Pessoal, anos atrás eu senti que minha câmera estava com sujeira no sensor e como faço bastante foto com diafragma fechado essa sujeira acaba aparecendo nas fotos. Aí é uma aporrinhação ficar catando ponto no LR.
Pensando nisso na época (2020) eu comprei um kit com 6 SWABS de limpeza de sensor do Mercado Livre.
Cara que BOSTA!!!
O primeiro é que o swab é menor do que o sensor:
Na embalagem não fala para qual sensor ele é projetado.
Mas o pior de tudo é que ele vem um swab extremamente ensopado com o líquido de limpeza. Isso que complica pois quando você aplica, ele deixa uma meleca no sensor, daí quando seca fica tipo um sebo condensado…
E pra limpar!?
Este é o modelo do dito cujo, se acha no Mercado Livre:
Vou deixar o link embora o anúncio esteja inativo ou pausado para quem puder evitar comprar:
O perigo é o cara ver a lambança e querer limpar com outra coisa que seja abrasivo e riscar o sensor.
Sinceramente, é melhor limpar com cotonete umedecido com Hexano (spray limpa contato) e ir passando aos pouquinhos do que usar isso e estragar o sensor.
Outra coisa que é a maior enganação são os kits de limpeza de lente.
O melhor pra limpar é usar um Vidrex (Veja Limpa vidros, que tiver o mínimo de ingredientes), um jogo de cotonetes e um pouco de lenços Softys…
Vem puxando a sujeira do meio da lente para as beiradas em movimentos de espiral para fora… vai gastar uns 10 cotonetes. depois o lenço usa bem levemente para tirar alguma marquinha que tenha ficado da evaporação do Vidrex.
Pelo menos o Vidrex vc sabe o que é, enquanto esses que vendem… sabe-se lá o que o chinês colocou!
Com certeza. Inclusive tem um tópico relativamente recente sobre isso.
O vidro na frente do sensor (não é o sensor em si) é mais resistente do que a gente imagina. Eu limpo com pincel de maquiagem. Como na minha câmera o tal vidro fica muito mais exposto que nas câmeras comuns, volta e meia em esbarro o dedo lá também. Limpo com paninho umedecido de limpeza de óculos e bola pra frente.
A grande diferença (e que vale a pena tomar cuidado) é pra evitar deixar sujeira cair por trás do vidro. No caso da minha câmera, basta desmontar a frente e limpar. Numa ML é bem mais complicado.
Até agora não achei nada melhor que os lenços umedecidos da Zeiss.
Basta um para fazer o trabalho completo na lente. Seca rápido e não deixa uma marca sequer.
De resto, os tradicionais lenços de papel macio para limpeza dão conta do recado na maioria das vezes.
Os paninhos umedecidos que eu citei lá em cima são exatamente esses da Zeiss. O problema de usar com o sensor de ML/DSLR é alcançar os cantos. Talvez embrulhando um cotonete de sensor com o lenço… :ponder:
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Deixa o cara pô… Volta e meia ele acha umas coisas mto boas e baratas e posta tudo pra gente aqui… Fernando eu dou maior apoio você continuar viu
E limpar o sensor não tem mistério não… Assistência cobra 100 a 150 algo que dá pra fazer de boas em casa… Eu troco bastante de lente, e entre outros serviços faço fotografia imobiliária com diafragma bem fechado … por isso limpo sensor todo mês, e são suas câmeras… Se tivesse que levar na assistência para limpar talvez fizesse a cada 3 meses, digamos, a limpeza, só aí uns mil reais no ano.
Cara, vou ser sincero pra vocês… NUNCA TENTE LIMPAR ESSE SENSOR EM CASA.
A chance de dar problema é muito maior do que resolver. Digo por experiência própria.
Comprei um cotonete desses ai e resolvi passar. Ao olhar, parecia que havia limpado direitinho. Mas com o tempo eu notei que o sensor ficou “manchado”. Sabe quando você passa um pano em um vidro e fica mal limpo? Então, ficou daquele jeito…
Limpeza de sensor é manutenção básica, coisa para se fazer em casa. É o dinheiro mais moleza que uma assistência técnica pode ganhar.
A não ser que se tenha a delicadeza de um ogro, as chances de danificar algo é praticamente nenhuma.
Falando nisso, lembrei que apareceu um reels pra mim ontem, fotógrafa ensinando a limpar o equipamento, usando bombinha fuc fuc no sensor com a CAMERA VIRADA PRA CIMA :doh: :doh: :doh:
Complicado que atinge grande audiencia, mais de 130 mil seguidores…
Limpei semana passada, usei um produto específico para limpeza de sensor que comprei anos atrás e não vou mais usar.
Coloco um pouco no swab e passo no sensor. Quando seca fica tudo marcado igual quando limpa vidro com água.
Aí tenho que pegar um cotonete e ficar passando para tirar as marcas.
O que vocês costumam passar para não ficar assim marcado?
Eu raramente faço limpeza molhada, jogar óleo no sensor é coisa de nikon rsrsrs
Falando serio, aqui eu uso aqueles gel stick, comprei um genérico no ali.
Funciona super bem para tirar fiapo e aqueles pontos pretos.
Na raras vezes que preciso fazer limpeza molhada, uso cotonete comum e liquido de limpeza para monitor.
A mancha removo com cotonete seco.
E os fiapos do cotonete removo com o gel stick.