Qual sua lente favorita?

Título auto explicativo e pergunto apenas por curiosidade de saber as preferências dos colegas fotógrafos.

Vou começar por mim, mas já confesso que talvez essa preferência seja fluida, talvez por mudanças no estilo de fotografar e também pq não usei todas as lentes disponíveis.

Atualmente uso sistema Canon EF e minha lente favorita, de longe, é a 35mm f2 :wub:

Gostei do tópico.

Leandro, poderia ser duas perguntas.
A mais usada e a preferida. O que acha?

Mais usada - 24-70mm 2.8
Preferida - 85mm 1.4

Boa, gostei da sugestão!

Mais usada minha é a 70-200mm f2.8 is III

:ponder:

Atualmente:

Mais usada: Canon RF 24-105 F4
Preferida: Canon RF 24-105 F4

:ok:

Cara essa lente é realmente incrível e até sub-valorizada, pois é realmente difícil de achar ela aqui no Brasil.

Minha lente favorita até hoje foi a Tamron 24-70 G2, uma lente incrivelmente nítida, foco rápido , com estabilizador e muito bem construída. Oticamente ela é superior a Canon 24-70 G1, mas inferior um pouco a 24-70 G2 (essa é impecável na ótica). Tem vedação e a qualidade de construção é um pouco inferior as Canon 24-70 que são tanques, mas não são lentes ruins, são excelentes
by , no Flickr

Bacana essa lente mesmo, uma aluna minha comprou uma R6 com ela, pude usar um pouco, gostei… mas não é pro meu bico no momento a 24-105f4 I ainda me serve bem :hysterical:

Ultimamente minha favorita é a Fujifilm 100-400 f/4-f/5.6. Lente de foco rápido, excelente imagem e bom peso.

Mas tenho usado pouco. Se for contar uso, a que tenho usado mais não é exatamente uma lente. O Redcat 51 é um telescopiozinho que faria as vezes de uma lente 250mm f/4.8 manual, que possui indiscutível vantagem de simplesmente funcionar sempre, e possuir tudo que é necessário pra fotógrafos iniciantes e avançados ao mesmo tempo.

Olympus 12-40mm f/2.8 PRO para as duas situações.
Uso MFT. :ok:

wow !!! parece uma ferrari

Tenho algumas lentes que gosto muito, não é mais uma só.
E o processo de me apaixonar por elas se deu na edição. Alguns trabalhos memoráveis com elas, elas me retornam imagens de um jeito que fico xonado.

EF 24-70 L f/2.8
EF 17-40 L f/4
EF 35 f/2 IS
EF 100 f/2.8 L IS

Acho que o próximo amor será a RF 24-105… vamos ver;

Ef 35mm f2 is, tanto em apsc como em FF.

É muito bonito mesmo. Olha como fica com a câmera e com a montagem equatorial.

A primeira Canon 24-70 é um tanque de guerra mesmo. Foi a segunda lente linha L que trabalhei e ao abrir os RAWs no computador, a sensação é realmente única. A lente é pesada, é grande, mas entrega muito na construção e na ótica.

Coisa linda de ver hein rs

Eu também gosto de 2 objetivas:

RF24-105 f4-7.1
RF 35mm f1.8

Ambas pela versatilidade.
Mas antigamente eu era xonado na 18-135 Nano USM, a Zoom que eu mais gostei na vida, pois era leve, nítida, relativamente barata, estabilizada, silenciosa, rápida e relativamente clara. (comparada com a f7.1).
A nova (24-105 que coloquei no lugar) gosto mas fico tentando me lembrar de esquecer que ela tem uma distorção ferrada e é escurinha.

Se a nossa MPB já tem faz tempo um “segundo sol”, por que o Felipe não pode ter um “segundo planeta vermelho”?
Não entendo nada, mas é uma bela traquitana!!! :clap:

Fotografei com câmera APS-C tanto tempo, que tinha me esquecido como é fotografar com distancia focal real, rsrsrs.

Nesse sentido, minhas melhores lentes são as atuais, e talvez por isso, tecnicamente preferidas.
Fotografar uma igreja em 17mm, mostrando todo mundo, desde os músicos na beiradinha da igreja, até o pessoal da leitura do outro lado da nave, é muito bom.
Ter uma tele fodona pra isolar o casal do fundo deixando tudo borrado também é especial.
Nesse sentido, não tô podendo reclamar, rsrs.

Mas não posso deixar de mencionar a Sigma 50-150 2.8 que comprei em 2014, e prestou ótimos serviços por oito anos.

Lembro que quando comprei, fiz um tópico aqui, quase ninguém tinha, não tinha review, nada sobre ela, rsrs.
Comprei “na sorte”, e foi um dos meus melhores investimentos. Naquela época, eu meio que revolucionei minha fotografia, pois usava lente curta 17-50, e uma tele daquele padrão mudou pra melhor minha forma de fotografar.
Logo que comprei, fiz um reviewzinho bem mixuruca, kkkkk

Um dos primeiros trampinhos que fiz com ela:

E mesmo com oito anos de estrada, ela ainda prestava bom serviço na RP, em modo crop, e até em full. Dava uma vinhetinha nas bordas, que cortando no LR ficava com mais resolução que os 10mp do modo 1,6 da RP, kkkkkk

Se não tivesse trocado para FF, tava com ela até hoje.
É, acho que essa foi minha lente favorita.

Mike se tem uma qualidade que admiro na Sigma, Tamron, Tokina é que essas fabricantes muitas vezes têm mais ousadia pra criar projetos de lentes diferentes e até únicos no mercado. Alternativas que não vemos nas fabricantes oficiais. Sobre essa lente, gostei da nitidez e do desfoque dela. Claro que sua visão é o mais importante, afinal só o equipamento em si não faz milagre, mas gostei mesmo dessa Sigma. Já fiz uns 3 jobs, com a Sigma 50-100 1.8 que é pra APSC também. E vou te dizer, é uma lente incrível, na ótica e no autofoco. O ínico contra dela é o peso, chega a pesar o mesmo que uma 70-200 2.8 kkkkk

A que eu mais uso é uma Tamron 28-75, pela praticidade. A que eu mais gosto mesmo é uma Yongnuo 35mm f/2.

Cara sério que você gosta da Youngnuo 35MM F2?