Quando usar ProPhoto RGB, Adobe RGB ou sRGB.

Quando usar ProPhoto RGB, Adobe RGB ou sRGB.

Para imprimir numa impressora bombada como estas inkjet cheias
de cartuchos coloridos, o recomendado é usar um espaço de cor que
contenha todo o gamut da impressora.

Perfil do papel ICC Profiles Downloads — Moab Paper
Site para fazer as comparações http://www.iccview.de/index.php/3d

Canon PRO-100 vs sRGB – Perde feio…

http://i.imgur.com/mE0aHij.png

Canon PRO-100 vs Adobe RGB – Não é suficiente

http://i.imgur.com/XEZ0CVW.png

Canon PRO-100 vs Prophoto RGB – Agora sim!

http://i.imgur.com/rxymYHr.png

Basicamente só um espaço de cor gigante como o Prophoto RGB vai conter todo o gamut
da impressora bombada com papel glossy, mas para quem vai imprimir/revelar em minilab
e afins o espaço de cor recomendado é o sRGB.

Mas dependendo do tipo de papel o Adobe RGB pode conter todo o gamut, papel tipo mate
tem o gamut menor do que Glossy.
Canon PRO-100 vs Adobe RGB- papel tipo mate.

http://i.imgur.com/HUWRlH8.png

Agora monitor wide gamut vs Canon PRO-100

http://i.imgur.com/gfsSxqM.png

http://i.imgur.com/QyPcAg3.png

Mesmo não reproduzindo o gamut total da impressora, o resultado do monitor
wide gamut é visualmente melhor do que um monitor standard gamut(sRGB).

Mais links no final do Monitores LCD, Calibradores e Color Space

No chromasoft - ICM Profiles
Tem espaços de cor interessantes como ProPhoto RGB com gamma 2.2 e D65, ficando
igual ao Adobe RGB que é D65 com gamma 2.2, mas com um gamut maior.
Vantagem, sei lá… :hysterical:
Talvez elimine 1 degrau no processo(transparente para o usuário) quando se usa monitor
calibrado em D65 e gamma 2.2 :ponder:

Simplificando:

Para web, minilab e dreambook = sRGB + monitor standard gamut
Para impressora inkjet bombada = Adobe RGB/ProPhoto RGB + monitor wide gamut

BTW, mesmo com um monitor standard gamut é possível trabalhar com espaços de
cor maiores do que sRGB, só não vai poder ver as cores mais saturadas e/ou brilhosas
dos espaços de cor maiores.

Aí vem as perguntas de 1 milhão de reais:

Qual encadernadora hoje trabalha com Prophoto no Brasil?
Qual com Adobe?
As que são sRGB, atendem 100% do espaço mesmo?

Se bobear, os funcionários nem sabem o que é um espaço de cor… :assobi:

BTW, estou por fora do que usam as encadernadoras…

Nenhuma trabalha com Prophoto

Até onde sei sou o único que trabalha com giclée no espaço Adobe RGB. As boas trabalham com revelação química e trocentas em couchê

Tem álbum não encadernado em fine art, tá tão caro que não recebo mais cotação de nada… deve ser por cara de 220 conto

Dependendo do tipo de papel o Adobe RGB é suficiente, atualizei o test… :smiley:

Olá Pictus…
Excelente explanação.

Essa semana comprei justamente a Canon Pixma PRO-100 usada no teste e o papel Hahnemühle Photo Luster.

No meu caso, exporto as fotos editadas em Prophoto RGB ( TIFF/16 bits ) e depois imprimo pelo Photoshop mesmo ? ou posso imprimir direto do Lightroom ?

A dúvida pode parecer boba, mas agora é que estou me direcionando pra essa área, vindo de outra atividade.

Obrigado pela compreensão e atenção… :smiley:

:ok:
Com certeza é melhor usar o Prophoto RGB, pode imprimir via Photoshop ou Lightroom.

O espaço de cor Adobe RGB não cobre todo o gamut da PRO-100+Hahnemühle Photo Luster.
Você está pagando caro para ter melhor qualidade, usar um espaço de cor que não comporte
todo o gamut da impressora é jogar dinheiro fora…

http://www.colourphil.co.uk/printing-canon-PC.shtml

Veja a parte Color Space Workfow Guidelines

Marcelo, só complementando o que escreveu o Pictus

Exporta do LR no maior gamut possível e menor compactação, o que seria o TIFF, 16 bits, ProPhoto

Abra o doc no PS com o perfil papel x maquina … deve ter lá um luster premium de fábrica, não sei se a Hahnemühle fornece o perfil deste papel para o seu equipamento . Outra opção é aplicar o perfil na foto aberta, primeiro em converter, depois em atribuir ou assing .
Vi um amigo explicando em somente atribuir… isso vai alterar as cores.
Ahh, importante: existem alguns parâmetros para converter o perfil de cor… primeiro é que vc não “cria” gamut, se esta em sRGB não adianta converter para ProPhoto que ela não vai melhorar.

