Canon R5, o monstro saiu

Gostei desta explicação, me baseando pelos preços de teles no Brasil, média de R$ 40.000,00 a 60.000,00 que é equivalente a valores de carros médios daqui…
E nos EUA as teles é em media 10.000,00 a 13.000,00 dolares, tambem referente aos veiculos médios…

Ou seja… é tudo caro, onde quer que seja !

Posso dizer que meu trabalho fotográfico aqui é puramente filantrópico! :wink:

É verdade, e eu interpretei as linhas Canon errado. A linha APS-C é 70D, 80D, 90D… Poderia haver uma R7, APS-C de alto desempenho e R10, R20, R30… pras APS-c médias. Isso se efetivamente elas existirem.

Não, você está enganado. A conta tem de ser feita em função do salário e poder de compra.
Vou dar o exemplo que sempre dou. Talvez tenha que ter um ajuste aí nos salários por conta de inflação mas vou arredondar os números. Compararei o poder de compra para as mesmas funções na mesma empresa mas em dois países diferentes e comprando o mesmo carro (Sedan médio tipo Civic/Corolla/Jetta) em versões parecidas que aí custam 100,000 reais e aqui 20,000 dólares.

Operador de Máquina:
→ Renda Bruta anual (incluindo a enganação do “13º salário”)
Brasil: 26,000 reais (precisaria de 4 anos de salário Bruto)
EUA: 45,000 dólares (5 meses e meio)

Engenheiro Pleno (nem júnior nem senior)
Brasil: 104,000 reais (1 ano)
EUA: 80,000 dólares (3 meses)

Gerente de Engenharia ou de Produção (não supervisor)
Brasil: 220,000 reais (5 meses e meio)
EUA: 130,000 dólares (pouco menos de 2 meses)

Viu como o poder de compra é diferente. A mesma coisa se aplica para outras coisas. Claro que tem uma série de * nessa consideração pois tem coisas que aí no Brasil, apesar de todas as dificuldades, é melhor ou mais barato.

Só complementando que o dólar hoje é um fator complicado. Acho que até quando o dólar estava uns 3 a 3 e pouco (mais ou menos na época que sai do Brasil) ainda tinha-se um balanço um pouco melhor no poder de compra de equipamentos fotográficos mas agora está praticamente impossível.
Quem quiser comprar alguma coisa e precisa por qualquer razão que seja, aconselho comprar os estoques que foram comprados com dólar a 4 ou 4 e pouco.

A vida de muambeiro também não deve estar fácil. Porque quem tem dinheiro vai para fora do país e compra de qualquer maneira.

Uma R7 bem que poderia substituir a 7D.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Eu não gostei da lógica (se é que tem) que a Canon usou para suas câmeras. Parece que meio que vão assumir os números das DSLR (6 para “cópia” da 6D, 5 para 5D, etc…). O R da primeira vai ficar meio perdido na história e nos futuros lançamentos. Sei lá, só pensando alto aqui.

Muito bom. Gosto das suas observações.

Interessante que a diferença entre os poderes de compra vai diminuindo à medida que você vai subindo os cargos.

O operador de máquina brasileiro tem poder de compra 8X inferior ao americano. Já o gerente de engenharia tem poder de compra menos de 3X inferior ao seu par americano.

Aqui, os serviços costumam ser muito mal pagos. Empregada doméstica, por exemplo, é quase um pária na sociedade, com todo respeito.

Nesse ponto a Canon se lascou. Tem a M que faz muito sucesso no Japão e que seria o lugar de lançar uma 7D mirrorless, mas não tem quase nada de lentes boas pro sistema. Pode lançar a 7D na linha R, mas daí é um “desperdício” de lentes grandes e caras pra ser usada em APS-C, e significaria deixar a M definitivamente para uso amador. Em qualquer das opções, acho que precisaria lançar lentes pra essa 7D mirrorless, ou lentes M melhores, ou lentes R pra APS-C.

Em algum momento no futuro a gente vai ver alguma linha da Canon ser encerrada. Eu sempre apostei que aposentariam as Rebel, deixando as M nesse nicho, mas as Rebel ainda vendem como água no mundo todo.

Eu acho que isso tá cada vez mais claro, a R e a RP não devem ter continuidade, ou seja, não vão lançar R mark II nem RP mark II. Acredito que vão continuar produzindo as duas por um tempo pra ser as alternativas baratas, mas quando saírem as R5 mark II e R6 mark II, a R e a RP devem ser aposentadas.

Se ainda não tiver, a gente precisava ter um tópico só pra escrachar os nomes esdrúxulos das câmeras.

… O que me leva a outro questionamento. Não poderiam adaptar as lentes M numa RF APS-C?!

Sua observação está corretíssima. Essa pirâmide salarial vai se estreitando conforme os índices de desenvolvimento e bem estar social melhoram. Os EUA ainda tem bastante desigualdade nessa pirâmide quando se compara com Japão e Europa da Escandinávia e Países Baixos. Por exemplo, na Finlândia e Suécia, Engenheiros ganham tanto quano Supervisores ou Gerentes. Isso faz com que a pessoa vá para a área de gestão somente se ela gosta do desafio e tem o perfil. Aí no Brasil, se quiser fazer mais dinheiro, tem que necessariamente ir para a área de gestão.
E aqui nos EUA tudo que envolve MO é caro. É assim que funciona: tudo barato para comprar mas se precisa de alguém para fazer alguma coisa, ela tem de ser bem remunerada. Por isso aqui o DIY é tão forte.

Humberto, não acredito que as Rebels serão aposentadas. É o ganha pão deles em termos de volume e todo mundo precisa de volume (mesmo que tenha mark up baixo). Sobre as R e RP, estou com você mas vão continuar produzindo para baratear os componentes de outros modelos e também gerar volume para o mount novo.

Acredito que a dificuldade tá na distância de flange… A M tem 18mm, e a R tem 20mm, então teria que acomodar um adaptador ali de alguma forma pra não ultrapassar esses 2mm. Mas não deve ser impossível, só fazer um anel que permita o elemento traseiro da lente entrar nele. O problema é que as lentes EF-M são poucas.

Mais fotos da R5, com as primeiras impressões. Não manusearam a câmera, então são primeiras impressões só de olhar de perto mesmo.

Essa R5 vai ficar só na vontade mesmo, baita câmera que vai ser!

Parece que vai ser mesmo… E se a Canon não foi teimosa como sempre e tiver aprendido um pouquinho da lição, não vão capar ela e vai bater a concorrência. Só resta saber a faixa de preço…

Nesse preço…
Não vão vender muito. Principalmente pelo preço alto das lentes.
Daí as DSLR vão continuar na ativa.

Além dos novos corpos, os rumores e patentes de novas lentes estão na ativa. Além do “trio sagrado” de zooms f/2.8 (15-35, 24-70 e 70-200), parece que estão preparando um trio de zooms f/2. Além da 28-70, tem patentes e rumores de uma possível 14-28/2 e uma 70-135/2: https://www.canonrumors.com/is-a-canon-rf-14-28mm-f-2l-usm-on-the-way-cr1/

Eu, particularmente, preferia uma GA mais fechada só que indo até 35mm, podia ser até uma 17-35/2, seria bem interessante… Agora, essa possível 70-135/2 seria um sonho hein! :wub:

Saiu e ninguém tem grana pra comprar… :ok:

Qual delas?