Fábio, qual tubo vc me indicaria para a Camera Canon 60D, para tirar fotos em Macro? ![]()
Qualquer TE com baioneta EOS.
Se for com contatos, melhor. Mas é mais caro tb.
Mas afinal, qual o melhor resultado? Com tubo extensor ou com anel inversor?
Eu acredito que em termos de qualidade, os dois podem render ótimos resultados, se bem executados. O lance é que a coisa com a lente invertida é bem mais trabalhosa.
Sem falar que vc acaba expondo mais a parte óptica da lente.
.
Na minha imensa ignorância a lente invertida (com o anel) tem ótimos resultados, só que apanho demais com o DOF!
![]()
Erivaldo, pra isso, o que se costuma fazer, é comprar uma lente dessas mais antigas, todas manuais, por 60, 80 reais. E usa só pra isso. Tem gente que costuma fazer isso. Melhor do que expor tanto nossas lentes boas!
Aí pode ser qualquer lente, de qualquer mount, pois o que vai valer, é só o encaixe para filtro mesmo, que vai conectar ao anel inversor.
Bom dia.
Estou vendo o tópico sobre tubo extensores,é exatamente o que estou testando agora,eu uso uma Nikon D7000 com lente macro de 105mm af/vr,meus tubos extensores é um Kenko automatico(AF) ,sendo um de 12mm,20mm,36mm,mesmo ele sendo apenas um tubo perde-se muito com anitidez,então o que consegui com mais facilidade foi fotografar em F/18 até F/22 e com a nitidez na maquina sendo alto,funciona sim,mais agora mesmo vou testar de uma forma diferente,regra básica para eles que já testei são, 12mm vc consegue até 1,6 do tamanho com uma distancia de 14cm,20mm vc chega até 2X,com a mesma distancia,e o de 36mm vc chega até 4X com distancia de 10cm a 12cm,e com eles acoplados 20e 36mm vc chega até 6X com uma distancia de 14cm,mais isso estou falando usando o AF,que não uso manual,e tiro na mão,já que a lente é AF ela tem que funcionar no AF,e funciona,basta saber ajustar o foco,se quiser,da uma olhadinha nas fotos que ja tirei testando eles,
Desculpe amigo discordar de você na questão foco.
Mas foto macro de QUALIDADE é usando tripé e foco manual com ampliacão no LCD para escolher com DETALHE qual parte do assunto você quer dar prioridade em primeiro plano.
Macro fotografia exige MUITA MUITA PACIÊNCUA MESMO ! Quem não tem nem tente.
Eu também queria os relatos de alguém que já usou TUBO ESTENSÃO DE FOLE.
Abraços.
kilsonrj, vc perde nitidez com o tubo?? não entendi essa, ele não tem elemento ótico, era pra ficar mais escuro só, sera q a perda de nitidez não eh pq esta usando aberturas muito pequenas?
