Novo ICMS importação 2025

Olá pessoal, não sei quem está acompanhando, mas, tudo indica que vamos ter um aumento no valor das importações para 2025, aguardando aprovação dos estados.

Os estados anunciaram nesta sexta-feira (6) um acordo para elevar a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20% sobre as encomendas internacionais, com validade a partir de abril de 2025.

fonte: Estados anunciam alta no ICMS de encomendas internacionais de 17% para 20% a partir de abril de 2025 | Economia | G1

Em um esforço conjunto para fortalecer a economia nacional, as secretárias e secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal acordaram, por ampla maioria, nesta quinta-feira (5), a uniformização da alíquota de ICMS para 20% sobre remessas postais e expressas importadas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS). A decisão foi tomada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comsefaz, realizada em Foz do Iguaçu (PR).

A nova alíquota também busca alinhar o tratamento tributário aplicado às importações ao praticado para os bens comercializados no mercado interno, criando condições mais equilibradas para a produção e o comércio local.

fonte: Em acordo federativo, Estados alteram alíquota sobre importados - Comsefaz

Ainda:

O Comsefaz esclareceu que a decisão levou em conta as alíquotas modais já praticadas pelos estados. Nos casos em que a alíquota modal seja inferior a 20%, a implementação dependerá de aprovação pelas respectivas Assembleias Legislativas estaduais.

O reflexo da medida só terá efeito a partir de 1° de abril de 2025 em razão dos princípios tributários da anterioridade e da noventena.

Segue o link do manifesto da Comsefaz: https://comsefaz.org.br/novo/wp-content/uploads/2024/12/2024-12-05-Manifestacao-Comsefaz-RTS-v2.pdf

Vale ressaltar o seguinte parágrafo do manifesto:

“A crescente utilização de plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço, principalmente para a aquisição de itens como vestuário, eletrônicos, acessórios e artigos de uso pessoal, impõe a necessidade de ajustes periódicos que protejam a competitividade do comércio interno e da indústria nacional”, diz o manifesto.

O que me preocupa é o termo “períodico”. Será que em 2026 vamos ter outro aumento de ICMS?

1 curtida

E para quem tem dúvida de como funciona o cálculo de imposto segue abaixo o link da receita federal explicando:

2 curtidas

Vamos voltar a ficar reféns dos muambeiros.

2 curtidas

Atualmente é 17% mas na real dá mais de 20%.

2 curtidas

sim, pq o cálculo do ICMS é “por dentro”.

2 curtidas

e já tem analista financeiro prevendo dólar batendo R$7,00 em um futuro próximo.

2 curtidas

Logo aumentam o imposto federal também.

1 curtida

Não fiquem surpresos nem preocupados, é a turma do amor.

1 curtida

O imposto é estadual, ou seja, Governadores. Aí eu leio desqualificação do debate falando em “turma do amor”.

É por isso que a gente tá ferrado no país, as pessoas gastam energia nas coisas erradas.

3 curtidas

Depois não querem que haja contrabando, sonegação…
Impressionante como todo tiro que se dá aqui sai pela culatra (do contribuinte)

1 curtida

Houve em 2021 ou 2022 (não me recordo agora), um projeto de isenção para aquisição de equipamentos de audiovisual, esse projeto não foi sancionado pelo então presidente da república Jair Bolsonaro. Ou seja, Bolsonaro VETOU a lei:

eu não vi ninguém se manifestar sobre isso infelizmente.

3 curtidas

Ainda em 2021 ou 2022, já havia pressão dos varejistas para impedir importação de produtos produzidos no exterior. Um dos maiores apoiadores de Bolsonaro, Luciano Hang, sempre desejou isso:

3 curtidas

Então amigos, enquanto não subirmos o nível do debate, seguiremos dando tiros contra o próprio pé. É preciso saber em quem votar pra Vereador, Deputado e Senador. Isso faz uma diferença danada no dia-a-dia nosso como podemos ver.

3 curtidas

Eu compro já tem alguns anos produtos diretamente no Brasil e sem sonegar um tostão de imposto, só compro algo no Ebay ou Aliexpress quando não encontro no Brasil, eu tenho visto valores bastante em linha aqui com o que é praticado no exterior, então não me sinto tão afetado assim.

1 curtida

Raramente compro alguma coisa por aqui. Geralmente em viagens.

1 curtida

Então creio que pouco irá mudar para você também.

1 curtida

Mano véio… que miupia… a culpa é do biruliro… kkkkkkkkkkkkkk e do dono da Havan…

2 curtidas

na verdade é do lobby do varejo, mas o aumento de icms é dos governadores.

image

Essa lei aqui foi vetada pelo Bolsonaro.

image

2 curtidas

@cfcsosa Infelizmente o ministro Haddad está deixando Paulo Guedes orgulhoso.
Conseguiu fazer o que ele não conseguiu.

Para completar os governadores cresceram o olho nessa receita, ja que ficou automática pelo remessa conforme.

Não sei até quando os sites Chineses vão aceitar esse programa com tanto aumento de imposto…

Fui olhar a reforma tributaria, pois o ICMS vai morrer.
O problema é esperar vivo até 2040.

2 curtidas

Dólar a R$6,10
Aumento de impostos
Gastos do governo quebrando recordes

1 curtida