Primeiras imagens do observatório Vera C. Rubin

O observatório Vera C. Rubin divulgou algumas de suas primeiras imagens. Este observatório fica no Chile, e usa a maior câmera digital já fabricada. O objetivo deste observatório é fotografar todo o céu do hemisfério sul durante 10 anos, a fim de detectar fenômenos transientes (“transiente” em escala de Universo demora vários anos).

Vera Rubin Scientists Reveal Telescope’s First Images - The New York Times

Como curiosidade, já fotografei este mesmo cenário. À noite eu posto minha versão, bem mais pobre do que essa.

3 curtidas

Rubin Observatory First Look | Rubin Observatory

Camera | Rubin Observatory

• The camera weighs about 3000 kg (6600 lbs). It’s roughly the size of a small car, but about twice as heavy.
  • It would take hundreds of ultra-high-definition TV screens to display a single image taken by this camera.
  • The camera’s sensors need to be kept extremely cold (about -100°C or -148°F) in order to limit the number of defective (bright) pixels in images.
  • The filters on the camera can be swapped in less than two minutes.
1 curtida

kd sua versão?

Rapaz, tenho que refazer essa. Desde quando processei essa imagem, aprendi um tanto.
Imgur

1 curtida

é…

… tem uma “leve” diferença.

1 curtida

Também tem que meu quintal tem esse nível de iluminação à noite. Tá ficando cada vez mais difícil.

Mas, sobre o que vc disse, eu sempre falo que, no início, o maior desafio é saber o que é poluição noturna e o que é sinal vindo do Espaço. Mesmo na minha imagem pobrinha dá pra ver detalhes que um fotógrafo desavisado tentaria remover, mas que fazem parte do sinal.