Porque essas fotos ficaram embaçadas?

Bom dia!

Fiz essas duas fotos e elas terminaram desse jeito e gostaria de entender o motivo, além da falta de conhecimento da minha parte.

Foto 01:
Nikkon D5300 Lente 18-55 ISO 200, 1/125 f/4.5
Sem uso de flash ou tripé e a única iluminação entrava pelas janelas e porta.

Foto 02:
Nikkon D5300 Lente 18-55 ISO 200, 1/600 f/4.5
Sem uso de flash ou tripé, foto externa e com muita luz natural, pois o sol estava de rachar.

1 curtida

Me parece só erro de foco mesmo… você estava fotografando com o foco no automático ou no manual?

1 curtida

Me parece ser erro de foco, mas mais precisamente erro na lente mesmo. Tipo, quando você deixa a lente cair e ela desregula, algo assim.

Ela começou a fazer isso do nada ou aconteceu algo e posteriormente começou a apresentar esse problema?

Viu se o motor da lente está movimentando quando aperta para focar?

Está focando no modo automático?

1 curtida

Esqueci de outros dados, vamos lá.

Outras fotos tiradas nesse mesmo local ficaram perfeitas somente essas é que ficaram assim e eu uso somente o modo de abertura, não uso o manual ou automático.

Já fiz outras fotos depois e saíram boas, então descartaria um problema na lente, acredito que a questão seja algo errado que esteja fazendo.

1 curtida

Está tudo igualmente desfocado. Se fosse erro no foco, alguma coisa estaria em foco. Supondo que a lente tenha VR, pode ter dado alguma falha momentânea que chacoalhou o elemento estabilizador e causou a falta de nitidez.

2 curtidas

Oi Felipe,
Sim, a lente tem VR, é a lente original do kit. Estou carregando a bateria e vou tirar outras fotos tentando reproduzir a mesma condição que tinha nesse local e ver como fica. Mas de antemão posso assegurar que a lente não sofreu nenhum tipo de impacto.

Abraços

1 curtida

@CesarRFerreira , você pode instalar o Nikon NX Studio e usar a função que habilita mostrar o ponto de foco que foi utilizado na foto. Isso pode ajudar a descobrir o que está acontecendo.

Segue o link para download: Nikon | Download center | NX Studio

No Menu View localiza a opção “Image Viewer Options” e depois Show Focus Point. The [View] Menu

1 curtida

@Andre_Sena fiz o que indicou e olha só aonde ela foi focar e o que isso exatamente quer dizer?
Apenas para complementar, olhei todas as fotos feitas após essa, e todas, sem exceção, focaram no mesmo ponto.

1 curtida

Isso significa que o ponto de foco que a câmera usou é o quadrado vermelho. Isso não significa confirmação de foco pelo NX Studio. Apenas qual o ponto de foco estava selecionado.

No painel lateral da direita, localize a aba Info . Na print da tela que você postou está a aparecendo a aba Adjustmens.

Na aba Info localize o subgrupo camera info: para ver se a câmera estava configurada para AF-C ou AF-S e qual era o modo de foco , etc. Essas informações são importantes para detentar desvandar o problema.

1 curtida

Segui o passo e as informações são essas:

1 curtida

Você está fazendo o foco pressionando meio-botão disparador e refazendo o enquadramento antes de apertar o botão disparador por completo?

Mas de qualquer maneira o primeiro passo é selecionar corretamente qual ponto de autofoco você quer usar.

1 curtida

Na sua câmera, qual o modo de area de AF está selecionado?

Acesse pelo botão “i”:

AF de ponto simples ou af de área automática?

Deve estar em AF de ponto simples.

1 curtida

Acesse pelo botão “i”:

Em modo de área de AF

Mude de wide (AF de área ampla) para normal (AF de área normal).

E tente refazer as fotos.

1 curtida

pensando nesse seu relato o que o Felipe disse faz muito sentido. pode ter sido algo relacionado ao VR da lente.

2 curtidas

André, tirei umas fotos do display da máquina para você ter uma ideia melhor, espero que ajudem.

1 curtida

Bom…não sou fã de AF-A, prefiro selecionar AF-S ou AF-C sempre que preciso. No meu uso normalmente não fico alterando isso toda hora… mas é opinião pessoal.

1 curtida

Acabei de observar que esses menus mudam quando a máquina está com a lente aberta pronta para fotografar. Depois atualizo essas imagens.

1 curtida

E veja que este problema pode ser intermitente. Aliás, se bem me lembro, minha 18-200 tinha este problema, só que não era intermitente. Simplesmente nenhuma foto ficava nítida.

1 curtida

melhor teste é desligar o VR por um tempo e analisar as fotos.

1 curtida

Resolvi olhar foto por foto que tirei nesse dia, e 99% estão com o mesmo problema, apesar de ter dito acima que nem todas estavam assim, pois dei uma olhada rápida. Somente uma externa que aparentemente ficou “normal”.
Hoje vou tirar algumas fotos com a 18-55 desligando e ligando o VR, se o problema continuar, vou testar usando uma 70-300 e uma 55-300 que tenho aqui. Se o problema continuar, acredito que o problema esteja na máquina, e aí dou um reset nas configurações para ver o que acontece.

Mais tarde dou um retorno sobre essa questão. Mas de antemão gostaria de agradecer a todos pelas dicas.

Atenciosamente,
Cesar Ferreira

1 curtida