Perdendo muitas fotos com Foco/Rastreamento das Mirrorless Rs

Se formos comparar qualquer DSLR com uma Mirrorless mais simples de entrada, em condições de luz controlada, as Mirrorless colocam as câmeras de espelho no bolso e ponto final. Chego a pensar que o sistema de focalização de uma 60D perto de uma RP é obsoleto tamanha a evolução.
Outra grande evolução do sistema Mirrorless foi que nos permitiu destravar algumas composições que antes eram mais difíceis. Agora com o sistema de inteligente de reconhecimento de olhos, face, corpo, etc., ficamos mais livres para pensar na composição e enquadramento e deixar para a câmera fazer o trabalho de encontrar o foco. Cada vez mais me vejo fazendo fotos no modo “hip fire” (disparando da cintura) ao invés de ser ADS (aim down sights - ou clicar pelo ocular). Tudo isso é ótimo e excelente, porém só até esta página! Eu particularmente tenho sentido bastante o desperdício de cliques usando minhas mirrorless nas situações que vou elencar abaixo:

Lente pré focada no infinito e assunto próximo, ou o contrário, lente pré focada na distância mínima e assunto próximo da distância hiperfocal/infinito.
Nessa situação percebo que a EOS R se perde com muita frequência, fazendo imagens inutilizáveis.
Recentemente fui fotografar um evento, e não havia santo que fizesse a R c/ uma EF 70-200 F2.8 e adaptador original focar num sujeito que estava a 15 metros de mim e a 30 metros do fundo. Mesmo usando o modo de focalização pontual, colocando o ponto exatamente em cima do sujeito, a câmera focalizava o fundo e não o sujeito. Conclusão, perdi a foto.
Exemplo da situação (embora com a R7):

Câmera focou no fundo e não avançou para frente onde o assunto estava, que no caso era a mulher no centro do quadro com top preto.

Recentemente descobri que existe uma configuração que pode (eventualmente) melhorar isso, porém ainda não pude testar nas mesmas condições. Essa configuração está no menu de AF com o nome (em inglês, não sei a como está traduzido para o Português, já que uso em inglês) “Initial Servo AF Point”. Nesta configuração, colocar a opção do meio (AF pt set for… ), para ela lembrar a posição do ponto único quando mudar para o modo área total de focalização. Assim, a câmera vai tender a buscar primeiro algum contraste em coisas que estejam embaixo do ponto de foco, no caso olhos ou face.


Múltiplas pessoas (olhos) no mesmo enquadramento. Essa é uma situação que fotografando eventos de grande fluxo de pessoas como em corridas de rua, faz a câmera ficar perdidinha. Acontece que nós nunca sabemos em que pessoa a câmera vai travar e rastrear os olhos/face. Percebo isso muito com a R7 e R10, algumas vezes ela escolhe a pessoa que está mais próxima, outras vezes ela escolhe a pessoa que está mais longe, mas isso acontece de forma totalmente imprevisível. Infelizmente tanto a R7 quanto a R10 não possuem aquela configuração da EOS R que mencionei (“Initial Servo AF Point”), ou pelo menos não descobri onde está.

Exemplo:

Nesta sequência podemos ver como o rastreamento se perdeu… começamos com o atleta 1024 no centro, perfeitamente em foco, em seguida, mesmo ele continuando no centro do quadro, a câmera resolve rastrear os olhos do atleta de trás, o 642.

Alguém pode até dizer que junto da caixa de rastreio irão aparecer setas para mudar a seleção. O grande problema é que a ação acontece de maneira tão rápida que acaba não dando tempo de reação até perceber o desvio e corrigir. Isso acontece em menos de 1 segundo, conforme a diferença de tempo gravada nos arquivos:
Primeiro arquivo: ‎domingo, ‎21‎ de ‎maio‎ de ‎2023, ‏‎10:43:11
Último arquivo: ‎domingo, ‎21‎ de ‎maio‎ de ‎2023, ‏‎10:43:12

Aí você pode agora me perguntar, mas Fernando por que você não a câmera em AI-Servo com a seleção de Ponto único ou Ponto expandido para fazer o a focalização, igual de uma DSLR?
Resposta: percebi que quando está nesse modo, a câmera se perde mais durante o rastreio. Aqui por alguma razão o sistema de detecção de fase de uma DSLR é muito mais assertivo do que os das Mirrorless. A ML começa bem nesse sistema, mas se perde no caminho, fazendo talvez o tal do “focus hunting” (caçar foco).

