Sebastião Salgado de 24-105

Tirei a semana para ver várias entrevistas e palestras do Sebastião Salgado… Achei esse video no meio das minhas procuras, o engraçado é o cara que está abordando o Sebastião ao pegar a 1DX dele, vê que ele está usando a lente que vem nos Kits da Canon, e com um tom surpreso fala “De 24-105” Tipo “Sebastião Salgado está usando uma lente do Kit???” o melhor e a exclamação do próprio Sebastião “Essa Lente é Fabulosa” !!!

Realmente falta tirar o máximo do que nos temos !!!

Segue o vídeo, pulem para o 2:15 se preferirem:

Na 1DX até a 18-55 ficaria fantástica, se coubesse. :hysterical:

Eu vou além: na mão do Sebastião Salgado até a T3i, com 18-55 fica fabulosa.

“De 24-105…” o cara não queria acreditar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu nem comento mais sobre essa questão de lente do kit, quando a pessoa aprende mesmo o que é fotografia sabe que isso é besteira.

A mal de uma grande maioria de fotógrafos é que querem justificar sua falta de técnica, aprendizado e experiência nos equipamentos caros.

Se dinheiro e equipamento comprassem estes itens de forma automática seria muito fácil, mas para nós mortais resta o eterno aprendizado e fotografar cada dia melhor, com o que temos em mão, seja uma câmera e lentes caríssimas ou simples kit de entrada.

Eu já desencanei de equipamento, para mim só quando eu “merecer” algo melhor, rsrs, por enquanto o equipamento é ainda melhor que minha técnica.

Eu fico puto com esse vídeo!
O cara está na frente do Sebastião Salgado e fica querendo ver a 1Dx??? Vai na loja e pega a câmera…

“Que linda foto, também, com uma câmera dessas!” Quem nunca ouviu esta m.erda? :hysterical:

Fazem o mesmo com meus violões de luthier, outro dia me disseram a fatídica frase, “mas com um violão desses…”, não pensei duas vezes, entreguei o violão e disse “toca então”.

Fico triste que grande parte de nossas conversas ainda esta focada em equipamento, se é FF, se é Canon, Nikon, Sadia ou Seara, se tal lente é 0,000000001% mais nítida que outra, como se fosse melhorar a composição, narrativa, senso estético e artístico, bom senso, técnica…

Se eu pudesse estar com o SS :smiley: ia perguntar sobre suas inspirações, suas dificuldades, sua visão do mundo e do papel da fotografia atual, é triste mesmo Pope!

[quote author=Pope link=topic=115122.msg1187542#msg1187542 date=1443309048]
Eu fico puto com esse vídeo!
O cara está na frente do Sebastião Salgado e fica querendo ver a 1Dx??? Vai na loja e pega a câmera…
[/quot]

Pois foi isso que me chamou atenção… :dizzy_face:
Como se fosse peça única feita exclusivamente para ele…

Resumindo…bobão!

Ta explicado porque tanta difração e pouca nitidez nas bordas nas fotos dele quando veio a exposição Gênesis aqui em Porto. Esperava mais do “mito” Sebastião Salgado.

Taí mais um exemplo de comentário “útil” , só faltou falar q tinha ruído… Tipo de análise de quem só se preocupa com equipamento!

Acho que a minha carga de ironia não foi suficiente na frase hehehe.

Mas já que tu tocou no assunto do ruído, eu fiquei espantado com a qualidade de algumas prints da exposição. O ruído em algumas era demasiado realmente, e eu esperava mais. (sério)

Mas o cara é o Sebastião Salgado, então tem licença poética pra fazer o que bem intender.
Se fosse qualquer mortal iriam cagar na cabeça.

E digo mais, algumas das fotos, mas principalmente do gênesis não são super extraordinárias. Qualquer fotógrafo com alguma noção e com o recurso que ele tem $$$$ poderia faze-las. (sério)

eu acho que SS teve seu auge no Exodo, como disse o Ferrari, qualquer fotografo de paisagem foda, com a moral que ele tem, recurso que ele tem, faria algo tão bom quanto ou melhor.

SS pra mim é sinonimo de fotografo jornalistico. Pra mim ele tem um trabalho incomparavel la, no workers e no exodos, o genesis tirando as fotos dos nativos é só um livro de paisagens como qualquer outro do discovery.

Quanto a 24-105, pera la, ela é uma lente do kit mas é uma serie L, selada, f4 de ponta a ponta, com um estabilizador muito bom, uso nikon mas ja usei essa lente num job e nao é lente de se jogar fora como a 18-55 nao

Legal, boas críticas. Agora que tal quem estiver reclamando tentar fazer melhor do que ele e mostrar aqui para a galera ? Aliás nem precisa ser com a lente do kit ou com a 24-105, pode ser com a lente mais fuderosa que tiverem. :smiley:

Exatamente. O cara ficou reconhecido por isso, e a maior parte da galera nem sabe. O trabalho dele em conjunto com a Magnum que botaram ele onde ele está agora.

