Quando usar ProPhoto RGB, Adobe RGB ou sRGB.
Para imprimir numa impressora bombada como estas inkjet cheias
de cartuchos coloridos, o recomendado é usar um espaço de cor que
contenha todo o gamut da impressora.
Perfil do papel ICC Profiles Downloads — Moab Paper
Site para fazer as comparações http://www.iccview.de/index.php/3d
Canon PRO-100 vs sRGB – Perde feio…
http://i.imgur.com/mE0aHij.png
Canon PRO-100 vs Adobe RGB – Não é suficiente
http://i.imgur.com/XEZ0CVW.png
Canon PRO-100 vs Prophoto RGB – Agora sim!
http://i.imgur.com/rxymYHr.png
Basicamente só um espaço de cor gigante como o Prophoto RGB vai conter todo o gamut
da impressora bombada com papel glossy, mas para quem vai imprimir/revelar em minilab
e afins o espaço de cor recomendado é o sRGB.
Mas dependendo do tipo de papel o Adobe RGB pode conter todo o gamut, papel tipo mate
tem o gamut menor do que Glossy.
Canon PRO-100 vs Adobe RGB- papel tipo mate.
http://i.imgur.com/HUWRlH8.png
Agora monitor wide gamut vs Canon PRO-100
http://i.imgur.com/gfsSxqM.png
http://i.imgur.com/QyPcAg3.png
Mesmo não reproduzindo o gamut total da impressora, o resultado do monitor
wide gamut é visualmente melhor do que um monitor standard gamut(sRGB).
Mais links no final do Monitores LCD, Calibradores e Color Space
No chromasoft - ICM Profiles
Tem espaços de cor interessantes como ProPhoto RGB com gamma 2.2 e D65, ficando
igual ao Adobe RGB que é D65 com gamma 2.2, mas com um gamut maior.
Vantagem, sei lá… :hysterical:
Talvez elimine 1 degrau no processo(transparente para o usuário) quando se usa monitor
calibrado em D65 e gamma 2.2 :ponder:
Simplificando:
Para web, minilab e dreambook = sRGB + monitor standard gamut
Para impressora inkjet bombada = Adobe RGB/ProPhoto RGB + monitor wide gamut
BTW, mesmo com um monitor standard gamut é possível trabalhar com espaços de
cor maiores do que sRGB, só não vai poder ver as cores mais saturadas e/ou brilhosas
dos espaços de cor maiores.