Sony A1 anunciada

Convenhamos, mas não deixa de ser impressionante 30 FPS em RAW para um sensor com tantos megapixels. Me pergunto até se é realmente necessário rs

20 fps é melhor que qualquer DSLR?

D6 são 14 fps?
1Dx 16 fps? 20 se ligar o modo mirrorless.

A Sony com lentes capadas faz 20 e 30 nas Sonys.
Só vi vantagem.

Desculpa mas o RAW comprimido não tem como ser, nem de perto, comparado no meio entre RAW e JPG. O RAW comprimido da Sony A1 dá na faixa de 50 MB (o sem compressão dá um pouco mais de 100 MB). Ainda acho 30 fps um exagero e 20 fps seria mais do que suficiente mas, tenho certeza, de que se precisars dos 30 fps, o arquivo “comprimido” bruto da A1 ainda tem muuuuuita informação disponível.

Com certeza… tirando fotografia de esportes, fotojornalismo e vida selvagem, uns 10 a 12 fps sem gargalo no buffer atende e sobra.

Uncompressed RAW: 14-bit
Compressed RAW: 12 bits
HEIF: 10 bits
JPG: 8 bits

:ponder: O modo de arquivo Compressed RAW tendo 12 bits, é uma opção muito interessante. :ok:

Vou dar uma olhada por pura curiosidade, mas jamais vou comprar uma dessas.
Há coisa mais em conta que me atende.

Sony A1 Camera Review- Fake News & Bad Reviews

Mark Galer é embaixador da Sony na Austrália.

O vídeo tem um pouco mais de 1 hora.

Eu tinha visto uma notícia do cancelamento da olimpíada mas no outro dia foi desmentida pelo COI.

Parece que essa pode ser mesmo a câmera dos jogos.

Para quem for comprar a A1 :smiley:

já tem o manual online :assobi:

Uma coisa não tem nada a ver com s outra. Você deixa a entender que só porque o rendimento ISO da A1 e 7R4 são piores eles não soltam review.

Sobre o Jared ele soltou o review da R6 mais de 6 meses depois. Não acredito que o review dele da A1 saia antes de abril.

Ele demora mesmo.

interview: Sony’s Masaaki Oshima - “The Alpha 1 is the first step towards the next decade”
https://www.dpreview.com/interviews/9195902169/interview-sony-s-masaaki-oshima-the-alpha-1-is-the-first-step-towards-the-next-decade

Was 8K video part of the plan from the beginning?

Yes, we think that [the division between] stills and movies is less and less, nowadays. So we aimed to achieve both high quality video and high resolution photos in the same body.

Right now 8K isn’t widely popular, but we’re sure that demand will evolve, and 8K implementation is important in order for us to be successful in the future. And even now, some professionals will be interested in capturing 8K and cropping to 4K, for example. I think that the Alpha 1 is the first step towards the next decade. That’s one of the reasons why we named it ‘Alpha 1’, meaning ‘first step’.

Is the Alpha 1 your best constructed, and best-sealed camera?

Yes. And of course the mechanical shutter now closes when you change lenses, which will provide more durability for professional use. Another reason for a mechanical shutter!

Isso é uma coisa que eu gostaria muito ver mais outros fabricantes copiando a idéia da Canon.

Editor's note: Barnaby Britton

Sony hasn’t always had the best reputation for ruggedness, but according to Mr Oshima, durability was a major priority in the design of the Alpha 1

Fechar o shutter enquanto troca a lente tinha que ser algo padrão e mandatório. É um feature muito legal.

No geral, todas as câmeras mandaram bem na qualidade de imagem e acho que todos esperavam isso.
Meu conceito de avaliação para Dynamic Range é diferente. Não procuraria olhar a nitidez quando recupera-se as sombras ou altas luzes mas em primeiro lugar o quanto se recupera das sombras e altas luzes. De qualquer forma, a Canon, finalmente, chegou junto dos sensores Sony.
Sobre alto ISO, A1 e R5 pau a pau. A Z7II ficou um pouco atrás e a A7RIV abre o bico mais cedo mas extrapolando para a realidade, até uns 6,400 deve mandar muito bem.

A surpresa ficou no teste do IBIS. Tinha ouvido muito sobre o IBIS da Canon estar a frente de todos. Por esse teste, A1 está um pouco melhor e a A7RIV quase empatada com a R5 (eu sinceramente não acreditei).

Sobre banding, ficou claro que eletronic shutter e luzes de LED não combinam. Parabéns para A1 que se comportou melhor e ainda tem uns recursos a mais.

Queria muito que à Nikon tivesse pixel shift…

Algo tão simples, apenas mudar o software e pimba.

Será que é só software? Eu acho que deve ter alguma coisa a mais.

Creio que sim, pois a cortina fecha e abre ao capturar uma foto :ponder:
Seria “apenas” configurar o software para se fechar ao desligar a câmera.

Temos que ver como a Canon fez.

As DSLR não gastam energia elétrica para deixar o obturador fechado. Mas gasta para deixar aberto.

As ML os engenheiros inverteram a logica, porque o sensor fica ligado o tempo todo.
Logo não gasta energia para deixar o obturador aberto e gasta para fechar.

Se for pra fechar o obturador quando a lente for removida, precisa de algo a mais. Por exemplo, um sensor que sinta quando o botão de liberação da lente for pressionado. Se for somente quando desligar a câmera, é só software.