Quando vc reduz o gamut o PS encara de algumas formas esta conversão, ele pode ser perceptual como o próprio nome diz ele reduz o gamut sem alterar as cores observadas dentro do gamut escolhido

Relativo: não me pergunte como, mas ele vai adaptar as cores fora da curva para dentro da nova curva

Absoluto: descartando os pontos fora da curva

Saturação: vai saturar um pouco as cores dentro da curva

Pictus, se escrevi besteira, por favor corrija. :ok:

Lembre-se que seu monitor deverá estar calibrado e você não consegue ver as cores que ultrapassam o sRGB (a não ser os wide gamut), do Adobe RGB e ProPhoto vc ve somente as cores comum e o PS adéqua para visualização.

Veja se tem um plugin no PS pra esta impressora, eu tenho e é uma mão na roda, agiliza muito o processo

Bom divertimento

Abs

Marcio

Com certeza é melhor usar o Prophoto RGB, pode imprimir via Photoshop ou Lightroom.

O espaço de cor Adobe RGB não cobre todo o gamut da PRO-100+Hahnemühle Photo Luster.
Você está pagando caro para ter melhor qualidade, usar um espaço de cor que não comporte
todo o gamut da impressora é jogar dinheiro fora…

Perfeito, PICTUS.
Assim estarei aproveitando todo o potencial da impressora e qualidade da tinta e papel.
Estou acompanhando e lendo os links que postou, devagar chego lá, :smiley:
Também, estou procurando alguns livros refentes a impressão FineArt, sobre o Lightroom, etc…
E tem aqui, o fórum também. Pessoal muito bacana. :ok:

Desculpe parecer ser leigo, mas não entendi como imprimo direto do Lightroom usando o Prophoto RGB.
Antes de importar as fotos ( em RAW ) deixo configurado o LR para o perfil Prophoto RGB ? depois importo, trato as fotos e imprimo ( aí faço os ajustes para impressão, perfil do papel, qualidade, etc…)…

Obrigado e abraços

Opa…obrigado mais uma vez SPOSITOM…

Quando postei a resposta acima, você já havia comentado primeiro. :ok:

Abra o doc no PS com o perfil papel x maquina ... deve ter lá um luster premium de fábrica, não sei se a Hahnemühle fornece o perfil deste papel para o seu equipamento .

Tem sim, até já baixei.

Todas as minhas fotos de paisagens estão em RAW, assim já tenho melhor proveito.

Lembre-se que seu monitor deverá estar calibrado e você não consegue ver as cores que ultrapassam o sRGB (a não ser os wide gamut), do Adobe RGB e ProPhoto vc ve somente as cores comum e o PS adéqua para visualização.

Rapaz, esse é o problema, sei da importância dessa questão, mas por enquanto ficarei em testes de impressão.
Meu monitor é um Dell 2407WFP-HC (digital).

Veja se tem um plugin no PS pra esta impressora, eu tenho e é uma mão na roda, agiliza muito o processo

Não tenho não, mas se você tem…( OBAAAA ). :assobi:

A impressora está chegando, mais o papel. Natal antecipado. :assobi:

Não sei muito de monitores, mas tem que ter a letra U na frente… dá uma olhada no tópico sobre monitores

Referente aos plugins e utilitários, de uma olhada aqui http://www.usa.canon.com/cusa/support/professional/professional_printers/destop_printers/pixma_pro_100#DriversAndSoftware é divertido, instala e desinstala se não gostar.

Tb estou nessa brincadeira, tomei um preju do cão com um problema que tive na parte elétrica… o PC foi pra caixa prego e o WIN10 é meio embaçado, demora pra caramba

Ler o manual é importante

Abração

Marcio

Ótimo, Márcio.

Não sei muito de monitores, mas tem que ter a letra U na frente.. dá uma olhada no tópico sobre monitores

Sim, tenho guardado esse link e vou estudá-lo.

Referente aos plugins e utilitários, de uma olhada aqui http://www.usa.canon.com/cusa/support/professional/professional_printers/destop_printers/pixma_pro_100#DriversAndSoftware é divertido, instala e desinstala se não gostar.

Muito bom. Justamente esse site da Canon não havia visto. Tenho outros links que um atendente da Canon me passou, mas esse é excelente.

