRGB.

Todo monitor tem que ser calibrado com calibrador, nada de olhômetro/programinha…
Escolha um calibrador dos que recomendo lá no Monitores LCD, Calibradores e Color Space

O Bay Photo Support Center
menciona que eles tem 2 opções, escolha a “No Color Correction”
a outra opção nunca vai ficar igual ao seu trabalho!

Este prints devem ser visualizados em iluminação correta, o ideal
é luz indireta do sol, para luz artificial uma solução razoável e não
muito cara é o http://www.ottlite.com/p-346-flex-neck-desk-lamp-black.aspx
A Solux pode ser melhor, mas como todo mundo usa luz fluorecente, então vai de OttLite mesmo.

Obrigada pela generosidade de responder. Tudo de bom. :ok:

Eu ja tinha visto aquele, entao acho q vou de X-Rite ColorMunki Display. q tu acha? :ok:

:ok:

Estou indo aos usa, e uma das minhas compras será um calibrador, pensei em um spyder 4 pro para que possa calibrar as minhas tv’s, porém futuramente penso em adquirir um monitor externo para ligar o meu Mac! Qual a opinião de vocês sobre o spyder 4?

tem a resposta…

Se é para calibrar a TV com o http://store.spectracal.com/calman5/home-video
o X-Rite ColorMunki Display não funciona, mas funciona com o HCFR Colormeter - HCFR Forum & Magazine

The Right Resolution - inkjet

http://www.digitalphotopro.com/technique/workflow/the-right-resolution.html

Bom tópico,

Primeira vez que estou lendo sobre monitores e calibração dos mesmo, e aprendi bastante só por aqui.

Gostaria de uma ajuda, Pictus.

Há algum tempo estou digitalizando meus negativos 35mm e tentando aprender a fazer bem esse processo para não perder os tons e as cores.
Bem, já que espero passar a mesma qualidade para o digital, comprei a algum tempo, por indicação de um amigo, o monitor da dell U2312.
Pelo tópico já vi que ele é o sucessor do U2311 e LED. Bem, estou pensando em comprar um calibrador e gostaria de confirmar, para não fazer besteira, se é aconselhável comprar o X-Rite ColorMunki (http://www.bhphotovideo.com/c/product/798928-REG/X_Rite_CMUNDIS_ColorMunki_Display.html/ul/P/umse/0) ou o Spyder4 (http://www.bhphotovideo.com/c/product/838843-REG/Datacolor_S4X100_Spyder4Express.html/ul/P/umse/0) para calibrar o U2312. Já que eles são mais em conta, porem, se não corresponderem bem ou tiver outro mais aconselhável, as veles vale o investimento.

Outra dúvida, mesmo sem os aparelhos para calibrar, consegue-se adquirir bons resultados apenas com Software específicos para calibrar monitores?

abraços

O X-Rite ColorMunki é mais sensível e consegue mensurar os tons escuros MUITO melhor do que o Spyder 4.
Prefiro calibrar no esquema Calibrando o monitor com Argyll+dispcalGUI

Outra dúvida, mesmo sem os aparelhos para calibrar, consegue-se adquirir bons resultados apenas com Software específicos para calibrar monitores? abraços

Não :no:

marcando pra ler em ksa

Valeu Pictus,

Tinha lido o posto que sugeriu e separado aqui para realizar o processo de calibragem depois da resposta desse tópico, inclusive, parabéns pela postagem.

Já que não tem como caçar com gato, vou dar uma boa pesquisada para comprar o X-Rite ColorMunki.

abraços

Ola Pictus, obrigado pelo post, gostaria de importunar um pouco com uma pergunta. Minhas dúvidas sobre monitores começaram a surgir após eu tomar a decisão de mudar de um macpro, pesado, pra um mac air, devido a mobilidade e as novas configurações de processador e memoria, carregar muito peso em viagens é stress na certa pra mim…

Bom, depois que tomei essa decisão pensei em pegar um monitor, e as dúvidas surgiram. Se a apple tivesse um monitor pequeno, de 21 ou 24, eu já até teria comprado, mas como não tem eu comecei as pesquisas. Como vou aos EUA e Europa em breve, penso em trazer de lá, mas dependendo até compro aqui devido o peso/tamanho/segurança em trazer por despacho em avião.

Seguindo sua sugestão, fiquei entre o ou o . Olhando superficialmente, penso que o Dell seja melhor, mas como eu disse, sou iniciante nesses estudos…

O calibrador indicado, como eu li, seria o mesmo??

Última pergunta, de forma básica, essas duas opções, seriam melhores ou piores que o monitor thunderbolt da Apple? (descartando o tamanho 23/24/27)

Desde já agradeço e desculpa importunar ai…

O Dell U2413/U2713H é melhor do que Apple Thunderbolt, calibrar com o X-Rite i1Display Pro.

Obrigado brother, em breve farei um teste na loja, editando fotos nos dois monitores, para tirar qualquer dúvida…

Obrigado!

Pictus, comprei calibrador que você indicou, muito obrigado pela ajuda, estou assustado como muda a foto com ele calibrado! Vou ter que refazer um monte de foto!

Disponha, muitos pensam que “olhômetro” é suficiente para calibrar… :no:
Se o monitor a ser calibrado não tem LUT interno programável, o melhor software
para calibrar é Calibrando o monitor com Argyll+dispcalGUI
Já fiz zilhões de testes com um monte de monitores diferentes…

Senhores, li esse tópico desde o começo para entender sobre o assunto monitor/painel/calibrador etc…
Preciso comprar urgentemente um monitor para eu trabalhar as imagens, visto que atualmente tenho feito em meu notebook de 14", coisa horrível de se fazer, não só pelo tamanho, mas principalmente pelo limitado ângulo de visão. :aua:

Li aqui sobre painel IPS e os monitores mais indicados pelos amigos foristas. Porém, gostaria de ouvir a opinião de vocês com relação a minha situação.

Eu tenho um crédito bem “gordinho” na loja EXTRA.com e pensei em usá-lo para comprar um monitor. Infelizmente esta loja não disponibiliza pra venda nenhum monitor com painel IPS. Mas hoje vi um monitor que parece ser bacana. Trata-se de um Benq, 24", led, full HD 19:9, antireflexo, ângulo de visão de 178/178 graus (segundo o fabricante). É esse:

http://www.benqbrasil.com.br/product/monitor/BL2400PT/

No EXTRA.com está por R$ 809,00. Considerando que já tenho esse crédito na loja, vale a pena investir no monitor citado? :ponder:
Sei que por esse preço posso comprar um monitor mais indicado para a edição, mas considero a conveniência de ter esse crédito na loja.

Obrigado a todos pela atenção!