Outras fotos tiradas nesse mesmo local ficaram perfeitas somente essas é que ficaram assim e eu uso somente o modo de abertura, não uso o manual ou automático.
Já fiz outras fotos depois e saíram boas, então descartaria um problema na lente, acredito que a questão seja algo errado que esteja fazendo.
Está tudo igualmente desfocado. Se fosse erro no foco, alguma coisa estaria em foco. Supondo que a lente tenha VR, pode ter dado alguma falha momentânea que chacoalhou o elemento estabilizador e causou a falta de nitidez.
Oi Felipe,
Sim, a lente tem VR, é a lente original do kit. Estou carregando a bateria e vou tirar outras fotos tentando reproduzir a mesma condição que tinha nesse local e ver como fica. Mas de antemão posso assegurar que a lente não sofreu nenhum tipo de impacto.
@CesarRFerreira , você pode instalar o Nikon NX Studio e usar a função que habilita mostrar o ponto de foco que foi utilizado na foto. Isso pode ajudar a descobrir o que está acontecendo.
@Andre_Sena fiz o que indicou e olha só aonde ela foi focar e o que isso exatamente quer dizer?
Apenas para complementar, olhei todas as fotos feitas após essa, e todas, sem exceção, focaram no mesmo ponto.
Isso significa que o ponto de foco que a câmera usou é o quadrado vermelho. Isso não significa confirmação de foco pelo NX Studio. Apenas qual o ponto de foco estava selecionado.
No painel lateral da direita, localize a aba Info . Na print da tela que você postou está a aparecendo a aba Adjustmens.
Na aba Info localize o subgrupo camera info: para ver se a câmera estava configurada para AF-C ou AF-S e qual era o modo de foco , etc. Essas informações são importantes para detentar desvandar o problema.
Bom…não sou fã de AF-A, prefiro selecionar AF-S ou AF-C sempre que preciso. No meu uso normalmente não fico alterando isso toda hora… mas é opinião pessoal.
E veja que este problema pode ser intermitente. Aliás, se bem me lembro, minha 18-200 tinha este problema, só que não era intermitente. Simplesmente nenhuma foto ficava nítida.
Resolvi olhar foto por foto que tirei nesse dia, e 99% estão com o mesmo problema, apesar de ter dito acima que nem todas estavam assim, pois dei uma olhada rápida. Somente uma externa que aparentemente ficou “normal”.
Hoje vou tirar algumas fotos com a 18-55 desligando e ligando o VR, se o problema continuar, vou testar usando uma 70-300 e uma 55-300 que tenho aqui. Se o problema continuar, acredito que o problema esteja na máquina, e aí dou um reset nas configurações para ver o que acontece.
Mais tarde dou um retorno sobre essa questão. Mas de antemão gostaria de agradecer a todos pelas dicas.