Eu não suporto laptop, sempre os processadores tem desempenho são pifio em relação ao mesmo modelo full. Não se pode configurar os laptops nem fazer upgrades. Tenho vários desktops, tenho até na casa de minha mãe onde vou e trabalho ao menos uma vez por semana, só pra ficar mais perto dela.
Meus arquivos estão todos na nuvem, todos os trabalhos de edição de fotos e vídeo, tudo na nuvem, mesmo que sejam arquivos pesados, projetos de 100GB 200Gb, seja do photoshop ou lightroom ou premiere e cia. Por ex. atualmente tem um projeto que trabalho em conjunto com um colega que está na Italia, a gente abre junto os arquivos seja no photoshop ou LR, e seguimos trabalhando juntos. Tem um colaborador de edição de vídeo que se mudou de Sampa para Sorocaba ha uns 3 anos, da mesma forma a gente abre os projetos e trabalhamos em conjunto, cada um fazendo uma parte.
Eu não preciso de ficar andando com o laptop por ai, raramente faço isso, tenho aqui m bem simplesinho, linha econômica LENOVO com intel 12ª ger, só pra ter, raramente uso.
Todos os arquivos de trabalho, propostas e/ou planilhas eu acesso pelo celular, todos arquivos estão na nuvem, posso acessar tudo pelo celular.
Meus desktops aqui, atualmente os principiais são duas maquinas uma em casa outra no estúdio, Ryzem 5700x, com 3070Ti, SSDs nvme que rodas a 7000 MB/s, 32 GB DDR4, etc… monitor widescreen de 29 e 32 pol quad HD CALIBRADOS, teclado grande e confortável, mouse grande que se conecta com 3 aparelhos ao mesmo tempo, caixas acústicas monitoras profissionais, interfaces de áudio 24bits 192khz, cadeira confortável, salas com a luz controlada para quando vou editar fotos.
Então quando eu sento naquela cadeira, naquela mesa e ligo aquela CPU linda cheia de RGB e lugar me sinto um REI.
Não suporto trabalhar em um LAPTOP, mesmo conectando um monitor externo, não suporto.
Tbm não gosto de MACbook essas coisas, se fosse MAC teria que ser desktop, mas ai o investimento é de outro nivel.