Voltei ,estava fora,seguinte,deixa ver se consigo explicar melhor,primeiro,respondendo ao amigo que falou em tripe,eu em particular nunca usei,já vi sim pessoas usando,mais me sinto mais confortavel usando a maquina na mão,segundo,foco,dependendo da maquina e da lente vc pode sim usar tudo no automatico,falei em focagem,no meu caso,uso uma d7000 com lente 105mm,então,fica muito mais afcil usar no automatico do que regridir e voltar ao manual,ai tem aquela historia,que o foco fica pulando igual a pipoca,fica,se vc deixar no automatico na maquina,la no menu /focagem, vc tem a configuração,depois,temos tres maneiras ,AF-A,AF-S AF-C,AF-A eu uso apenas para foto de paisagem,AF-S uso para macrofotogarfia,F-C uso quando o assunto não fica muito paradinho,ai posso usar nos dois casos,mais cada caso tem sua configuração ,eu ,falei eu,travei o a focagem automatica da proria maquina,se entrar no menu de focagem vc vai ter duas opções,uma que é essa(automatica) e a outra que é ponto unico,muitos chama de focagem pontual,ai,a focagem ja não vai ficar pulando igual a pipoca,fica estatico,outra coisa,quanto ao AF-L,isso é para facilitar o congelamento,então isso tambem eu ja deixo configurado no menu,para não ficar apertando no botão,acho que deu para entender,quanto ao tubo extersor,errei quando falei que perde foco,não era bem isso,perde sim luz,então,resolvi esse problema usando um softbox na frente do flash,eu uso um flash sb700 ,quanto a profundidade de campo,eu deixo em torno de F/16 é o suficiente,agora,vejo muitos falar que nitidez em macro não é legal,isso na minha maneira de ver,é errado,eu trabalho com nitidez alta que vc no campo nunca vai ter uma coisa igual a outra em termo de luz,então,folhas são verdes,e não palidas,ok.Se alguem tiver alguma duvida posso repassar o que faço,falei,repassar não ensinar e nem tão pouco dar dica,pessoal,repasso sim na maior boa vontade,mais se for pra ficar de gracinha e levar na brincandeira então nem pensar,que o que se ve mais nesse droga e que muitos nem mal começou e ja esta com a merda do EGO la na barriga,então,se alguem quiser,repasso numa boa ,acho que se aprende assim,repasando o pouco que sabe acabamos aprendendo mais um pouco…isso tudo quem quiser ,falei,quem quiser,da uma olhadinha no meu blog,ai vai entender tudo que falei aqui,não estou fazendo propaganda tá,so é o complemento do que falei,para se ter uma ideia melhor,Valeu e desculpe pelo meu erro.
Além dos extensores, tem também o fole (bellows), que nada mais é que um extensor variável, e mais adequado para extensões maiores, de 5 a uns 300mm. O bom é que contam com um microajuste de extensão. O ideal é usar em conjunto com um trilho de foco. Já consegui aumentos enormes desse jeito.
Já postei aqui, mas vou repetir.
http://www.photomysteries.com/tmp/test_macro/IMGP1926.jpg
detalhe:
http://www.photomysteries.com/tmp/test_macro/IMG_9600_crop_800.jpg
Agora a baixaria…
Pessoal, há um tempo atrás comprei um tubo extensor opteka de 25mm para fotos macro. Não uso muito, mas as poucas vezes que tentei fazer alguma coisa não deu nada certo. rs Nitidez acho que quase não existe. rs Não tenho tripé, mas quando tento algo deixo a câmera apoiada em alguma coisa para ver se resolve. Já tentei foco automático e manual. Nenhum dos dois me deram bons resultados. Tenho fechar a abertura e também nada (nem sei como essa questão da abertura funciona direito nesses tubos. Tem como alterar a abertura para obter melhores resultados, nesse caso? Porque altero, fecho um pouco mais, e continua tudo igual). Enfim, alguém possui esse tubo extensor ou já ouviu falar a respeito?? É normal fotos quase nada nítidas? Sei que macro é algo mais complicado de fazer, e nem tenho muito estudo de fotografia, por isso queria saber a opinião de alguém que entenda do assunto. Esse é o modelo, caso alguém queria saber a respeito: Opteka Auto Focus DG EX Macro Extension Tube.
Não sei se pode, mas tentei colocar a imagem do modelo com o endereço da imagem, só que ficou muito grande e acho que isso é contra as regras do fórum. Posso deixar o link com a imagem do modelo?
Depois de fazer o curso de foto macro fo Tácio, comprei um conjunto de opções para foto macro. Para manter conerência com o tópico, relato apenas os ligados a Tubos de Extensão. Adquiri o conjunto de tubos de extensão da Kenko que o Próprio Tácio vende, que são este modelo . Outra opção ligada ao tema são os foles, que tratam-se de um tubo de extensão de tamanho variável. Adquiri
. Foles com contatos elétrico existem, mas custam MUITO caro. Este fole é simples e não tem os contatos elétricos, logo, o foco é manual. O ideal é usá-lo com alguma lente antiga cuja abertura e foco sejam controlados manualmente.