Segue exemplo, utilizando objetiva EF 50mm f1.4 USM, adaptador original e corpo EOS R7:

A primeira foto da sequência está em foco (lembrando que por ser uma corrida noturna, foi feita a escolha de usar a objetiva totalmente aberta, diminuindo o campo de visão, ISO alto, e uma velocidade limítrofe para não ter que compensar ainda mais no ISO).
Tenho a impressão de que o sistema de AF da Câmera tende a fazer como se fosse um “front focusing”, prevendo que o atleta estaria em uma posição mais a frente do que realmente está. Percebo isso pois se olharmos asfalto pra frente do atleta está mais nítido do que o próprio atleta. Então neste caso poderíamos descartar a hipótese de que a lente é mais lenta em responder do que o comando da câmera.

Sistema de foco no modo Área AF inteira se perde em condições que o assunto está muito longe e consequentemente pequeno no quadro.
Este modo é ideal para rastreamento de Face/Olhos, porém se deixá-lo ativado, quando o assunto está muito longe, a câmera se perde totalmente.
A seguir um exemplo que não é o melhor, mas consegue ilustrar razoavelmente isso. Como eu já sei que isso acontece nesse modo eu acabo evitando usar este modo:

Como o assunto está pequeno no quadro, a câmera resolve focalizar em algo que tenha contraste que esteja mais perto dela.
Eu sabendo disto, já quase não uso esta opção.

Pra resolver um pouco desses problemas eu tenho deixado a câmera com a a opção da página 1 do menú AF, subject tracking como OFF, para a câmera não pular para um rosto/olho aleatório no quadro.
Também desligo o EYE Detection.
Deixo o botão de disparo para focalizar em AI Servo em meio botão no modo “Expande área AF: À volta” (ponto expandido):


E finalmente com o botão AF-On para ativar o rastreamento de olhos somente enquanto pressionado. Porém ainda assim acontece alguns (muitos) casos de perda de foco, seja por front focusing no rastreamento, seja por escolher um rosto aleatório no quadro.

Tenho a impressão que esses problemas de imprecisão do AF acontecem mais com lentes EF do que RF, mas com mais frequência em comprimentos focais acima de 35mm. Imagino eu que para focar uma tele, devido à menor profundidade de campo e peso do bloco ótico o sistema acaba tendo mais trabalho.

1 curtida

Tem uma estimativa em porcentagem de fotos em foco?
Quanto % nas mirrorless vs % de quando usava dslr?

Sem estimativa, pois nunca fiz uma contagem, mas pela impressão, acho que 1/3 fica fora de foco com objetiva tele maior do que 50mm.
Com objetiva grande angular no geral vai uns 10 a 15% fora de foco.
Eu percebo mais isso quando subo foto para plataformas de venda de fotos como a FOTOP ou a Foco Radical, que lá existe um sistema de reconhecimento de caracteres (p/ o número de peito). Quando ele não consegue identificar, seja pelo número estar tampado ou seja por estar fora de foco, essas imagens aparecem numa aba chamada “Não Reconhecido”. Geralmente a cada 4000 fotos tem umas 500 que ele não reconheceu. Por aí eu tenho uma noção de como a coisa está indo, mas se a foto tiver só com o foco doce, ele consegue ainda reconhecer, porém é uma foto que acaba não vendendo.
O ruim disso tudo é que eu pago para fazer o reconhecimento dos números, e só vou recuperar este dinheiro depois quando vender as fotos. Se eu tiver mais fotos em foco, consigo melhorar aí uns 20% meu faturamento.

