A ef-s 18-55 é justamente um exemplo que fica mais perto ainda do sensor.
kkkk, num é marketing não… é física ótica…
Mas olha só, com devido respeito que esse assunto merece, essa conversa já entra em um campo complicado, cheio de problemas oferecidos pelos fenômenos óticos, e que que ainda envolvem outros quesitos físicos, que estão dentro daquela objetiva ali, afinal sua observação pratica não deixa de ser interessante.
Por ex, para fazer os feixes ópticos que constroem a imagem em uma 300mm ficar em tamanho adequado ao sensor, e com linhas de resolução adequada ao sensor, fabricante precisa de mexer com muitas variáveis. E são muitas variáveis, por exemplo, uma 300mm amplia muito mais a imagem que uma 24mm; a abertura f/11 no diafragma de uma 300mm é bem maior que em uma 24mm. O diâmetro dos vidros em uma 300mm é tbm bem maior que em uma 24mm, e mais coisas adiante, ou seja entre as duas lentes tudo é diferente. Agora imagine colocar tudo isso em uma lente zoom. Como fazer um bom produto que sofre o impacto da difração, do disco de Airy etc… Como casar esse produto com a resolução do sensor??? Mais a frente ainda, imagine o preço de construção, e das limitações venda pelo mercado, do publico alvo, etc…
Com tantas variáveis, os engenheiros precisam encontrar uma formula que permita a projeção da imagem sobre o sensor de maneira a atender essas à todas questões.
Qual 24mm?
Só uma pergunta:
Vc sabe o papel que cada vidrinho daquele ali (elemento ótico), cumpre na imagem da lente???
Boa!!!
![]()
Ja dizia o Chacrinha: “Eu não vim aqui para explicar, eu vim aqui para confundir”
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Muito bom!!!
![]()
Ernesto, olha essa porr@ aqui óh!!!
Uma imagem contem vários feixes óticos com frequências de luz diferentes (tamanhos diferentes, lambidas diferentes), um atrapalha o outro, um interfere no outro, eles se somam e se subtraem. E quando chegam ao sensor, ainda criam círculos sem nitidez que prejudicam a imagem que será processada. Tem muita coisa na internet a respeito: “Airy Disk”
Ernesto, não consigo mais acompanhar o seu raciocínio, nem o ponto que estamos discutindo…
Bem-vindo rsrsr
Analisando agora depois de uns dias, reparei que as coisas que eu mais gostei na câmera não têm nada a ver com o fato de ser mirrorless. Porque o que eu curti foram a barra multifunção personalizável do lado do visor, o anel extra nas lentes e a escolha dos pontos de foco pelo LCD (que já vinha da M5). Nada disso depende da câmera ser mirrorless, rsrs…
Talvez a coisa mais interessante de ser mirrorless seja a cobertura dos pontos de foco no sensor.
![]()
Eu já li algumas vezes sobre o círculo de Airy.
No meu entendimento, o círculo de Airy depende apenas da abertura e dos comprimentos de onda, e as consequências do seu efeito dependem também das dimensões dos pixels. Ou seja, a distância do último elemento da lente para o sensor não afeta a questão do círculo de Airy. Ela afeta a imagem de outras formas (as quais eu não tenho qualificação nenhuma para especular ou avaliar).
Enviado de meu SM-G930F
Pegue uma lanterna, afaste e aproxime de uma parede. É a mesma coisa.
Sim, eu também acho que vai ter uma 7D ML.
E provavelmente vai ser a única APS-C do sistema RF. Talvez eles coloquem até uma 80D mirrorless no RF também, mas as rebels devem ficar no EF-M.
Mas o que eu estava falando é que ainda tem espaço pra uma ML FF com o sensor da 6DII e mais básica que a EOS R.
Essa FF de entrada eu imagino que deve vir por volta de 1.5k, pra tentar diminuir as vendas da a7iii pelo preço.
Se a linha 6D já vende que nem doido sendo toda capada e custando 2k, uma 6D ML por 1.5k vai arrebentar a concorrência e suprir a necessidade de muito consumidor que só quer uma FF basica pra ter uma FF, ou uma câmera de backup.
Detalhe: a 6DII está 1.6k atualmente na B&H.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1346734-REG
Eu não acredito nisso por causa do nome. :hysterical:
Não tem como numerar isso de forma logica com essa sendo apenas eos R.
A menos que a Canon abandone os números.
Mas isso não muda o círculo de Airy, isso muda o plano de foco (e, consequentemente a ampliação da imagem). Não é a mesma coisa.
E é por isso que o elemento que faz o foco na lente é móvel, independentemente se ele está na frente, no meio ou atrás.
Plano de foco é uma coisa, círculo de Airy é outra.
Ou eu estou viajando?
Enviado de meu SM-G930F
R = 5D
RS = 5DS
R6 = 6D
R7 = 7D
R80 = 80D
R1x = 1Dx
Tentei… ![]()
Eu iria dizer justamente isso, ao afastar a lanterna, para manter o circulo focado como antes, precisaria de alguma correção ótica.
Não acho que isso é ampliação de imagem.
O circulo de Airy é elativo ao meio que está projetado, tanto que difração é uma coisa relativa ao tamanho do sensor.
:hysterical:
Eu acho pouco provável uma R equivalente à 80D, porque em teoria a M5 já seria essa câmera…