Não é uma foto, é um prompt de IA

Certo, mas poderíamos ter um sensor, sensível a uma determinada faixa de frequência que seja entendida como luz, por ex aquelas que estão ali ao lado da visível, como a luz infra vermelha, um sensor que acumulasse essa energia, e dai estaríamos tbm escrevendo com a luz? Ou não? Qual o seu entendimento Felipe?

e fotografia Kirlian?
se uma onda eletromagnetica(eu acho que é isso) pode gravar uma imagem num filme,
isso tbm pode ser chamado de fotografia?

1 curtida

uma outra pergunta,
se como o pessoal anda dizendo, que se tem que levar em conta
o termo antigo de fotografia é escrita com a luz,
então serigrafia poderia ser considerada fotografia tbm?
já que para se fazer a matriz por onde a tinta passa se usa um material fotossensível.
então a matriz seria tipo um negativo e a camiseta seria a impressão final.

1 curtida

Fotografia digital é gravação temporal de uma interpretação de uma imagem. Toda imagem eletronica (analogica ou digital) tem existencia apenas temporal e envolve sempre um processo de codificação e decodificação, ao passo que foto de filme tem existencia no espaço físico.

É um frame de vídeo, inclusive dêm uma olhada depois em “still video camera”, tecnologia dos anos 80 pra gravar fotos numa mídia magnética analógica.

Se vcs tiverem tempo e saco podem procurar pelo “filosofia da caixa preta” do Flusser, no qual ele fala que a imagem técnica (como a fotografia, no caso, de filme, pela época do texto) é uma abstraçào de 3o grau do mundo (sendo que as artes tradicionais seriam abstração de 1o grau, e o texto seria abstração de 2o grau - a fotografia é de 3o grau pois ela vem de um “texto”, que no caso, é o que faz o dispositivo de captura existir e funcionar)

1 curtida

Estamos debatendo conceitos meio engessados, mas que talvez sejam necessários pra chegarmos à definição que queremos. Eu tinha já feito a provocação lá em cima sobre a chapa de raio X, que é uma representação visível de algo que é invisível.

Claro que a gente pode registrar fisicamente a manifestação de qualquer onda elétromagnética. Mas, se não conseguimos ver, ainda assim é uma fotografia? Se pegarmos um registro de raio X e colocar no espectro visível, continua sendo foto? Porque esta representação não tem, a rigor, nada a ver com o objeto fotografado, da mesma forma que três bananas não são cinco maçãs, embora todas sejam frutas.

1 curtida

Minha opinião

Acredito que a IA não faz fotografia!
Não registra o momento.
Não tem sentido, perde, toda graça.
‘Sentimento’, emoção ou prazer…propaganda “Não tem preço”.
Eu vivencio!

1 curtida

mas vc acha é preciso ver para se fotografar?
vc mesmo só fotografa coisas que só é possível ver depois de muito processamento, de certa forma eu tbm, pq as imagens só existem na minha imaginação…
e para um fotografo cego? ele não vê o que fotografa e nem vê o resultado final.

eu acho que o conceitos não são engessados,
as pessoas é que são arraigadas no que acreditam e não querem abrir mão da sua opinião

pessoas com diversas perspectivas debatendo sobre pontos de vistas que outros nem sabem que existem ou não entendem ou não querem entender.

2 curtidas

verdade, nem precisa ir longe, fotografia de longa exposição, meus olhos não estão vendo aquilo que fotografei.

bem lembrado, aliás esse livro funciona como uma “biblia” pra mim :+1:

1 curtida

bora lá gente, outros colegas, participem, a pergunta que fica é:

O QUE É UMA FOTOGRAFIA?

Sem tirar nem pôr… como se diz na minha terra…
Já estava preocupado se com 70 anos devia continuar a aprender o que é o iso, a abertuar do diafragma, a distância focal e sobre todas as outras ténicas da fotografia tradicional… ou se devia desistir e rever o meu portugês para saber formular pedidos de imagens por IA… :smiling_face_with_tear:
Preferia talvez (se ficar sem equipamento fotográfico ou começar a tremer das mãos mais do que o que já tremo), ainda assim preferia fazer desenhos e pinturas…
É lógico que seriam tão maus que teria vergonha de mostrar, mas também as minhas fotos não são nada de especial e tenho por elas um carinho superior, porque como contava a tia do Eduardo… têm cheiro, recordações e o gosto de ter sido eu a fotografar…

3 curtidas

Aqui de frente pra mim, tem uma velha camera Meopta Flexaret III… Foi com ela que aprendi fotografar. Era a camera que meu finado pai comprou em São Paulo na loja Cássio Muniz em 1954. O cheiro dela me lembra infância, juventude e meu velho pai… Isso, também faz parte da fotografia…

1 curtida

Pinturas são fotografias portanto.

Desenhos são fotografias

Quadrinhos são vídeos.

Vocês adoram complicar as coisas pqp…

Para mim, fotografia é aquela imagem que foi capturada por uma câmera, seja analogica ou digital. É o congelamento de um momento real no tempo por meio quimico ou eletronico.

Se foi ou nao manipulada ou não depois, seja por qual meio, ai dependerá da profundidade da manipulação.

Geração de imagens por AI definitivamente não é fotografia para mim. É forçar demais a barra, seja para causar polêmica ou por um outro motivo qualquer.

Tenho dito e revogam-se todas as manifestações em contrário (kkkkkk)

4 curtidas

Calma Carlos… como vc chegou nesta conclusão?

Tem de demonstrar.

Como hoje é sexta feira, pra relaxar, se divertir, um pouco de zoação com base no assunto.

Tai uma foto de produzida por inteligência artificial, que ninguém vai discordar. Essa noticia é de 2019 ok??? Antiga…

1 curtida

Neste caso, o fotógrafo não é o problema. O espectador, sim. Se o espectador for cego, qual diferença faz? Porque somos todos cegos ao espectro com exceção da faixa visível. Há quem transforme imagem em som, mas uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra.

Quanto a ver o resultado final, nenhum fotógrafo vê. Talvez o fotógrafo de grande formato e olhe lá. Mesmo a foto deste é discutível neste aspecto.

se nada pode ser tudo, tudo pode ser nada.