Tb estou nessa brincadeira, tomei um preju do cão com um problema que tive na parte elétrica... o PC foi pra caixa prego e o WIN10 é meio embaçado, demora pra caramba

Eita…Complicado mesmo. Com todo cuidado que temos, ás vezes dá problemas. Eu mesmo monto meus computadores pra edição e como meu PC é multi uso - edição de video, edição de foto, navegar na net, testar programas e por aí vai…vez ou outra tenho que formatar.
Agora, estou reformando meu estúdio e irá funcionar com energia solar. Nada da concessionário ( LIGHT ). Só uma chavezinha pra quando der problema com algum componente, coloque pra energia da Light.

:ok:

Olá, bom dia!

Alguém sabe o melhor perfil de cores para impressão numa Epson L800?

Agradeço!!!

ressuscitando um pouco o topico…

Estou lendo sobre esse assunto e me veio uma duvida leiga.

estou vendo monitores pois preciso comprar um … gostei do UP2516D - wide gamut (RGB e sRGB) lut no monitor e tal.

existe monitor com as cores ProPhoto? bom eu não encontrei na Dell que é a marca mais acessível em nossas terras, ou não estou entendendo direito …

Se a impressora cobre o prophoto devo trabalhar o arquivo a ser impresso com o perfil prophoto certo? mas se o monitor não me mostra prophoto como vou trabalhar na edição se não consigo ver as cores que serão impressas?

Quero entender bem isso pois tenho interesse em impressoras como a Pixmax-100

*sou leigo, nunca nem vi um monitor IPS na minha frente, estou estudando sobre isso bem como calibração.

Att.
Fhilipe Higa

Nenhum monitor consegue reproduzir todas as cores do espaço de cor ProPhoto RGB
porque este espaço de cor é tão grande que possui cores que não podemos enxergar…

Mesmo com um monitor standard gamut que cobre somente o sRGB, é
possível trabalhar com qualquer espaço de cor incluindo o Prophoto RGB…
Só que este monitor standard gamut não vai reproduzir as cores mais saturadas
e brilhosas existentes nos espaços de cor maiores…

No http://digitaldog.net/ tem um monte de vídeos para assistir e sanar as dúvidas…
O monitor calibrado em native.
O arquivo em Prophoto RGB
E vai precisar do perfil do papel da impressora para o “soft proofing”, assista os vídeos…

Amigos, aproveito esse tópico pra fazer duas coisas:

1. Agradecer ao Pictus, que saca muito sobre esse assunto de espaço de cor, calibração de monitor, etc, e já me tirou muita dúvida. Além de ter sempre muita paciência em explicar.

2. Aproveito pra sugerir para quem ainda não assistiu e tem dúvidas nessa área, um curso online que assisti semana passada na Eduk. O nome é Gerenciamento de Cores para Fotógrafos, ministrado pelo Clicio Barroso. Muito bem explicado e abordando vários assuntos como calibração de monitores, perfis ICC, espaços de cor, perfis de impressoras, impressão, papel. Lógico que se quiser a pessoa pode ir muito mais a fundo no assunto (como o Pictus) mas assistindo a esse curso, com linguagem fácil e excelentes explicações (o Clicio saca muito de impressão, entre outros assuntos) consegui nanar muitas das minhas dúvidas.

Obrigado Pictus então eu até imaginei certo, vou ver os videos sim.

Adriano, obrigado também, estava mesmo querendo pesquisar sobre algum curso do tipo! vou olhar de certo.

Continuando, pois só agora vi o tópico, aproveito para sanar uma dúvida:

O espaço de cor Prophoto RGB só vai render na impressão todo o potencial se eu exportar o arquivo do Lr com ele no momento em que tiver gerando o arquivo ( TIFF ou PSD ) tratado, certo?

Porque se eu simplesmente converter agora os meus arquivos .psd que estão todos tratados em Adobe RGB para o Prophoto ele não vai obter ganho, ou a conversão irá “criar” novas tonalidades? :ponder:

Acho difícil criar cor, a mesma coisa com resolução

Se for editar as foto compensa aumentar o gamut e profundidade, torcendo para um bom trabalho do sfw

Para imprimir vai de AdobeRGb mesmo e nas próximas impressões já exporta no ProPhoto e 16 bits

Fiz um trabalho para uma fotógrafa que teve problemas em outros locais (ela me falou depois) e a grande diferença foi nos 16bits evitando o banding do por do sol

Pois é, a maioria das minhas fotos tem gradientes, eu exporto tudo com 16 bits e Adobe RGB, achava que assim não iria ter problema ao imprimir…Agora foi…