Postando de novo e então já que você preferiu ignorar a mensagem que escrevi ontem.
Espero que a moderação não se importe:
“A Nikon não tem assistência no Brasil!
Não tem!
A Nikon abandonou o mercado brasileiro por completo.
Você pode criticar a Fuji, mas eles tem assistência oficial e garantia oficial no Brasil.
Que eu saiba a Sony também tem…
Bom ou ruim, restrito ou não por ser só um lugar como é o caso da Fuji ela existe. A Nikon não tem!
O que existem são oficinas que consertam Nikon na medida do possível conseguindo peças sabe-se lá como!
Peças essas que a própria Nikon afirmou que não vai mais fornecer!“
O problema é que você ignora o fato de que para a Nikon o mercado brasileiro não existe.
Beleza Ernesto.
Se você acredita que tem assistência no Brasil da Nikon e não entende a diferença entre oficina e assistência oficial eu encerrarei minha participação por aqui.
Mas aí mercado de peça paralela chinesa você já viu né?
Controle de qualidade lá embaixo…
Nisso eu concordo. Se criarem um mercado de peças paralelas pode ser que se mantenha alguma assistência não oficial.
O problema será a qualidade disso.
Quanto ao nosso colega no fórum é difícil mesmo debater com alguém que não sabe a diferença entre assistência oficial e oficina que conserta o equipamento…
Se a Nikon fechar mesmo a torneira de peças de reposição e ferramentas essas oficinas ou vão deixar aos poucos de atender Nikon ou como você falou vai ter que se criar uma verdadeira indústria de peças paralelas, que confesso não saber se já existe.
Eu também não sabia, mas acreditei na informação do YP, que disse que o obturador da câmera deve veio da China. Só não ficou claro se o país de origem foi sempre a China, ou se é um produto paralelo.
Acredito que para as assistências paralelas sempre foram peças chinesas, para saber se é original ou não apenas comparando com a peça que já estava na máquna.
Podemos ver que no Ebay e Aliexpress tem tudo quanto é peça e dizem serem originais (vai saber haha).
Sobre a Nikon do Brasil,
Quando tinha a D600 mandei para o recall do obturador e eles fizeram quase 10 mil click´s na máquina, e pelo que sei não fui o único, aqui no fórum mesmo teve esse relato.
Eu não sei o pq existe essa história de só tem garantia se foi comprado no Brasil.
As câmeras são produzidas pela própria Nikon, Canon e cia… não foram feitas por um terceiro lá da na China!
E recall pior ainda, além de serem feitas por eles e com defeito!
Ou compra Canon que apesar de eu não ser usuário prática preços razoáveis, com promoções muito boas, tem um bom programa que faz limpeza de lentes e sensor, assistência oficial e garantia no Brasil.
A Nikon saiu do Brasil por erros dela própria e não por causa dos fotógrafos que tem todo o direito de comprarem onde nem entendem e na qual qualquer marca que se diz global deve dar garantia a seus produtos a não ser que sejam falsificados.
Engraçado que mesmo antes da Nikon sair do Brasil eu conseguia comprar produto Nikon com nota fiscal eletrônica com preço razoável e muito mais barato que os absurdos preços que o site da Nikon cobrava…
Então dizer que somente a Nikon vendia legalmente Nikon no Brasil é um argumento risível.
Canon vende no Brasil a preços razoáveis.
Representantes oficiais da Fuji no Brasil vendem a câmera a preços razoáveis.
A Nikon não fazia o mesmo porque não queria. Simplesmente não fazia porque a marca despreza o mercado brasileiro.
E agora descobrimos que não preza tanto assim nem pelo maior mercado do mundo…
Não existe erro, e sim estratégia das fabricantes. A grande maioria dos equipamentos Nikon usado pelos brasileiros foram obtidos via “mercado paralelo” ou através de viagens internacionais. Os preços praticados pela Nikon Brasil eram absurdamente altos e isso era nítido ao comparar com a Canon e Sony (ambas com representação e distribuição no país). Se a fabricante vende pouco (de forma oficial) num determinado país, torna-se desinteressante manter os custos operacionais. Por isso que a Nikon Brasil anunciou o encerramento das atividades no país em 2018. Como citaram acima, foi uma sequência de erros da fabricante.
Por outro lado, a Canon Brasil aproveitou a oportunidade e conseguia vender equipamentos com alta procura por um preço muito competitivo: praticamente valia mais a pena adquirir Rebels no site do que nas galerias da Paulista ou ML. E de quebra, ainda oferecia parcelamento sem juros e dois anos de garantia. Se adquirisse por outros canais de vendas autorizadas (Casas Bahia, Americanas, etc), só teria direito a um ano de garantia. A Sony Brasil tbm vende alguns equipamentos com valores bem interessantes e garantia estendida. O equilíbrio entre as vendas e o pós-venda no país está num patamar interessante, por isso para elas vale a pena manter a distribuição por aqui.
A assistência técnica autorizada para equipamentos Fuji no Brasil é a Portssar (em SP). Para as câmeras Instax e Finepix, a responsável é a Lovatec.
Se o equipamento foi adquirido fora do Brasil, não é coberto pela garantia.