A OM-1 II tem o mesmo sensor e processador, tendo como novidade:
Rebranded as OM SYSTEMS (as you know the OM-1 still has the Olympus name on it).
Double the internal buffer memory
14bit raw for High resolution mode
human AI recognition
better focusing system
A 9-18mm deve ser somente um rebranding.
A 150-600 f/5-6.3 deveria ser o mais interessante…deveria pois depois apareceram rumores que é uma Sigma full frame rehoused - sim, com o mesmo tamanho de uma full frame, negando a maior vantagem das MFTs. Seria desapontador.
Os caras poderiam se espelhar na Panasonic, que claramente tá preocupada em lançar lentes menores, mais leves e mais claras. Lente com tamanho e peso de FF não faz sentido nenhum para um sistema que vende portabilidade como benefício.
Ahn…não muito. Fora a 9mm f/1.7, as lentes Panasonic MFT mais novas (as últimas tem sido rebranding Leica das zooms, com pequenas modificações) foram as duas zoom f/1.7, lentes espetaculares mas que são imensas.
OM Digital também só lançam as da linha Pro, que tem tamanho de lente APS-C (ou maiores).
Saí do sistema (que eu adoro) justamente por isso - virou nicho, vídeo pra Panasonic, aventura / wildlife pra OM. Lentes realmente pequenas deixaram de ser prioridade.
Por aí mesmo. Outra coisa que me desanimou é que o sensor é muito pequeno para resoluções maiores do que 20 MP, a densidade ficaria muito alta, o que demandaria uma ótica absurdamente boa (e cara).
Para video 4k e 6K o sistema aguenta bem mas 8k 16:9 já está bem no limite, afinal são 7680 x 4320 , perto de 30 MP, para isso lançaram as câmeras no formato L
A 9-18mm só trocou a marca para OM System e vem em preto. Mais nada.
E a 150-600mm é a Sigma full-frame com algumas modificações externas, (parece) que alguns controles diferentes, e funciona no Sync IS. E um aumento de…1200 dólares em relação à Sigma Sports em que ela é baseada.
Quanto aos menus, sim - mexeram totalmente no layout já na 1a. versão(somente na O-M1, a O-M5 continua com o velho), ficou excelente (pelo que vi em fotos).
Tem agora uma coisa que TODAS deviam ter (é um problema sério que eu tenho na Fuji): quando uma opção no menu está desabilitada, selecionando a opção aparece uma explicação de qual outro ajuste no menu que desabilitou essa opção.
Aliás: se pegar uma Sony A7R V (ou a A7CR), com 61mp. O crop APS-C dela dá 26mp. Suspeito que se cropar a foto para m43, vai dar perto dos 20mp da OM-1.
Peso da lente Sigma: igual pra ambas.
Tamanho da lente: igual pra ambas.
Tamanho do corpo: praticamente o mesmo - Compact Camera Meter
Peso do corpo: Sony pesada em +124g
Preço da A7RV é maior em 1500 dólares. A A7CR (que é BEM menor) sai 600 dólares a mais. E ambas são FF quando precisarem das vantagens do formato.
A vantagem do m43 sempre foi no tamanho das lentes, portabilidade. Estão matando a maior vantagem do sistema.
Os tarados pelo formato continuarão comprando, pode ter certeza.
Mas sempre é bom explorar outros horizontes, as coisas tomam rumos as vezes inesperados.
Em um desses sites de noticias, nos comentarios tinha um cara feliz porque ele usa uma sigma 150-600 mount EF.
Como é adaptada, tinha alguma restrição de AF que agora ele não vai ter… pelo dobro do preço.
Uso e gosto muito do MFT, mas é fato que faz tempo que portabilidade deixou de ser um atributo significativo.
Câmeras e lentes cresceram bastante de tamanho nos últimos anos, principalmente nos modelos mais top, onde praticamente todas agora possuem visual e pegada tipo DSLR.
Ok, ainda são mais leves e um pouco menores que a concorrência, mas estão longe do que foram modelos como a GX7 (o melhor corpo MFT já feito) e GM1.
Quem quiser MFT de alto desempenho e realmente compacta ficará restrito às E-M5, E-M10 e GX9 (modelos sem viewfinder ou IBIS nem considero).
Para mim, o grande trunfo do formato são as opções de lentes, todas de nível médio para cima, mesmo as de kit.
Estou nessa também Vinicius. A GX7 foi realmente um marco, apesar dos youtubers criticarem muito o EVF. Na real o da E-M10 na época era muito similar e ninguém reclamava, coisa de fanboy… A GX85, posterior de melhor só o 4K, no resto não…
Também nem considero câmeras sem EVF, para mim é condição fundamental.