Lordakner,
você está “arrebentando” este tópico com as suas fotos.
Não tem como não elogiar as fotos do “barbudo” da primeira página, do carro e agora dos gatos.
:worship: ![]()
Nakinha.
Lordakner,
você está “arrebentando” este tópico com as suas fotos.
Não tem como não elogiar as fotos do “barbudo” da primeira página, do carro e agora dos gatos.
:worship: ![]()
Nakinha.
segue guia bem didático do blog admiring light:
http://admiringlight.com/blog/using-old-manual-focus-lenses-on-mirrorless-cameras/
Angelo perguntou sobre os adaptadores. Aqui uma foto com o adaptador oco (baioneta Fuji de um lado e rosca M42 do outro):
[URL=Private Group Photo & Video Sharing]
e com o Lens Turbo, que tem um elemento interno. Foto tirada da mesmíssima posição.
[URL=Private Group Photo & Video Sharing]
Comprei o Lens Turbo no eBay.
http://www.ebay.com/itm/Mitakon-Reducer-Adapter-Turbo-Focal-II-M42-Mount-Fujifilm-FX-Xpro1-X-E1-X-T1-/251832851815?hash=item3aa2685d67:g:CCoAAOSwBLlU2dfd
[/quote]
Pelo fato de ter o Lens Turbo você acha que justifica uma diferença de preço tão grande de US$ 139,00 para outro sem, que custa mais ou menos US$ 5,00 ?
Acho que depende de vários fatores.
[ol]- Mais importante pra mim: O swril bokeh desta lente (considerando a minha, 44-2) é mais pronunciado nas bordas do círculo projetado pro sensor FF, então ter esta característica comprimida pro APS-C me pareceu uma boa.
Eu não teria coragem de pagar US$ 139,00 num adaptador. kkkkk
Como você já deve ter visto, a maioria das fotos que eu posto aqui no Mundo Fotográfico são tiradas com uma Sony Ilce A3000, que deve custar por volta de R$ 900,00 com a lente 18-55mm.
Todas as minhas fotos são em JPEG. Na minha vida toda, eu acho que tirei 2 fotos em RAW e não gostei de ter que ficar fazendo tratamento. Nas minhas fotos em JPEG são no máximo feita algum crop ou clareamento, utilizando na maioria delas ( eu acho que 90%) o aplicativo PhotoFiltre, que é gratis.
Eu gosto muito do “swirly bokeh” que é produzido pela Helios 44-2. Eu procuro fazer o enquadramento para que não precise fazer o crop e perder o efeito “arredondado” nas bordas das fotos.
Veja esta foto que eu tirei do meu netinho.
Não é possível fazer esse desfoque com a 44 m-7 confere?
É possivel, sim !
Veja a foto da aranha que está na página 1 deste tópico. Foi tirada com a Helios 44M-6 que é muito semelhante a 44M-7.
Primeiro de tudo, parabéns pela foto e pelo gosto pela simplicidade.
Sei que é possível obter este efeito com o adaptador simples. Mas é mais complicado chegar a este efeito com o sensor pequeno, então optei pelo sensor com elemento. Minha ideia era comprar um adaptador Nikon e juntar com um adaptador Nikon x M42, pra poder usar também minhas lentes Nikon. Mas ia ter tido outros tipos de restrições, e acabei indo pelo M42 mesmo.
Existe alguma fórmula para chegar neste desfoque? Algum jeito ou técnica específica?
A formula é usar a abertura máxima, no caso 2.0 . Em locais muito claro, fazer a compensação utilizando uma velocidade alta. O fundo, preferencialmente, que tenha pequenos pontos de luz, claridade ou reflexos.
Opaaaaaaaaaaa!!! Vou tentar!!!
valeu felipe e amigos, pelos esclarecimentos.
mergulhei de cabeça. um amigo está em NY e vai trazer pra mim o novoflex m42 → fuji x, e o leica m → fuji x proprietário.
e o melhor é q vai sair na faixa, pois tenho um rebate q vou usar.
estou catando no ebay agora uma helios pra chamar de minha.
