by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Algumas vezes fico arrependido de ter vendido essa lente… :no: :doh:
Pesquisa no OLX e Mercadolivre, volta e meia tem gente vendendo câmera da Zenit e vem com ela alguma Helios com preços entre 50 a 200 reais. Em 98% das vezes você vai encontrar as Helios 44M4 a 44M7. Encontrar com 44M2, 44m3 é bem raro e quando acha o valor é caro. Nesse caso compensa comprar apenas a lente pelo Ebay.
Olá amigos ,
Nessa quarentena necessária e período desafiador mundialmente,
decidi testar a Helios 44M2 para M42 no corpo Sony Nex F3.
Foi um teste rápido; com um ISO automático (não passou de 1600);
com apenas uma luz de teto. Coloquei algumas laranjas em cima da
minha cama e fiz um teste rápido apenas para testar nitidez em algumas
aberturas. Em todas as fotos, foi usada modo de Abertura, ISO Automático
. Portanto a camera escolhia a velocidade do obturador e o ISO.
Todas as fotos foram feitas em RAW;
passaram por leve aumento de contraste (+16) ,
e ajustes básicos na aba “Basic” do Lightroom. Não usei nenhum aumento
de vibração, saturação, ou claridade.
Feito isso as fotos foram exportadas em formato JPG, com tamanho original,
e otimizada em nitidez para tela (médio).
#Foto 1, 2 e 3:
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Nessas fotos 1, 2 e 3 (acima) usei abertura F2.0. Como estava no
foco mínimo, a frente da laranja não estava totalmente em foco pela
distância do objeto e a abertura 2.0. De qualquer forma serve pra
mostrar a nitidez.
Eu, particularmente, nunca achei a Helios 44M2
uma maravilha em nitidez na abertura máxima.
Tive a 44M6 e a nitidez em abertura máxima era bem melhor. Como dito em alguma parte do fórum, as Helios foram
com as versões 44M4 até 44M7 melhorando muito a nitidez e o contraste,
mas perdendo aos poucos o desfoque característico (a 44m7 é super nítida
mas quase não possui mais o efeito).
O que me chamou a atenção, mesmo na abertura máxima, são as cores
que tem uma bela saturação mostrando o aspecto real das cores como
a enxergamos, isso achei um fato surpreendente pra uma lente de 1974!
#Foto 4
by
, no Flickr
Nessa imagem usei abertura F4, ou seja, dois stops de abertura fechados
em relação a abertura máxima (f2, F2.8, F4.0). Aqui uma grande melhora
no contraste e nas cores. As cores dessa objetiva em F4 saltaram
meus olhos (e olha que foi um teste simples). Se você quer nitidez
em F4 , dá pra fazer um ensaio muito top, apenas com ela!
Aqui conseguimos ver detalhes da casca da laranja que mostram uma
excelente nitidez, cores e contraste.
#Foto 5
by
, no Flickr
Aqui usei a abertura F8.0. Por incrível que pareça, não senti uma
melhora tão absurda assim na nitidez da laranja. Acredito que o pico
de nitidez dela deva ser 5.6. Ainda não fiz os testes em 5.6, mas é
bem possível que a partir de F8.0 já comece aquele ponto intermediário
entre a nitidez máxima e a perda de nitidez que ocorre por causa
do fenômeno ótico chamado “difração da luz”. De qualquer forma, as cores
contraste e nitidez continuam excelentes.
Em nenhuma das abertura reparei aberrações cromáticas, o que é um fato
deveras interessante. Como desvantagem essa 44M2 não tem os coatings
tão aprimorados. Isso significa uma perda de contraste absurda em
situações onde há uma fonte de luz muito forte no fundo da sua cena.
È isso, lente aprovadíssima! Todo mundo precisa de uma Helios rsrsrs
Ouvi de um fotografo profissional que ela é ótima para filmagem de retrato com a pessoa parada, a nitidez impressionante e o bokeh. Isso são as palavras do fotógrafo.
Comprei uma Mir-1 37mm, uma Industar 50-2 e uma teleconversor K-1 2x M42. ALém de que comprei um anel step-down para fazer macros com a Helios 44M-4 + a Industar 61 L/Z.
É sim já um vídeo no Youtube de um fotógrafo e film_maker gringo fazendo uma rotação (com steadycam possivelmente) com uma menina no centro e o fundo eram de árvores, o que faz o desfoque característico das Helios, é realmente muito bonito de se ver. Se eu achar o vídeo posto aqui pra tu ver.
Olha esses que legais . Essas Helios são show de bola, todas elas rs . Este tópico me fez pegar a Helios 44M2 (já tive a M6, mas a perdi em uma viagem) . Esses dias vi um cara vendendo uma Zenit com a M5 por 70 reais no OLX. Deu vontade de pegar, mas agora nessa quarentena pra sair de casa O.o … todas as lentes Helios são incríveis e baratas. Vale a pena ter no set pelo menos uma delas.
Pra terminar o dia, esse rapaz faz fotos e vídeos com a Helios 44M2, olha que legal ficam as fotos, apenas com luz natural ![]()
De um ensaio de gravidez que fiz e usei a Helios 44-2 em algumas fotos.
Essa com a Promatic 135mm f/2.8. Gosto do bokeh dessa bichinha que peguei num leilão no eBay e nao imaginei que teria um bokeh tão legal. Não achei mais nenhuma anunciada depois disso.
Aqui outra com a Promatic, sem tratamento nenhum.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ficaram excelentes!
44M2 + Sony A3000
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
by
, no Flickr
Caso queira, tenho delas pra vender. 44-2 mesmo.
O valor não é barato frente às lentes “comuns”, ainda mais agora com o dólar nas alturas.
Qualquer coisa me manda MP.










