Possui desktop em casa?

Pelo que vi, os slots de memória são 5600 MHz, mas não sei a velocidade dos pentes em si. Estou olhando esses aqui:

Mas, como vc disse, vou testar um pouco com 16 GB. O Pixinsight , mas vou testar primeiro.

Agora é anunciar meu notebook. Acho que com sorte ainda consigo uns $500 por ele.

Na ficha técnica diz que a memória “Memory (GB) 16GB DDR5 (2x 8GB) 5200 MHz”.

Se for possível conviver com os 16GB, acho que vc poderia fazer o seguinte espera mais um ano que o preços das DDR5 vai cair. Dai retira esses 16GB (2x 8GB) 5200 MHz e coloca 64GB tipo esta aqui: DDR5 6400MHz (PC5-51200) CL40-40-40-84

CL = Cas latency (quanto menor o numero melhor), menos latência.

Sua MB aceita 4 pentes… (4x 16GB = 64GB) ou então 2x 32GB = 64GB, em breve DDR5 vai ficar mais barata, pode cair pela metade do que esta custando hoje.

Sim, mas nas especificações da placa-mãe diz:
Memory Support DDR5 6800+(OC)/ 6600(OC)/ 6400(OC)/ 6200(OC)/ 6000(OC)/ 5800(OC)/ 5600(JEDEC)/ 5400(JEDEC)/ 5200(JEDEC)/ 5000(JEDEC)/ 4800(JEDEC) MHz

Pelo que eu entendi, o máximo sem overclock é 5600, certo? Vale a pena colocar memória mais rápida, mesmo que eu não queira fazer OC?

Então, não é que vc vai fazer manualmente o overclock nas memórias. Se vc tentar colocar uma memoria 5600MHz em 6400MHz através da config na bios, terá grandes chances de dar errado.

Mas as memorias já vem de fabrica testadas e aprovadas para a velocidade que esta sendo declarada na venda. Neste caso vem gravado no chip da memoria um padrão chamado XMP com as specs que foram aprovadas nos testes.

Dai vc liga a maquina ativa o XMP a bios recohece e coloca pra funcionar no padrão correto, são vários cas latency, e a memoria vai funcionar estavel, sem crash/tela azul.

Então se o cara vende a memória como sendo 6400MHz é pq passou nos testes previos que a fabrica fez, então é garantido que vai funcionar com estabilidade nesta velocidade.

Por isso o ideal é ter todas iguais, inclusive o mesmo chip, mesmo PCB, mesmo XMP, tudo igualzinho. Se colocar diferente possivelmente terá limitação de velocidade devido a memória mais lenta.

Isso eu lembro que “antigamente” era assim, não sabia que ainda era. Entendi. Vou começar a fazer um cofrinho pros Bidens dos 32GB de memória.

Opa! Já estou teclando do novo desktop. Ainda estou baixando meus aplicativos. Mas vai demorar, porque estou atolado no trabalho.

A excelente notícia é que já vem com 32 Gb, embora tanto a MSI quanto a NewEgg (de onde comprei) digam 16 Gb. Era a única coisa que eu achava que iria fazer upgrade logo de cara.

Pow que legal Felipe :clap: :clap:, depois posta aí se melhorou o desempenho dos aplicativos, e se vc está gostando :ok:

Queremos ver essa máquina aí!

Eu nem sabia que a MSI vendia desktop.

Para mim, hoje, o mínimo é 32gb, quando fiz o meu upgrade já comprei 2 pentes de 16gb para um futuro up, até o fim do ano vou ficar com 64gb

Parabéns pela nova máquina, que traga alegrias e dim-dim no fim do mês! não pode faltar! abraço!

Já usei um pouquinho.

• O Topaz Denoise agora atualiza a previsão quase em tempo real, coisa de menos de meio segundo pra atualizar. Antesl levava cerca de 5 segundos. Salvar a imagem tratada também leva bem menos, embora eu não tenha medido.
  • O Starnet2 ficou bem mais rápido, mas não só por causa do computador: troquei uma DLL original que usa a CPU por outra que faz uso da GPU, e com isso o processo ficou brutalmente mais rápido, coisa de 10 vezes.
  • O computador antigo tem um NMVE de 1 TB (programas, 30% ocupado) mais um HDD de 2 TB (imagens, documentos e vídeos, 90% ocupado). O novo vem com um NMVE de 2 TB, onde não vai caber tudo que estava no antigo. Olhando esse monte de HDDs e SSDs de baixa capacidade na minha gaveta, estou com receio de comprar um de 2 TB ($80) e encher rápido. Fico pensando se não vale a pena comprar logo um NMVE de 4 TB ($120), pra ficar com 6 TB total. Eu teria que aumentar meu armazenamento de backup, mas isso seria mais pra frente.
  • Meu maior calo é o empilhamento de imagens no Pixinsight, mas esse ainda não testei ainda. Com o computador antigo, tava levando entre 3 e 7 horas, isso com umas 60-200 imagens. Mas com a chegada do inverno no hemisfério Norte, eu queria ver se consigo fazer umas imagens com mais de 500. É possível que eu tenha que adicionar mais 32 Gb pra não travar, mas vai ficar pra depois. Mas já vi qual é a memória (Kignston Fury KF556C40, $115 por 32GB).