Finalmente, a lente MP-E65 é um conjunto que, simplificando, acopla uma lente invertida com tubos de extensão embutidos e com tamanho variável. Ela chega à ampliação 5:1 em um corpo FF (ou 8:1 em um corpo APS). Minha idéia com os tubos de extensão e fole acima é chegar a ampliações ainda maiores. Até o momento tenho os subutilizado. Com a MPE-65 as imagens abaixo, de uma nota de R$2, mostra a ampliação alcançada. Todas as imagens sem crop, só redimensionamento para os limites aceitos no forum (aproveito imagens que fiz para outro tópico no forum, que não era ligado a macrofotografia).
As imagens abaixo são nas regiões mostradas na cédula abaixo (destaque em vermelho):
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/real-frente.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/real-verso.jpg
Imagem 1:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/MPE65-Real-2.jpg
Imagem 2:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/MPE65-Real-Assinatura.jpg
Imagem 3:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/MPE65-Real-Direita.jpg
Imagem 4:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/MPE65-Real-Tartaruga.jpg
O tripé sozinho ajuda pouco aqui, pois a lâmina de foco é fina como uma gilete. O que ajuda é o uso de (acoplados permitem ajuste milimétrico para frente/trás e direita/esquerda.
Notem a impressão em alto-relevo no papel moeda.
Vou ver se acelero meus planos e junto o fole e tubos de extensão e lente invertida para uma ampliação ainda maior
Colocarei o resultado aqui mais adiante.
Em tempo:
Eis uma imagem da câmera com a mpe65 e tripé com trilho de foco.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/12909423/mf/MPE65-Setup.jpg
Abraços,
É… a coisa é muuito mais complicada do que eu pensava. Rs Estudar pra saber um pouco mais. Não devo investir nisso porque não é uma coisa que foco muito. Comprei o tubo extensor só pra brincar de vez em quando mesmo e esses dias vi umas fotos de um amigo e acabei querendo tentar alguma coisa. Muito bacana essa exemplificação da capacidade de ampliação, jauvane ![]()
Antes de comprar acessórios macro, sugiro que leias algum livro específico no tema. O livro do Tácio Phillip, entitulado é uma boa referência em português. Lá verás as opções e aí podes escolher a que mais se adequa ao teu interesse, de um singelo anel de acoplamento ou anel de inversão, passando por tubos de extensão, lentes macro, teleconversores, foles, trilhos de foco manuais ou eletrônicos, flashes macro dedicados e uma mistura de várias das opções indicadas junto com técnicas de pós processamento, como pilha de foco em afins.
A propósito, mais para o início deste tópico alguém perguntava pela diferença de tubos de extensão de plástico ou de metal. basicamente os de plástico podem se deformar com o tempo, enquanto os de metal são mais robustos. sendo o mesmo com lentes que tem a baioneta de plástico (minoria hoje em dia, mas ainda existem) ou metal.
A quem gosta deste tipo de tema, recomendo também o seguinte livro, que explica a ciência por trás das coisas. No livro (e cursos) do Tácio ele explica o funcionamento de opções macro. este livro é mais abrangente:
.
Muito obrigada pelas dicas, jauvane. Como disse, não vou comprar mais coisas porque realmente não tenho a intenção de mexer com macro. Muito às vezes tenho vontade de fazer alguma coisa nesse sentido, porque acho legal demais. Pra quem sabe fazer consegue imagens lindas. Comprei com tubo extensor mesmo só porque um amigo indicou quando fui comprar a câmera. Como foi lá fora paguei baratinho. Mas certamente não comprarei mais nada nesse sentido não. Pelo menos por agora. Rs Mas gosto bastante de ler e vou deixar anotada aqui sua indicação do livro. Aprender é sempre bom!
Valeu pelas dicas.
Na verdade a ampliação é a mesma em qualquer sensor; só muda o ângulo de visão.
Entendi… Bacana demais ![]()