De quando eu tinha DSLR (6D), eu percebia que raramente errava foco com lente tele. Ela só errava geralmente quando o atleta estava chegando muito próximo, tipo a uns 4 ou 3 metros. Mas eu usava só o ponto central e lente em f5.6. Acho que perdia aí uns 10-15% das fotos assim.

Estou imaginando que o problema do “front focusing” seja alguma configuração do menu AF nos Casos de Foco… alguma coisa em sensibilidade e aceleração.
Vou precisar arrumar um dia em alguma praça e ir testando as configurações.

Tem que alterar o Servo AF (na r6 é menu AF, 3 opção)

é onde tu seleciona o tipo de casos pra fotografar (são 4)
aqui eu uso caso 2 (o boneco jogando tenis) e mudo a sensibilidade do tracking pro mínimo (travado) -2 que é pra não mudar o assunto e coloco aceleração + 2

coloco pra encontrar pessoas
desabilito eye af
desabilito AF continuo (só foca e segue quando clico e seguro o AF ON)

Tem tbm a opção de trocar o objeto a ser rastreado, deixo no zero (não quero que ele mude quando encontra)

Deixo a tecla do * pra ativar o EYE AF e aí a camera pega o primeiro que tiver dentro do ponto de foco expanded (around) (igual ao que tu usa ali).

Falando sobre as cameras, acredito que a R7 seja no nível de uma R6 pro foco. Mas a R normal não tem como, é bem ruim.

No geral tu não deveria ter mais que 2-3% de foto fora de foco, ainda mais de dia.

Fernando, não te falei, mas já to encomendando outro corpo de 1D Mark 3 , simplesmente eu adorei a câmera rsrsrs

Então cara, como te disse, creio eu que a questão do foco podem ser algumas questões:

  1. Lentes RF - pode ser que a precisão do foco automático seja melhor com lentes RF do que com lentes EF adaptadas.
    Pensei bastante nessa possibilidade pois a comunicação eletrônica das lentes EF e EF-S tem 8 pinos e das lentes RF e RF-S 12 pinos de conexão.
    Querendo ou não, esses pinos a mais tornam a comunicação eletrônica de abertura, foco, transmissão de EXIF , etc entre lente e a câmera mais rápida.

  2. Algum macete como esse pode ajudar:

Veja se isso não ajuda também:
Caso 2: Continuar a Rastrear Assuntos, Ignorando Possíveis Obstáculos

Padrão

Sensibilidade de rastreamento : Bloqueado em : –1
Acel./desacel. Rastreamento : 0
Definir para continuar a focar o motivo mesmo que os não motivos se movam pelos pontos AF ou se o motivo se desviar dos pontos AF. Eficaz se você preferir que o foco não mude para não assuntos ou para o plano de fundo.

Observação

Tente definir [ Sensibilidade de rastreamento ] para [ –2 ] se os não-sujeitos tendem a roubar o foco ou os pontos AF tendem a se desviar do assunto na maior parte do tempo, evitando que a câmera rastreie o assunto-alvo nas configurações padrão ().

O link completo está aqui:
https://cam.start.canon/hy/C005/manual/html/UG-05_AF-Drive_0110.html

Ah, e sobre as fotos noturnas… eu iria de 1/400 no mínimo e f2. E ISO 25k+ Se for o caso…

E tbm busca ficar em algum local que tenha um poste de luz banhando de frente.

é muito pior foto desfocada/tremida do que com ISO alto. quando se fotografa a noite se espera ruído. E gente normal mal sabe o que é isso. Só fotógrafo se importa com ruído.
Ainda depois tu pode dar downsize pra 3000px na maior e tirar metade do grão.

A primeira foto me parece uma daquelas poucas e bem específicas situações que o Ernesto tanto pontuou, e eu depois, e me mandaram devolver a ML.
Lá atrás tá cagado de luz. Aí o AF apanha mesmo.

