Eu me dei o trabalho de olhar a discussão no Nikon Rumors e a quantidade de gente reclamando dessas duas assistências oficiais é absurda. Reclamações que vão desde demora a serviços mal feitos.
Sinceramente eu não sei como vocês conseguem minimizar essa decisão da Nikon. É a meu ver absolutamente estúpida.
De cara abandona todo um mercado de peças de reposição e ferramentas além do próprio usuário da marca.
As câmeras e lentes não estão mudando, elas já mudaram para componentes eletrônicos complexos que demandam também ferramental específico. Não é só problema de obturador…
Logo esse argumento de que qualquer lugar pode consertar nossas câmeras cada vez mais estará furado é isso trará consequências óbvias para o usuário sem assistência.
É absurdo pensar que no Brasil para sermos atendidos oficialmente pela marca temos que mandar uma câmera para a Argentina.
Garantia então nem se fala. Essa na prática não existe e nos EUA quem precisar dela vai ter no mínimo que esperar muito mais.
Nikon da um tiro no próprio pé e não consigo ver isso nem como contenção de custo. É estupidez mesmo.
A consequência disso só o futuro dirá…
Uma pena porque adoro a marca e ficaria nela tranquilamente mas por esses e outros motivos estou pulando fora.
Eu moro no Rio e sei de pelo menos umas 4 assistências que reparam Nikon. Eu nem precisaria ir a SP para isso dependendo do que quebre na minha câmera.
O problema é que a marca deixou claro que não vai mais fornecer ferramental e componentes de reposição para as máquinas e lentes.
Hoje é fácil fazer reparo num obturador de um D750.
Mas estou cada vez mais duvidando se amanhã essa facilidade será a mesma para quem quiser reparar um IBIS de uma Z7, que por sinal se não estou muito enganado já rolou até recall…
Qualquer marca tem assistência oficial no Brasil.
Melhor dizendo. Acho que a Oly não tem.
Qualquer marca tem garantia de verdade.
A… mas nunca usei garantia. É igual seguro. Um dia pode ser que precise. Aí vai ter que depender de garantia de loja que sabe-se lá como vai importar o componente da marca que disse que não vai mais fornecer componente e ferramental para as assistências que não sejam dela própria.
A sim…
A marca abandonou completamente o Brasil o vai continuar fornecendo peças e ferramental (que é algo sempre ignorado dessa discussão), mas vai parar de fornecer para locais onde ela atua?
Se você acredita, ou quer acreditar, nessa beleza…
Eu não arrisco minha grana nisso para depois acabar tendo um peso de papel ou ter que vender por mixaria. Já tive essa experiencia e não quero mais cair nessa.
A Nikon não tem assistência no Brasil!
Não tem!
A Nikon abandonou o mercado brasileiro por completo.
Você pode criticar a Fuji, mas eles tem assistência oficial e garantia oficial no Brasil.
Que eu saiba a Sony também tem…
Bom ou ruim, restrito ou não por ser só um lugar como é o caso da Fuji ela existe. A Nikon não tem!
O que existem são oficinas que consertam Nikon na medida do possível conseguindo peças sabe-se lá como!
Peças essas que a própria Nikon afirmou que não vai mais fornecer!
Peças e algo que ignoram a todo momento!
Ferramental apropriado que é necessário para se fazer um reparo bem feito num equipamento complexo como é nossas câmeras e lentes.
As autorizadas nao sendo oficiais perderao acesso ao software Nikon de calibracao. (Eu acho que querem proteger tecnologia. Nao discuto isso! )
Custos de transportes sem apoio ficarao mais elevados.
A Canon mesmo sem oferecer garantia vende pecas com valores competitivos. (aprende Nikon)
Amigos, esta noticia só sera irrelevante se a Nikon melhorar muito o pos venda com suas assistencias oficiais restantes.
Uma vez mandei consertar o obturador de uma Nikon em uma assistência não oficial e o proprietário me disse que os obturadores vinham da China.
Mesma coisa que qualquer um de nós importar e mandar em qualquer um trocar.
Se os componentes forem de mesma qualidade e o reparo também, não vejo problema. Aliás, se a tal notícia das autorizadas for verdade, vejo crescimento deste tipo de mercado. Mas a única vez que mandei reparar equipamento Nikon, foi em uma não autorizada, e ficou uma droga.
Como trabalhamos com Nikon já mandei inúmeras câmeras para conserto tanto do obturador e também de outros problemas.
Uma única vez voltou uma D7000 e após uns 1000 click´s quebrou novamente, mas mandei de volta e colocou outro sem cobrar é claro rs
Flashes também já mandei alguns e o serviço foi ok
Essa assistência trabalha com Nikon, e muitas outras marcas, fiz a calibração da Sigma 150-600 com a D750 ficou perfeito. Agora se uma peça barata der defeito e não tiver concerto, vai ser ruim para seguradora… Pois nesse caso eles cobrem o valor de outra câmera, isso só não vale para desgaste natural.
Não entendi Felipe.
Que crescimento se a Nikon afirmou que manterá some te duas assistências nos EUA a as existentes ficarão sem peças de reposição e ferramentas?