Bem… Conforme andei falando por aqui, estou iniciando a montagem de um rebobinador para filmes 35 mm. Projetei usando o software FreeCAD e estou imprimindo em 3D. Aí vão as primeiras imagens…
O dispositivo porta-cartucho articulado pra fora. Pra ser instalado e/ou pra ser feita substituição dele, basta remover a placa superior, presa por quatro parafusos. Não usei parafusos auto-atarraxantes, pois tende a alargar o material da base conforme se coloca e tira. Os parafusos são rosqueados em roscas fixadas termicamente na base (thermal inserts). Observe na lateral, há um thermal insert instalado onde a aba de proteção do porta-cartucho é presa para segurança.
Aqui, o porta-cartucho está em posição de trabalho, travado por um parafuso que impede sua abertura acidental. Em detalhe também, o eixo central para encaixe da bobina de filme. O eixo também tem um thermal insert e seu topo, onde é rosqueado o parafuso principal que trava a tampa. O eixo é instalado na base sob pressão, podendo ser substituído em caso de quebra ou ainda ser substituído por um mais fino, no caso de a bobina de filme ter um núcleo com furo central fora de padrão (o padrão é 8 mm de diâmetro).
O rebobinador com a manivela instalada. Foi impressa em alto relevo, uma “colinha” com o número de voltas de manivela correspondente ao número de frames que se pretende carregar no cartucho…
Aqui o rebobinador fechado com a manopla rosqueada que prende a tampa ao conjunto. A tampa foi modelada em degrau, de forma que se encaixa por dentro no corpo e tem a aba externa que se fecha por cima, uma armadilha de luz pra impossibilitar vazamentos.
Muito bom. Tenho vários dispositivos e adaptadores feitos na impressora 3d, mas nada realcionado a filme analógico!
Projetar dispositivos em CAD e depois executar em 3D, pra mim é um hobby. Começou meio por acaso… Meu filho mais velho aposentou sua Creality Ender 3 modificada pra construir uma impressora totalmente nova e maior. Aí, me deu a Ender 3 de presente. Achei um desperdício simplesmente imprimir coisas baixadas da Internet. E comecei a projetar e testar eu mesmo… De quebra, dá pra criar bastante coisas interessantes. Neste momento, estou imprimindo um case pra guardar minhas objetivas de ampliador pra não ficarem sujas quando não estiverem em uso…
Tempos atrás eu postei o meu kit de astrofoto da Rokinon 135mm.
Um Astrógrafo baseado na Rokinon 135mm - Equipamentos - Fotógrafos Online (fotografos.online)
Desde então o kit evoluiu bastante, vale atualizar o tópico.
Esse é um upgrade pra uma versão futura do rebobinador… É um CONTADOR DE FRAMES. Trata-se de um mecanismo redutor de razão 1:40. O tambor vertical à esquerda, engrena-se nas perfurações do filme e é dimensionado pra dar uma volta completa a cada frame avançado. O set de engrenagens, faz com que o eixo final (o mais da direita) dê uma volta completa a cada 40 frames avançados.
Esse mecanismo ficará embutido dentro da carcaça do rebobinador. O eixo contador, terá um ponteiro que será zerado no início da rebobinagem (na verdade, três ou quatro frames antes do zero pra ter a folga do filme). Conforme se aciona a manivela instalada no cartucho, as perfurações do filme giram o tambor do mecanismo e o ponteiro de contagem mostra quantos frames já estão no cartucho.
Não é uma idéia nova. Tem vários rebobinadores com indicação de frames no mercado, mas tá desenhado pra uma implementação futura…
Mostrando meu rebobinador no Reddit, um participante me perguntou se eu não conseguiria escalar o rebobinador para rolos de 400 pés. É o tamanho de rolos que são vendidos os famosos Vision 3 e AeroColor.
Teoricamente, não haveria dificuldade, mas calculando e pescando informações, concluí que não será possível… O diâmetro de um rolo de 400 pés cheio, obrigaria desenhar o rebobinador num tamanho que NÃO CABE na mesa da minha impressora… Talvez, construindo em várias sub-partes de tamanhos menores, mas a idéia no final não me ferveu o sangue. Um rolo de 100 ft já será algo que vai demorar um bocado pra gastar. Fico imaginando 400 ft…
Ficou com uma aparência muito boa Eduardo. Parabéns.
Duvida: o acabamento das peças em impressora 3d é meio rugoso. Tratou isso no caminho do acetato entre rolo para o cartucho do filme?
A garganta de passagem do filme, tem 2 mm de largura. Será revestida com veludo preto, que terá duas funções, eliminar o atrito que poderia machucar a emulsão e selar a passagem de luz.
Antes de imprimir o rebobinador, imprimi um canal de 2 mm e fiz um teste com feltro e com veludo. Veludo ganhou…
Pelo conjunto da obra, “a brave man”.
Muito legal! Mas qual é o módulo dessas engrenagens? Aqui na minha impressora, abaixo de 1.5 já não fica bom. Ainda assim, tem que imprimir bem devagar. Mas minha impressora é relativamente antiga, uma Ender S1.
Módulo 1 imprime legal aqui. E PETG é uma mãe pra engrenagens. Minha Ender é uma 3V2 modificada pra operar em sistema Klipper. Faz coisa que Deus duvida…