Tudo sobre tubos de extensão para fotos macro

O que eu vejo de interessante no ring flash, é a possibilidade de vc já jogar luz no assunto (vc pode escolher a opção de dispará-lo como flash ou de deixá-lo com luz contínua), pra depois fotografar.
Quanto às lentes sem anel e anel inversor, parece-me que há sim, uma forma de vc diminuir a abertura e mantê-la, que é tirar a lente com a câmera ligada e apertando no botão de profundidade de campo. ACHO que é isso.
De resto, a lente com anel de abertura já vai resolver isso.
Para melhorar a performance da lente que já faz foto macro, acredito que o ideal sejam os tubos de extensão.

Aquela “braçadeira” que vem em algumas lentes, como a sigma 150mm macro, é vendida separadamente? alguém sabe qual o nome correto?

Estou precisando estabilizar mas a minha lente e acredito que este acessório me ajude

Isso no sistema Canon, que tem o botão de previsão de DOF. No sistema Nikon, SALVO ENGANO, não há esse botão. Aí teria que ser com lentes com anel de abertura no próprio tambor mesmo.

Procure por “tripod ring”. ACHO que é isso que tá procurando.

Tem sim!! Pelo menos a minha D70s tinha, e a D90 tem. Não sei se as câmeras sem motor de foco no corpo vão ter.

Bom, então deram informação errada no passado aqui no fórum, porque lembro bem o pessoal relatando que no sistema Nikon esse botão não existia.

De repente se referiam às reflex mais básicas, sem motor de foco. Pode ser que essas não tenham mesmo.

Nunca ouvi falar disso nas D90 e D7000. Vou ler o manual pra ver se encontro algo.

Helena, depois de enrolar um bocado fiz umas fotinhas aqui para melhor guarnecer o tópico.
Lente utilizada em todas 18-55mm. Tubo extensor genérico sem contatos. Cam no tripé e visualização pelo LCD com magnificação para acertar o foco direitinho. Como estava, mais ou menos no mesmo plano da moeda, nem me preocupei com a abertura setada na lente. ACHO que foi 3.5 em todas.

01.

55mm +/- na distância mínima de foco (se houve diferença foi de poucos centímetros)

02.

55mm + anel 1

03.

55mm + anel 2

04.

55mm + anel 3

05.

55mm + anel 6 (junção dos anéis 1, 2 e 3)

06.

E por curiosidade, 55mm invertida. :smiley:

Nossa Hyde, muito bacana!! :clap:
Impressionante como a lente invertida dá uma magnificação muito legal. pena que é tão chatinha de usar.

Acho chato não. Me acostumei.
O problema maior que encontro é o DOF super estreito. Acertar uma foto na mão é bem complicado, já que não criei ainda uma gambiarra para o flash (outra de minhas muitas preguiças), porque uso aberturas relativamente grandes.
Agora comprei um fole para lente… Vamos ver o que sai disso. Num teste rápido onte me surpreendi com a magnificação com a 50tinha. O futuro dirá se esse troço presta ou não. :wink:
Tô pensando em inverter a 18-55mm setada em 18mm, colocar o TE com anel 6 e colocar tudo no fole. Será que dá foco? Acho que deve ir pra dentro da lente, né? Uma 100mm ou a 55-250 setada acima de 150mm deve dar foco… Depois vejo se faço isso. :smiley:

conte-nos o resultado. :ok:
eu não tenho saco, sabe… ficar arrumando demais, tentando demais, armando demais… não tenho paciência. Pra mim, se quiser foto macro, o jeito é tentar uma lente micro mesmo, ou TE com contatos. Sou muito pouco perseverante pra ficar brincando com lente invertida, rs.

Um teste com uma 55-250mm acoplada com uma 18-55mm (esta última invertida)

Não está bem focado, mas a T3 infelizmente parece não ter bloqueio do espelho :frowning:

Amigos, também pretendo começar experiencias com macrofotografia. Tenho uma Canon XS com kit original e lentes M42 como a Hellios da máquina Zenit e uma super takumar 50mm 1.4, (com adaptador para minha Canon).
No ML é fácil encontrar tubos (+ ou - R$ 50,00) com as seguintes características:

9 milímetros tubo (tubo 1)
16 milímetros tubo (tubo 2)
Do tubo de 30mm (tubo 3)
Sem contato eletrônico.

Dá para começar com minhas experiências?

Dá sim.

Isso não pode te ferrar o motor de foco da lente não? Essas lentes já não tem uma construção surpreendente, e juntando isso com o fato de que não foram feitas pra suportar o peso no anel frontal penso que pode dar algum problema…

uma coisa é inverter a 18-55 que é relativamente pequena e leve… mas colocar o peso dela na extremidade total da 55-250 não sei não (nesse caso pode ser problema pra 55-250)… ou inverter lentes mais pesadas como 28-135 ou outras… particularmente quando me perguntam prefiro recomendar o tubo extensor pra evitar esse possível problema…

Até então não tive problema algum, mas não costumo fazer isso.
Foram apenas testes.

vou fotografar uma moeda de 1 real para comparar :smiley:

Olá tem alguém que pode me ajudar em dizer se este Tubo Extensor Para Macro Fotografia Canon Eos Ef Slr Dsrl, da marca Nova artes Equipamentos Fotograficos é bom para Camera Canon 60D, ou se não for bom , alguém pode me indicar algum?

Fabio, este tubo de extensão simples que vc tirou estas fotos, tem algum que dá certo para camera canon 60D?

Poste um link. Fica mais fácil o pessoal ajudar.
Emn tese, qualquer tudo extensor seervirá perfeitamente, basta ele ser da baioneta adequado ao corpo e às lentes que serão usadas.