![]()
abs,
voltando ao tópico, tenho lido alguma coisa do bokeh de outra helios, mais rara.. uma 50mm. tem uma característica muito peculiar e cores assombrosas, tb.
é a helios 50mm 77M-4 (é f 1.8)
eis uma galeria de fotos dela q achei:
http://lens-club.ru/gallery/lens/c_490.html
muito boa, né!
abs,
Linda!
Belíssimas fotos, mas nada que uma Helios 44-2 ou 44-3 não posso fazer.
amigos,
como disse, estudei um pouco dia desses sobre as Helios 44 58mm.
da pesquisa pude elaborar um resumo, que peço licença ao autor do tópico para dividir com vcs aqui - por falta de tópico específico sobre a lente, até onde pude pesquisar na busca.
o pessoal mais versado me corrija se escrevi besteira.
segue:
há diversas versões da Helios 44 fabricadas pela KMZ russa; a maioria independentes, algumas em kits com as pratikas e zenits.
44M original: mount M39, rara, 13 lâminas na iris, no final da produção 8 lâminas, single-coated
44M-2, a mais prevalente, 8 lâminas, single-coated (menos contraste, cores mais vintage), sem alavanca M/A
44M-3, 8 lâminas, multi-coated, com alavanca M/A
44M-4, 6 lâminas, multi-coated, sem alavanca M-A
44K-4, idem acima, mount K
44M-5, 44M-6 e 44M-7 todas iguais, 6 lâminas, multi-coated, com discreta melhora progressiva na resolução / qualidade ótica
algumas unidades da 44M-3 (princ de serial 85xxxx e 86xxxx, dos anos 1985 e 1986 - normalmente o início do serial refere-se ao ano de produção) que vieram como kit-lenses têm um anel de foco que fica alguns mm ACIMA da rosca de montagem, em alguns casos tornando impossível acoplá-las aos adaptadores mais comuns; cuidado na compra (pode ocorrer em outros seriais, carece de mais fontes)
as unidades de 44M-3 escritas “belomo” (local de fabricação) parecem ser “melhores” (em QI) que as que não têm isso escrito (carece de mais fontes)
em resumo:
bokeh mais bonito (subjetivo) → as de 8 lâminas, 44M-2 e 44M-3
cores “vintage” (subjetivo) → 44M-2
QI, nitidez → maior conforme o número (mas diferença é marginal, sic usuários em fóruns)
um resumo copy and paste sobre as M44-2:
Helios-44-2
KMZ
black + white lettering
v1: sn “N00xxx” - “N0xxx” (likely pre 1970)
v2: sn “00xxx” - “0xxx” (likely 1970-71)
v3: sn “xxx” (e.g. 1971)
classic version: black + colored lettering (e.g. 1974, rebadged/export models may have sn “0xxx”)
MMZ
zebra
v1: sn “N90xxx” or “N00xxx” (1969-70)
v2: sn “Nxxx” (e.g. 1971-72)
black + white lettering, sn “xxx” (e.g. 1973-74)
classic version: black + colored lettering (e.g. 1982-83)
redesigned version - similar look to 44-3 (e.g. 1988-89)
JOV
silver + black, “2/58”
classic version: black + colored lettering (e.g. 1974-1982)
classic version + SN located on lens barrel (e.g. 1983)
informações MUITO completas do melhor fórum no tema, o manual focus lenses:
A minha é uma 44 m-7 e eu particularmente não tenho ligado muito para a nitidez quando fotografo com ela, o que tenho curtido bastante são as cores “vintage” que essa belezinha tem trazido, no entanto, eu uso Nikon (que não traz excelentes resultados como já dito aqui antes). Adquiri uma NEX F3 só pra brincar com as manuais já que a grana anda curta… eh! eh! eh!
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160331/af7d81a60ea609eca8dac3a6acfdf90d.jpg
Em tempo: Eu fico impressionado como ela se revela na luz.