Nunca, Jamais compre este Swab de limpeza de Sensor!

Pessoal, anos atrás eu senti que minha câmera estava com sujeira no sensor e como faço bastante foto com diafragma fechado essa sujeira acaba aparecendo nas fotos. Aí é uma aporrinhação ficar catando ponto no LR.
Pensando nisso na época (2020) eu comprei um kit com 6 SWABS de limpeza de sensor do Mercado Livre.
Cara que BOSTA!!!

O primeiro é que o swab é menor do que o sensor:

Na embalagem não fala para qual sensor ele é projetado.

Mas o pior de tudo é que ele vem um swab extremamente ensopado com o líquido de limpeza. Isso que complica pois quando você aplica, ele deixa uma meleca no sensor, daí quando seca fica tipo um sebo condensado…
E pra limpar!?
Este é o modelo do dito cujo, se acha no Mercado Livre:

Vou deixar o link embora o anúncio esteja inativo ou pausado para quem puder evitar comprar:

O perigo é o cara ver a lambança e querer limpar com outra coisa que seja abrasivo e riscar o sensor.

Sinceramente, é melhor limpar com cotonete umedecido com Hexano (spray limpa contato) e ir passando aos pouquinhos do que usar isso e estragar o sensor.

Outra coisa que é a maior enganação são os kits de limpeza de lente.
O melhor pra limpar é usar um Vidrex (Veja Limpa vidros, que tiver o mínimo de ingredientes), um jogo de cotonetes e um pouco de lenços Softys…
Vem puxando a sujeira do meio da lente para as beiradas em movimentos de espiral para fora… vai gastar uns 10 cotonetes. depois o lenço usa bem levemente para tirar alguma marquinha que tenha ficado da evaporação do Vidrex.

Pelo menos o Vidrex vc sabe o que é, enquanto esses que vendem… sabe-se lá o que o chinês colocou!

Com certeza. Inclusive tem um tópico relativamente recente sobre isso.

O vidro na frente do sensor (não é o sensor em si) é mais resistente do que a gente imagina. Eu limpo com pincel de maquiagem. Como na minha câmera o tal vidro fica muito mais exposto que nas câmeras comuns, volta e meia em esbarro o dedo lá também. Limpo com paninho umedecido de limpeza de óculos e bola pra frente.

A grande diferença (e que vale a pena tomar cuidado) é pra evitar deixar sujeira cair por trás do vidro. No caso da minha câmera, basta desmontar a frente e limpar. Numa ML é bem mais complicado.

Esses kits são apenas para gastar dinheiro mesmo.

Até agora não achei nada melhor que os lenços umedecidos da Zeiss.
Basta um para fazer o trabalho completo na lente. Seca rápido e não deixa uma marca sequer.

De resto, os tradicionais lenços de papel macio para limpeza dão conta do recado na maioria das vezes.

E o sensor?

Os paninhos umedecidos que eu citei lá em cima são exatamente esses da Zeiss. O problema de usar com o sensor de ML/DSLR é alcançar os cantos. Talvez embrulhando um cotonete de sensor com o lenço… :ponder:

Eu tenho usado o lenço umedecido Zeiss embrulhado em um swab seco de limpar sensor.

É exatamente assim que faço. E uso com cotonetes comuns, apenas dobrando o lenço no tamanho correto. :ok:

Mas bicho, vc achava mesmo que isso ia dar certo? Que uma m€®d@ dessas sem marca e de procedencia duvidosa ia funcionar?

Cara não acompanho muito o forum, mas já notei que vc gosta de comprar tranqueira, quinquilharia ou o que o valha né…

A dúvida que fica é se vc comprou porque quis, ou só pra depois postar no forum (sem querer arrumar confusão nem ofender ok?).

Antes que alguém me pergunte “ain mas o que vc faria??” → bombinha fuc-fuc e se for sujeira braba, assistencia.

:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Deixa o cara pô… Volta e meia ele acha umas coisas mto boas e baratas e posta tudo pra gente aqui… Fernando eu dou maior apoio você continuar viu :smiley:

E limpar o sensor não tem mistério não… Assistência cobra 100 a 150 algo que dá pra fazer de boas em casa… Eu troco bastante de lente, e entre outros serviços faço fotografia imobiliária com diafragma bem fechado … por isso limpo sensor todo mês, e são suas câmeras… Se tivesse que levar na assistência para limpar talvez fizesse a cada 3 meses, digamos, a limpeza, só aí uns mil reais no ano.

Estava indo tão bem mas perdeu a moral ao falar em assistência pra limpar sensor :hysterical:

Cara, vou ser sincero pra vocês… NUNCA TENTE LIMPAR ESSE SENSOR EM CASA.

A chance de dar problema é muito maior do que resolver. Digo por experiência própria.

Comprei um cotonete desses ai e resolvi passar. Ao olhar, parecia que havia limpado direitinho. Mas com o tempo eu notei que o sensor ficou “manchado”. Sabe quando você passa um pano em um vidro e fica mal limpo? Então, ficou daquele jeito…

Não recomendo kkk

As assistências agradecem o patrocínio.
:hysterical:

Limpeza de sensor é manutenção básica, coisa para se fazer em casa. É o dinheiro mais moleza que uma assistência técnica pode ganhar.
A não ser que se tenha a delicadeza de um ogro, as chances de danificar algo é praticamente nenhuma.

Blz, limpa em casa mas compra um kit legal, que tenha possibilidades menores de dar bosta…

E outra, vira a camera pra baixo na hora de trocar a lente :smiley:

Falando nisso, lembrei que apareceu um reels pra mim ontem, fotógrafa ensinando a limpar o equipamento, usando bombinha fuc fuc no sensor com a CAMERA VIRADA PRA CIMA :doh: :doh: :doh:

Complicado que atinge grande audiencia, mais de 130 mil seguidores…

Limpei semana passada, usei um produto específico para limpeza de sensor que comprei anos atrás e não vou mais usar.
Coloco um pouco no swab e passo no sensor. Quando seca fica tudo marcado igual quando limpa vidro com água.
Aí tenho que pegar um cotonete e ficar passando para tirar as marcas.

O que vocês costumam passar para não ficar assim marcado?

Eu estou usando lenço umedecido da Zeiss de limpar óculos.

Eu raramente faço limpeza molhada, jogar óleo no sensor é coisa de nikon rsrsrs

Falando serio, aqui eu uso aqueles gel stick, comprei um genérico no ali.
Funciona super bem para tirar fiapo e aqueles pontos pretos.

Na raras vezes que preciso fazer limpeza molhada, uso cotonete comum e liquido de limpeza para monitor.
A mancha removo com cotonete seco.
E os fiapos do cotonete removo com o gel stick. :slight_smile:

Vou ver se acho por aqui e testo.

É, a Nikon joga mesmo rs

Manda o link desse gel stick.