A partir do dia 2, para envios de produtos usados, na agência eles entregarão uma declaração para o remetente preencher. Para produtos novos, basta levar a nota fiscal.
Sobre os Correios, nem falo nada. Pode oferecer o serviço mais porco na face da Terra, mas sempre surgirão defensores (parecido com a frase “rouba, mas faz”… :doh:).
Uma encomenda (que é de um colega do grupo de action figures), está esperando pelo pacote até hoje. Notem que foi enviado antes do pagamento do décimo terceiro, da Black Friday e bem antes do Natal…
Já tô até vendo. Mais produtos sendo extraviados. Vc pega faz a declaração coloca valor do lado de fora do pacote e pimba.
Pacote some em algum ponto cego da logística dos correios.
2018 vai começar bem. >
Baixei a declaração e lá diz que só é contribuinte de ICMS quem vende habitualmente, só isenta qualquer venda de usados, vamos ver agora a má vontade dos fiscais na prática.
Não sei como será aqui, mas no mundo inteiro a declaração/NF/whatever é afixada na parte externa da caixa, porém lacrada, sem que seja possível ver o que está escrito. Se aqui exigirem que fique exposta, vai ter encrenca na hora de remeter.
Acho que o problema maior é aquela questão. Pode ser aberto a qualquer momento pelo cte. Ou seja. Se em algum buraco negro tiver um esperto ele vai abrir o documento de declaração e escolher o que será extraviado.
Isso só vai mudar quando for privatizado e colocarem câmeras de segurança em todo o fluxo postal, como é em qualquer lugar do mundo. Não tem ponto cego.
Tem muita gente boa que trabalha nos correios, felizmente aqui na minha tem uma equipe boa, mas já ouvi e vi na internet muitos absurdos.
Este ano importei várias coisas do Japão, e em todas elas a nota fiscal e detalhes para a alfândega ficavam fixadas na parte externa ao pacote. Já estava descrito o que tinha dentro da caixa, e mesmo assim nada foi extraviado ou violado.
Por outro lado, encomendas domésticas foram abertas várias vezes (eles carimbam na caixa quando ocorre a verificação), e tbm nada foi levado. Em ambos acredito que haja fiscalização e monitoramento por câmeras.
O perigoso é quando o local não é vigiado, e dá a chance de “extraviar”, mas claro, nada impede que isso ocorra tbm nos casos descritos acima.
Sobre a tal Declaração, uma informação que talvez algum dos colegas já saibam mas eu soube agora.
Fui imprimir uma etiqueta pelo Mercado Envios e já vem junto a Declaração, com a informação do item e o valor.
Curioso que a atendente do correio não tinha um saco e simplesmente dobrou a Declaração e prendeu fora da caixa com fita.
Não ficou nada “exposto”. :assobi:
Comprei um microondas na Walmart e mandaram por transportadora, coloquei o endereço do trabalho para não ter problema.
Os imbecis já tentaram entregar 03 vezes fora do horário comercial, inclusive vindo 22:59.
O cara vem entregar a primeira vez no Centro Administrativo do Estado em pleno sábado, vamos dizer que ele não sabia, qual a dele? Voltar em dia e horário útil.
Não, volta meia noite!
Nas últimas compras que fiz, quando não tinha detalhes sobre o horário de entrega, mandava um e-mail perguntando sobre isso.
Quando era em horário comercial, pedia pra entregar na empresa, caso contrário, em casa. Se viesse fora do horário combinado, mostrava a cópia do e-mail indicando que o culpado não era eu.
É bom perguntar sobre o horário se vier por transportadora.