Nas igrejas, se entra muita luz na porta, nas costas da noiva, o trem é feio. Aí preciso colocar em one-shot pra não perder.
Aí conforme a noiva vai mais pra dentro da igreja, seu rosto começa ter mais destaque, aí o rastreamento funciona ok.

Eu uso esse modo aí, na primeira opção. Foi uma dica do Vangelismm que eu aprendi e me ajudou muito. Eu apanhei nos primeiros eventos, por conta de muita gente nas festas, e o rastreamento não sabia em qual cara ir.
As palavras dele foram algo como “É uma evolução do focar e recompor”, algo assim. ME ajudou muito e recomendo usar.
Com esse recurso aí ativado, eu coloco o ponto inicial na cara da pessoa e depois reenquadro conforme quero. Aí não perde.

É basicamente uma DSLR - focar e recompor rsrsrsrs

Sim, e eu uso demais isso.
Dependendo eu coloco mais pro canto, mais pra cima, enfim. É uma mão na roda, é como se o operador dissesse pra câmera “Olha, filha, comece a partir daqui”
Quando coloco a cara de alguém lá, posso ir balançando até o rosto ir pra beirada do quadro, que não perde, e não muda.
Se solto o botão do af e aperto de novo, aí inicia o ciclo.

Nas formaturas, primeira comunhão, etc, eu jogo pra esquerda, acima; conforme a criança vem vindo, vem rastreando. Passou a vez dela, vem outro naquele ponto.

Veja o cartão de memória que vc está usando com câmeras mais rápidas. :snack:

Beleza vou tentar essas configurações, obrigado.
Depois posto o resultado.

Realmente depois olhando aqui percebi que tinha ficado um pouco de rastro. acho que estava usando 1/160 ou 1/200, o que é meio baixo. Dava pra puxar mais no ISO, fechado um pouquinho mais a abertura pra ganhar profundidade de campo e diminuir as aberrações. ISO 12.800 na R7 quando compacta pra 3450x2300 pixels realmente nem fica feio.

Hmm saquei, não tinha acompanhado essa discussão aí do luz forte no fundo, vou começar a tentar compor a foto de uma maneira que o fundo fique mais escuro… Aí fiz caca, fundão mor poluído, fio, multidão, árvore, enfim muito caótico… cabaçagem.

Agora esse esquema do Ponto inicial do modo de rastreio, infelizmente a R7 não tem :doh:. Se tivesse era só sucesso.
Só dá pra usar o ponto ou área flexivel, mas quando muda pra rastreio ela resolve pegar um rosto aleatório :doh:. Vou ver esse lance da sensibilidade pra ver se ela responde melhor.

Estou usando um Lexar UHS II V60. Que não soe arrogante da minha parte, mas eu sinceramente não acho que se mudasse para um V90 faria alguma diferença. Clico só em JPEG pequeno… 3500x2320 (se não me engano), o buffer dura uma eternidade. Acredito que só poderia estar atrapalhando se enchesse o buffer, não?

Rapaz… Eu acho impossível a R7 não ter essa opção de ponto inicial do rastreio.

A Canon mudou o menu!

Na R3, R7 e R6 mark ii é diferente.

Agora qualquer modo de ponto de foco ativa o rastreio automático.

E tem uma opção para ignorar o ponto de foco e usar o sensor todo.
Confere aí no link R5 & R6 Vs R3, R3, R7 & R6II menu differences - FM Forums

Me sinto um pouco melhor vendo que este problema de foco não é só meu… Comprei a câmera especificamente para fotografar pássaros e já tive vontade de atirá-la no chão com lente e tudo!

:ponder: Você está certo Fernando, só quiz ajudar.

No YouTube tem vídeos só configurando R7 para fotografar pássaros.
Na verdade hoje tem com todas câmeras recentes, virou um conteúdo popular.

Acho que vou fazer um pra config de casamento. Vou comprar um treco pra filmar meu EVF.

Faço da R6 / R5 e R6II.

Vou ganhar uns seguidor no youtuba…kkkkk