Temperatura de cor

Meu monitor é um LG 700P

Na temperatura de cor ele vai de 5000K a 10000K.

Qual a ideal para o monitor?

Ele tem duas predefinidas…6500K e 9300K, mas tb posso fazer manualmente.

Qual usar…? para não ter decepção nas revelações.

Obrigado

Meu monitor é um LG 700P

Na temperatura de cor ele vai de 5000K a 10000K.

Qual a ideal para o monitor?

Ele tem duas predefinidas…6500K e 9300K, mas tb posso fazer manualmente.

Qual usar…? para não ter decepção nas revelações.

Obrigado

Para começar, 6500 está bom, mas isso não sgnifica absolutamente que seu monitor está calibrado…

Ivan, aqui as cores ficam absurdamente quentes em 6500K. O padrão dos monitores Samsung é 9300K :denken:

Mas peraí, voce achou 6500 mais quente que 9300?

pois é, parece paradoxal, mas o meu monitor estah a 6500k, e qdo coloquei pra 9300, esfriou tudo!

(detalhe… meu monitor foi calibrado recentemente).

O meu está em Cor 2 5500K
É um Sansung 753V

Mas isso não adianta nada, porque a configuração mesma está no driver da placa de video que incorpora um perfil definido à unha.

O meu é um 793DF e está em 9300K…

O meu é o Samsung 796MB e está em 9300k
6500k é absurdamente quente aqui rs
Já o 9300k acho que puxa um pouco mais pras cores frias, mas aqui só tem essas duas opções ¬¬
E meu monitor está completamente descalibrado rs

Estranho…

Aqui o 5000 tbm fica quente, e o 9300 frio. Será que não é uma lógica de compensação? Como em fotografia: pra luz fria, filtro quente.

Está correta essa informação de cores. As cores medidas na escalam kelvin , vão de temperaturas menores ( puxando para vermelho e laranja ), até temperaturas maiores ( azul ).

Não quero entrar em questões técnicas desnecessárias, mas pensem uma coisa. A chama do fogão, que é absurdamente quente, é azul.

Quanto maior a temperatura de um objeto, mais “azulada” fica a chama.

Está correta essa informação de cores. As cores medidas na escalam kelvin , vão de temperaturas menores ( puxando para vermelho e laranja ), até temperaturas maiores ( azul ).

Não quero entrar em questões técnicas desnecessárias, mas pensem uma coisa. A chama do fogão, que é absurdamente quente, é azul.

Quanto maior a temperatura de um objeto, mais “azulada” fica a chama.

Até onde sei a chama do fogão é azul por causa do gás combustível butano que é usado, e não pela temperatura. Se vc tentar queimar algo que contém Bário (não tenho certeza) vc vai ter uma chama verde. O sol é bem mais quente que meu fogão, mas continua amarelo :wink:

Quanto a temperatura de cor nos monitores padrão (não profissionais) oferecem apenas 2 ou 3 opções de temperatura de cor. Normalmente 5000°k, 6500°k e 9300°k, geralmente as ultimas 2 opções aparecem mais.
Em um monitor calibrado 5000°k seria o branco quente, 6500°k o branco neutro, e 9300°k o branco mais frio.
Mas tirando da caixa e sem calibrar, o 6500°k parece muito quente realmente, então sobra a opção de 9300°k que tem um aspecto mais frio mas a imagem no geral parece mais neutra.

Aqui o 5000 tbm fica quente, e o 9300 frio. Será que não é uma lógica de compensação? Como em fotografia: pra luz fria, filtro quente.
Fico com essa opção.

hehe, ok, desculpem, eu sabia q alguém ia comentar da chama do fogão. Era só para tentar ilustrar a situação.

Mas realmente, tem a ver com a cor real da temperatura.

Lembre-se que estamos usando um temperatura de 5000 kelvin como fria e 9500 como quente.

Assim, reafirmo o que eu disse, os compostos usados para essa escala, realmente começam a puxar para o azul quando ficam mais quente.

As cores quentes são de fato os tons de azul.

Só mais uma observação.
GMarigo, lembre-se que estamos definindo isso dentro de uma escala.
Claro que a sua observação do fogão e do sol estão corretas, mas nenhuma delas realmente entra dentro da escala de cores que é usada para o assunto.

Realmente não fui muito claro na minha primeira colocação, mas admito que tenho preguiça de escrever textos mais longos aqui no fórum.

Na verdade monitores calibrados ficam com tons mais quentes, como o Ivan disse se não tem calibragem opte por sRGB ou tons como 6500K, que certamente serão os que mais se aproximarão do resultado calibrado.

Leo, nas cameras que possuem o controle da temperatura de cor na escala kelvin, as cores não tendem para o azul a medidade q o valor numérico aumenta?

Não, é o contrário, mas ai é balanço de branco da imagem e não calibragem de dispositivo, são coisas diferentes, é importante não confundir.
Na câmera vc está dizendo para a câmera quanto está a luz ambiente para ela compensar puxando, para o tom complementar, no monitor ele é uma fonte de luz, vc estará dizendo para ele o tom que você quer.
Então em um monitor se vc diz 9000K ele irá emitir luz em tons azulados, se disser 5000K em tons levemente amarelados.
Já na câmera se vc estiver em luz branca (5500K) e disser para a câmera que está em 9000K ele irá puxar o tom final da foto para vermelho, caso você diga uma temperatura abaixo de 5500 ele irá puxar para azul. :slight_smile:

A bom, nunca regulei o balanço de branco por temperatura kelvin em uma câmera. Obrigado pela explicação.
Então, relativo à camera, retiro o comentário. hehe.

A temperatura de cor é derivada da luz irradiando do aquecimento um corpo sólido em graus Kelvin. Quanto maior a temperatura mais azulado fica.