Canon R5, o monstro saiu

Pra quem fotografa paisagens pode ajudar, quando for puxar os pretos e baixar os brancos, e tal. Mesmo deixando a fotometria certinha, às vezes esses recursos ajudam… Não sei se faz diferença na prática entre os sensores das marcas, mas pelo menos em teoria tem alguma vantagem.

Pra mim, que trabalho com eventos, tanto faz, rsrs…

A Canon já zerou os débitos técnicos os sensores.

A R5 vai ser lançada online, junto com a R6, dia 20 desse mês senão me engano.

Nesse caso pode ser feito HDR com 2 ou 3 fotos :smiley:

As duas vão ser lançadas juntas?

Esse negocio do DR é uma ferramenta de MKT importante para quem não fotografa, e quer comprar o equipamento mais bla bla bla. Se o cara fotografa mesmo e não consegue resolver, é por limitação ou deficiência técnica, não do equipamento.

Com certeza os recursos ajudam, e faz diferença, sim. Em alguns sensores, há diferença em fotografar em ISO elevado e puxar a exposição na pós. Neste caso, claro que fica ruim a edição, porque a imagem fica artificial. Mas há sensores em que tanto faz, uma foto sub-exposta em ISO 200, quando puxada pra 3200 vai dar o mesmo resultado (ou quase) que uma foto em ISO 3200. Veja:

Também fiz o teste aqui: Minha foto ficou subexposta!
Tem um arquivo raw pra quem quiser brincar com ele.

Exatamente, mas o cara esta tão preocupado com a especificação técnica que não consegue perceber isso.

Outra coisa, vamos supor que se conseguiu resolver as limitações da qualidade de imagem final, das cores e textura da foto, ainda tem que uma iluminação errada desbalanceada deixa a foto esteticamente fraca/ruim.

Seria incomum a Canon lançar as duas ao mesmo tempo, o histórico com as DSLR tem sido de lançar de cima pra baixo. Primeiro 1D, depois 5D e depois 6D… Pra não canibalizar as próprias linhas. Se a R6 tiver mesmo tudo isso que os rumores têm dito, acho que vai comer uma grande fatia dos potenciais compradores da R5, principalmente quem não faz vídeo… Vamos ver, falta pouco tempo, rsrs.

Sim, sempre tem essa possibilidade também, mas não deixa de ser uma “gambiarra”, no bom sentido. :smiley:

Isso que eu sempre digo, a fotografia tem muitas vertentes, os recursos importantes pra uma podem ser irrelevantes pra outra. Por exemplo, pra eventos eu acho um AF confiável uma das coisas mais importantes, se não for a mais importante. Pra paisagens é irrelevante, acredito até que a maioria fotografa com foco manual. Cada um sabe onde o calo aperta.

Não tem como fazer sempre. Qualquer movimento arruina a foto.

Uma boa câmera não faz um bom fotógrafo.

Até pode ser uma gambiarra rsrs mas resolve o “problema” :smiley:

Concordo, primeiro o foco e depois iso.

Paisagem pode ser um caso isolado que realmente pode necessitar de mais DR que o normal.

Estou falando essas coisas sendo user da D750, que era uma das rainhas de DR anos atrás e nunca precisei de toda latitude que o sensor dela dispõe.

Esse é o ponto. Cada um aqui fala do seu ponto de vista, da sua experiência e das suas necessidades, mas às vezes a gente esquece que existe uma infinidade de outros usos que possuem outros requisitos. :ok:

é Ansel Adans que o diga…

Sobre DR não que seja importante, mas não compro uma câmera que seja inferior em algo principalmente sensor e foco, sabendo que tem outra melhor pelo mesmo preço.
Nunca salvo foto com exposição
muito errada, afinal sempre vai ter mais ruído do que a foto com exposição correta.

Exato. Comentei a mesma coisa em outro tópico outro dia.

Não há nada de errado em dizer: “olha, eu fotografo isso e isso e para meu uso o mais importante é que a câmera tenha essa feature.”
Mas geralmente a mensagem vem como: “essa câmera tem essa feature melhor que as outras portanto, sem dúvida, ela é a melhor câmera e quem discorda não entende nada de câmeras e fotografia.”

Não condeno quem repete isso, é como as fabricantes de câmeras fazem publicidade de seus produtos :smiley:

:smiley: :smiley: :smiley:

Newly Announced Details of The Canon EOS R5 Full-Frame Mirrorless Camera include:

• 8K RAW internal video recording up to 29.97 fps
  • 8K internal video recording up to 29.97 fps in 4:2:2 10-bit Canon Log (H.265)/4:2:2 10-bit HDR PQ (H.265).
  • 4K internal video recording up to 119.88 fps in 4:2:2 10-bit Canon Log (H.265)/4:2:2 10-bit HDR PQ (H.265). 4K external recording is also available up to 59.94 fps.
  • No crop 8K and 4K video capture using the full-width of the sensor.*
  • Dual Pixel CMOS AF available in all 8K and 4K recording modes.
  • Canon Log available in 8K and 4K internal recording modes.
  • A Canon first, the EOS R5 will feature 5-axis In-Body Image Stabilization, which works in conjunction with Optical IS equipped with many of the RF and EF lenses.
  • Dual-card slots: 1x CFexpress and 1x SD UHS-II.

:clap: :clap: :clap:

Ahhhhh, agora o pessoal vai comprar pq ela tem IBIS e filma em 8K sem crop e com dual pixel AF…

Sim… E 4k a quase 120 fps.
[emoji44]
Povo não vai nem fotografar mais…
Vai filmar e extrair o frame. [emoji1787]
[emoji23]
[emoji1787]
[emoji23]

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português. :sweat_smile:
[emoji14]