Nikkor Z 135mm F1.8 S 'Plena'

Fala galera beleza? Faz muito tempo que não posto nada por aqui, mas estou sempre lendo tópicos, e hoje resolvi trazer um assunto para saber a opinião de vocês a respeito da objetiva Nikkor Z 135mm F1.8 S ‘Plena’.

Como alguns mais antigos aqui sabem, meu range preferido é o de 135mm, atualmente tenho a antiga 135mm F2DC da Nikon, que uso em uma D610, e as vezes em uma D7200 (Ainda estou nas DSLR).

Ando pensando em migrar para ML, e a 135 não pode faltar no meu set, fui então dar uma “checada” nessa tal Nikkor Z 135mm F1.8 S ‘Plena’.

O preço é de cair o c* da bund*.
$2.5k na BH, e no Brasil ela chega a custar 25k.

E o que eu encontrei na teoria, foram sites especializados e canais grandes do YT, “rasgando seda”, colocando essa lente em um pedestal, elogiando ela em todos os aspectos.

Mas na prática, as “specs” que vi, são decepcionantes. Sério galera, eu não consegui encontrar uma imagem que justificasse o que essa lente custa.

A nitidez dessa lente é fraca até mesmo no Sweet Spot, e arrisco dizer que no Sweet Spot, ela toma “coco” da minha velha 135 DC na D610.

A Sigma 135 ART dá uma surra de “havainas” nela, e pela metade do preço em dólares, e 1/4 em reais.

A única informação que achei coerente nos reviews, é que ela quase não perde nitidez entre o Sweet Spot e a abertura máxima, mas a impressão que dá, é que fizeram o contrário, mantiveram a nitidez medíocre da abertura máxima, em toda a faixa de abertura, inclusive no Sweet Spot, para dar a impressão de manter nitidez na máxima abertura.

Alguém mais pesquisou sobre essa lente? Se sim, o que achou?

2 curtidas

Eu não sei não, hein?!
Eu estou querendo uma 105mm 1.4e, daí estou pesquisando bastante.
Só existe gente falando bem dessa Plena, que a nitidez dela é ABSURDA.
Lembrando que a 105mm 1.4e não é a lente mais nítida do mundo - e de propósito, afinal uma lente de retrato.
Acho q a 135mm Plena é tipo a melhor coisa que existe no mundo sim… Se vc está buscando nitidez

Onde eu vivo a Canon é mais cara. Sony também é. O vidro traseiro dessa lente é enorme, se duvidar pode usar em MF. . O vidro dessas lentes de ponta é mais caro e melhor.Se lançarem uma câmera com 60, 80 MP, lhe garanto que o vidro irá ajudar. 
  Agora, todo mundo consegue comprar essas lentes mais caras?A 135, 85 que estão na casa dos 3000 dólares... 
   Mas você viu a 2870 F2:da Canon? E a 24 105 2.8?  

Não. São lentes especiais. Eu já vi algumas fotos de algumas lentes e são melhores. Por incrível que pareça, tem muita gente que pode pagar. Encontra uma oportunidade. De algum modo consegue.

Nessa distância focal, a Sony tem a opção lente ML Sigma. Tem a Nikon 105 1.4e e a Sigma 135 1.8 art.

. Tem que entender que fotografia flerta com publicidade, com marcas grandes.

Nicho.

Esse eu ainda não tinha visto, bem interessante.

Vamos ver se alguma boa alma faz um comparativo dela com a Sigma!

Valeu pelo vídeo Leonardo!

Já rolou um papo sobre essa lente aqui: 135 1.8 Nikon Plena - Equipamentos / Nikon - Fotógrafos Online (fotografos.online)

Como é do fórum antigo e eu não quero futucar (ainda! :wink:), por enquanto ficam dois tópicos separados.

Por nada Roberto Delano!

Procure pela Nikon 105 1.4 ou Sigma.

Galera, pesquisando ainda sobre a 135mm, me deparei com uma tal de Samyang AF 135mm f/1.8 FE, a princípio achei que fosse uma lente “furreba”, mas fui dar uma pesquisada e fiquei impressionado, tanto com a qualidade quanto com o preço, o único detalhe é que parece que só tem para Sony, mas pra quem vai ter que trocar tudo para ir para ML, não custa nada mudar de marca!

Eu tenho a 135mm f/2 manual da Rokinon/Samyang (é a mesma lente) e é realmente excelente pro meu uso (astrofoto): nítida até a borda em f/2, lindo desfoque (irrelevante pra astrofoto, mas legal pro resto todo). Até criei um tópico sobre ela:

Um Astrógrafo baseado na Rokinon 135mm - Equipamentos - Fotógrafos Online (fotografos.online)

A f/1.8 AF dizem que é tão boa quanto, mas não ajuda pro meu uso específico.