Não seria possível, as locações que temos aqui no Brasil são muito comuns. Se quiser te mando um link de 2 séries de 5 fotos que tenho de paisagem, prontas pra print. Uma é do interior de Erechim/Rs e a outra da Serra Gaucha. mas elas não tem nada de mais.

Agora se tu pega o colega Patagônico que tem acesso a lugar mais sagrado da América do sul… qualquer foto que ele posta é incrível. (não estou desmerecendo o trabalho dele, porque realmente é foda) Mas sei que se eu tivesse a oportunidade de ir pra lá, as minhas fotos não perderiam em nada.

Para mim não, manda pra galera do fórum ué !

E não vejo por que essa de falar que no Brasil fica complicado. Se um país com 8.500.000 km2 não tem um local para fazer uma foto interessante, eu realmente perco a fé na humanidade.

Menos críticas e mais serviço…

Ninguém curte meu material aqui. A maioria não vê a hora de eu sumir. Já nem posto mais nada :smiley:

Mas voltando ao tópico, ninguém pede pra ver as minhas câmeras kkkkkkkkkk

Acontece… Eu não posto quase nada no fórum, e quando faço nunca é com o objetivo de mostrar uma foto assim do cacete. Geralmente é para mostrar alguma característica específica quando tem alguém falando sobre o tema. Fotografo para mim, e não para os outros. não me considero um bom fotógrafo ao ponto de querer mostrar para os outros.

Eu só pediria para ver um equipamento, se fosse antigo ou bem fora do usual, como curiosidade técnica ou histórica.

Mas realmente acho que rola muito aqui o criticar, e muito pouco o mostrar algo digno de nota.
Continuo curioso se alguém aqui que critica assim tem trabalhos no mesmo nível.

a minha opinião já acho o “Genesis” o melhor trabalho do Sebastiao Salgado, e o que mais me impressiona é o processo dos projetos…
10 anos ou mais para cada um, elaboração, execução e finalização …….não conheço nenhum fotografo que tenha tido um trabalho nessa dimensão

agora falar que fotografia depende de equipamento e lugar….pqp….

tipos de fotografias diferentes, paisagem, retrato, abstrato, conceitual, etc, etc
em diversas profissões, jornalistica, publicidade, moda, arte, etc
e tipos de equipamentos diferentes, grande formato, medio formato, pinhole, 35mm, etc
com saída final de diversos tipos, papel, video, internet, alternativo ( como papel salgado, cianotipia, albúmen, etc)

um não é melhor que o outro,

uma Nikon D810 não produz uma imagem melhor que pinhole
só tem uma estética diferente, e tudo depende da intenção do autor
cada equipamento tem a sua limitação e sua versatilidade,

o importante não é o equipamento, é saber tirar o melhor dele de acordo com seu contexto.

e o outro me fala que qualquer fotografo fodão de paisagem se tivesse os mesmos recurso faria igual ou melhor…

pqp……

fotografia esta muito mais ligado a pessoa do que recursos(dinheiro para viajar e equipamentos)…..
enquanto as pessoas olharem uma paisagem como uma paisagem, ou uma montanha como uma montanha
nunca sairão do mesmo…….
pq sempre estarão ligados ao seu significado….

uma montanha antes de ser montanha, tbm é forma, volume, cor, textura, etc….tbm pode ter caráter mais abstrato com imponência, solidez, etc

então “ver” se torna algo muito mais complexo que apontar a câmera e apertar o botão quando se vê algo bonito

eu usaria as palavras percepção e intenção,

depois que Robert Frank cria o conceito de “imagem em primeira pessoa” em 1955 com o livro “The Americans”
o mundo é inundado com as ideias de que a fotografia é uma opinião sobre o que se vê,
então o nosso olhar é influenciado mais pelo nosso conhecimento, experiência, estado emocional, etc….do que a lente do kit……

A fotografia como hobby tem esse componente de equipamento que alimenta o sonho de o hobbista um dia fazer fotos que admire. Assim é natural que grande parte das conversas estejam voltadas para esse aspecto porque grande parte dos frequentadores tem foto como hobby. Após chegarem a um nível que consideram satisfatório, ficam apenas aqueles que querem contribuir com alguma experiência e/ou vender seus equipamentos quando de um futuro upgrade.

Entretanto, o fórum é de livre acesso pelo público e se os verdadeiros artistas julgam as conversas desinteressantes, é porque seus pares não querem participar. E não há muito o que se possa fazer nesse sentido, todos os fóruns são assim… :wink: