Possui desktop em casa?

Menos mal. Já estava com dor de cotovelo aqui.

Agora se fosse um desktop, supondo que vc comprou esse computador 3 anos atrás, hoje vc poderia trocar apenas o processador e continuar com uma maquina atualizada bem top, colocando por ex um 5800x ou até mesmo algo mais forte.

Por isso eu comentei lá em cima sobre os Framework. Eu sei, ainda não é uma solução perfeita, mas são notebooks que permitem atualizar componentes individuais. O problema passa a ser o preço.

Enfim, esse papo me faz querer juntar uma grana pra comprar um desktop de fato. Empilhar 200 imagens de 50 Mb cada tá levando várias horas no meu computador.

Mas quase caí da cadeira com os preços. Um desktop bom pros próximos 4-5 anos custa mais de 1600 dólares?!?! Porque meu notebook não tá tão mal assim, e tem 4 anos. Acho que vai ficar pro ano que vem. Ou pro outro.

Então multiplique por R$4,90

Aí você vai ver o que é ser caro :frowning:

qual a config do comp que vc viu???

Ele montou O desktop kkkkkkkk

Uma hora dessas vou montar um mas com o Ryzen 7 7700X (R$2199 na Kabum), mas tenho que ver uma combinação de mobo e memórias 1x1R 5200.. Depois um SSD NVME que de conta disso direito, porque se deixar engargalado no I/O não adianta nada você ter a melhor cpu do mundo !

Por enquanto o meu Desktop PC é um Ryzen 5 5500 com memórias ddr4 3200…
A placa de vídeo que tá velhinha, uma Sapphire RX580, mas por enquanto quebra o galho.

Um exemplo, $1620:

Processor: AMD Ryzen 9 5900X 3.70GHz (4.80GHz Max. Turbo)
Memory: 32GB DDR4 - 2 x 16GB (4 slots total, 128GB Max)
Hard Drives: 500 GB SSD, 4 TB HDD
Video Graphics: GeForce RTX 3060 12 GB GDDR6
Power Supply: 750 Watt Power Supply

Outro, mas não curti 2 pentes de memória de 8 Gb, $1450:

Processor: Intel Core i7 12700F 2.10GHz (4.90GHz Max. Turbo)
Video Graphics: GeForce RTX 4060 Ti 8 GB GDDR6
Memory: 16GB DDR4 3600 - 2 x 8GB (4 slots total, 128GB Max)
Hard Drives: 1TB NVMe M.2 SSD, 2TB HDD
Power Supply: 750 Watt

Mas já montado assim é mais caro, não?

Se for gastar assim pega ao menos AMD 7th ou Intel 13th
Já com ddr5

https://www.newegg.com/p/3D5-001U-001D6?item=9SIAZEBJGX8774&cm_sp=SP-_-1979332-_-Pers_ProductAlsoView%2B-_-4-_-9SIAZEBJGX8774-_-9SIABFSFD14982-_--_-5

Aí basta acrescentar dois príncipes de memória

Até onde sei, é quase o mesmo preço. Montando tem a chance de escolher alguns componentes mais baratos, que vão baratear o computador como um todo, mas aumenta a chance de dar m.

Mas esse é Ryzen 5. Vou olhar se tem muita diferença de performance pro Ryzen 9 que eu estava olhando antes.

o ryzen 5700 é um ryzen 7

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-ryzen-7-5700x

Sempre usei desktop, hoje utilizo um i5 12400F, 32GB DDR4, alguns SSD’s Nvme e uma RTX 3060 de 12GB, tem me atendido bem, uso com um monitor Philips 4k.
Um bom “monstrinho” é o i5 13600k, devo fazer o upgrade pra ele em breve

Entendi. A descrição está errada, embora o detalhamento esteja certo.

Mas aí começa a coçar o dedo. Esse aqui tá um pouco mais caro, mas me parece bem melhor. Chato é vir com teclado e mouse. Aqui em casa, essas coisas vão direto pro lixo.

Puta maquina Felipe, a começar pela marca do HW que é top, MSI é coisa boa.

A experiência que vc terá com qq uma dela é muito a frente do laptop que vc tem atualmente.

Essa MSI com a plataforma Intel garante uma atualização para o processador da 14ª geração, no futuro se quiser poderá fazê-lo, tem tbm que a placa de vídeo e o processador tbm são mais atuais e melhores que a outra maquina, além da memoria que ja é DDR5.

A plataforma da outra maquina Ryzen 5700x chegou ao final de vida depois de 5 gerações, vc ainda poderá colocar um processador mais forte como o 5950x, nada mais além disso, e a placa de vídeo e memória DDR4 são desatualizadas.

Com qualquer delas vc terá excelente performance, mas se consegue investir os $350 de diferença, fosse eu pegaria a MSI 13700f, vai ficar 5 anos ou mais sem gastar seu precioso dinheirinho.

5 vezes mais desempenho:

Olhando por aqui, e analisando a barrinha “Workstation” mais de 3x desempenho.

Então na hora de processar suas exposições será um foguete. :slight_smile:

Acabei comprando esse:

e MSI Gaming Desktop Aegis R 13NUC7-477US Intel Core i7-13700F 16GB DDR5 2TB PCIe SSD GeForce RTX 4060 Windows 11 Home 64-bit - Newegg.com
Intel Core i7 13th Gen 13700F (2.10GHz)

16GB DDR5

2 TB PCIe SSD
Windows 11 Home 64-bit
NVIDIA GeForce

RTX 4060

8 GB GDDR6
$1200

Pela diferença de preço, dá pra comprar mais 32 GB (fico com total de 48 GB) por mais $70 e não faço tanta questão da placa de vídeo Ti, embora mais cores CUDA ajudem um pouco em alguns aplicativos. Agora é pagar tudo em 6 meses pra não ter juros. :eek:

bela compra Felipe, estou vewndo aqui as peças dele

uma bela MB:
https://www.msi.com/Motherboard/PRO-B760-VC-WIFI

ficha técnica:

a fonte é 80 plus gold, se bem que nessa terra ai isso é comum, o povo não aceita muito fonte inferior.

Ja comprou as memorias??? Elas são da mesma spec ???

tem que ser igual, mesmos CLs, mesma velocidade.

A não ser que seu aplicativo de fotos peça mais memória, acho que vc vai viver bem por pelo menos 2 anos ainda com 16GB.

Dai vc compra algo com mais velocidade e troca tudo por mais moderno.